PUBLICIDADE

Como empreender em Angola

Como empreender em Angola – 7 Passos simples

Compartilhe o artigo

O tempo de ficar parado e esperar por emprego chegar a sua porta, acabou! É hora de começar a empreender em Angola e conseguir resultados admiráveis.

Agora mesmo, você percebeu que precisa abrir seu próprio negócio e depender do seu esforço para sobreviver financeiramente, é supostamente por este motivo que você acessou este conteúdo.

CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE

Actualmente, várias pessoas pesquisam constantemente sobre como empreender em Angola do zero, ou até, como achar o negócio certo para empreender e começar a ganhar dinheiro.

Leia também:

Em Angola, o número de pessoas procurando por um negócio próprio é incontável, devido a alta taxa de desemprego que assombra o país nos tempos actuais.

Por conta deste motivo, pessoas de diversas idades se preocupam em começar um negócio próprio para satisfazer suas necessidades e de suas famílias, talvez esse seja  o seu caso.

Leia também: 10 Sites para encontrar emprego em Angola

Porém, neste artigo descrevemos para você 7 simples passos para empreender em Angola do zero e com pouco investimento.

Confira:

7 passos para empreender em Angola

Abaixo estão listados 7 passos simples que você pode facilmente praticar para começar a empreender, não precisa de muito, apenas ler, entender e por em prática.

CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma dica: Entenda direito todos os passos e execute com responsabilidade, não vai querer investir em algo que não dê resultados, então estude direito estes passos descritos abaixo.

1-Prepare-se em todas as vertentes e seja organizado antes de começar

Antes mesmo de começar a por a mão na massa, é necessário estar preparado em vários aspectos para dar mais vida ao seu empreendimento, estes aspectos são claramente:

  • Moral
  • Material
  • Financeiro
  • Físico (Imagem e aparência do empreendedor)

Moral

O aspecto moral está ligado a maneira como encara o seu negócio e como quer perspectivar suas estratégias para alcançar grandes resultados num futuro próximo ou a longo prazo.

Isso envolve consciência sobre o que deverá ser feito muito antes de pensar em dar o segundo passo nessa jornada.

Contudo, aprender a pensar como homem de negócio e um verdadeiro empreendedor, é já um óptimo gesto para pensar em  como empreender em Angola.

Porém, você deve pensar diferente agora, tendo em conta que um simples erro na elaboração de qualquer estratégia, pode levar o seu empreendimento ao fundo do poço.

Material

Outro aspecto essencial para o começo de um empreendimento (negócio) certo e lucrativo, é o aspecto material, embora seja um pouco ignorado por várias pessoas.

Este consiste em reunir todos os bens materiais necessários para começar  empreender de forma mais completa (podemos assim dizer).

-Suponhamos que deseja começar um negócio de vendas de roupas. Então, o que vai precisar para manter o negócio activo e completo?

  • Uma mesa para agrupar as roupas e apresentar para os clientes?
  • Um megafone com volume super alto, capaz de chamar a atenção dos clientes que estão mais longe de si?
  • Cabides para deixar sempre as roupas limpas e em bom estado de aparência?
  • Meses e cadeiras para deixar seus clientes no maior conforto possível?
  • Acessórios de limpeza para deixar o espaço de negócio sempre limpo e atraente?

Bem, esta suposição foi apenas um exemplo para abrir a sua mente sobre como seria um negócio certo aos seus olhos e aos olhos dos seus potenciais clientes.

De certo que, o aspecto material deve ser pensado com o principal objectivo de tornar o seu negócio completo.

Financeiro

Pensar em começar um negócio é a coisa mais fácil que podemos fazer como empreendedores.

CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, precisamos não só focar na vontade de administrar um negócio próprio ou o lucro deste negócio, mas, no capital necessário para que este negócio chegue ao mundo da realidade.

Por tanto, de nada adianta começar um negócio sem boas  condições financeiras.

Porém, você não  precisa ter muito dinheiro para começar a empreender, apenas o que seja suficiente para começar a empreender em Angola e construir um negócio certo e rentável do zero.

Físico

Neste aspecto me refiro claramente a aparência do empreendedor, ou o perfil do empreendedor, vai do seu entendimento.

É necessário saber se apresentar e mostrar aos seus clientes a sua responsabilidade como pessoa de negócios.

É óbvio que, a responsabilidade não está e nem deve estar na roupa, mas apresentar-se bem diante dos seus clientes faz toda a diferença, muda o jeito como eles olham para si e para o seu negócio.

Do contrário, eles olharão para você como alguém sem métricas, que não sabe o que faz e nem entende sobre o que quer fazer.

Por isso, é necessário ter uma aparência atraente e agradável como empreendedor.

2-Desenvolva a sua ideia de negócio

A ideia é fundamental para todo e qualquer indivíduo que queira empreender em Angola e chegar ao topo do sucesso com seus empreendimentos, afinal, é através dela (ideia) que se desenvolvem todas as estratégias para alavancar o tão desejado negócio.

É óbvio que se você deseja começar seu próprio negócio, já tem em mente uma ideia de negócio, mas, se você ainda não tem ideia de qual negócio se dedicar, não desanime, listamos algumas ideias de negócios para você, veja na recomendação logo abaixo.

Recomendação do autor:

No artigo mencionado no primeiro  link acima você encontrará não só ideias de negócios para começar em 2020, como também as grandes vantagens de começar um negócio próprio sem precisar de grandes investimentos.

CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continuando, uma ideia bem pensada poderá mais facilmente originar um negócio certo e lucrativo para o empreendedor, bem como uma grande vantagem para um público que beneficia de um negócio bem elaborado.

3-Invista mais em seu negócio

Quando se fala de investimento 80% dos nossos leitores entendem que estamos nos referindo de dinheiro, você também entendeu assim?

Isso não importa.

O que estamos nos referindo com relação a investimentos vai muito além de dinheiro, o nosso objectivo é fazê-lo entender que investir dinheiro não deixa de ser necessário, mas um recurso que jamais deve ser esquecido quando se trata de negócios lucrativos é o tempo.

Contudo, você já deve até pensar que os investimentos que estou falando seja de tempo e dinheiro, se você pensou até aí, parabéns, você acertou.

O negócio é uma ação comercial realizada no tempo como qualquer outra ação, então, é importante que você pense mais em investir mais tempo e trabalhar mais, só assim o dinheiro fará sentido como investimento em seu negócio.

Só com o dinheiro não se consegue chegar a lado nenhum, você precisa muito mais do que isso.

Leia também: Empreendedorismo feminino em Angola

4-Estabeleça metas

estabeleça metas no seu negócio

Uma ideia de negócio sem uma meta estabelecida é como tentar acertar a bola de futebol na rede com os olhos fechados.

É possível obter sucesso, porém, a insegurança é maior do que tentar com os olhos abertos.

De igual modo acontece com os negócios, quando você trabalha sem uma meta você pode conseguir bons resultados e ganhar muito dinheiro ao longo da sua carreira como empreendedor, a desconfiança no futuro será enorme.

Veja a diferença na comparação abaixo:

Sem meta

  • Você tem um bom negócio
  • Recebe 1000 clientes por dia
  • Gasta todo o lucro que consegue com seu negócio
  • Não se importa com o futuro

Com uma meta

  • Você tem um bom negócio
  • Recebe 1000 clientes por dia e luta para dobrar o número
  • Poupa dinheiro o suficiente para manter a estabilidade financeira do negócio e gasta cuidadosamente para o benefício próprio.
  • Se importa com novas estratégias para garantir um futuro saudável para o seu negócio.

Com base a comparação acima podemos claramente entender que no segundo caso o empreender tem as seguintes metas:

  • Dobrar o número de clientes que recebe no dia
  • Manter a estabilidade financeira no seu negócio
  • Garantir um futuro saudável e estratégico para o seu negócio

Todavia, isso não é uma regra, você pode estabelecer suas próprias metas para o seu negócio de acordo com a situação atual em que se encontra as suas finanças e o funcionamento do seu negócio.

Uma dica: Trabalhar com uma meta estabelecida ajuda a acelerar os seus resultados e a criar novas estratégias de negócios para facilmente alcançar o tão desejado sucesso.

5-Procure fazer melhor todos os dias

O Saber não ocupa espaço. Um ditado que todo Angolano conhece (ou deveria conhecer), não deve estar de parte no desenvolvimento e na construção de um negócio lucrativo.

Fazer melhor consiste em trazer para os seus clientes melhor do que eles esperam, ou melhor do que eles podem consumir.

Por isso, foque na qualidade do seu produto ou serviço, isso você aprende ou pode aprender todos os dias, observando algumas falhas e descobrindo o que pode ser feito para melhorar.

Uma dica: Não deixe a qualidade para depois, pois se seus concorrentes oferecem algo melhor com certeza você ficará atrás deles.

Uma outra dica para fazer melhor é ter responsabilidade no que faz e no que promete para os seus clientes.

A irresponsabilidade pode lhe fazer perder a confiança dos seus clientes, e quando isso acontece o seu negócio fica a beira a morte.

Lembre-se de que alguns clientes chegam a si por recomendação de outros, que gostaram do seu produto/serviço, então não decepcione ninguém para que você continue sendo recomendado como solução para atender a diversas pessoas que buscam pelo seu produto ou serviço.

6-Estude o meio envolvente e conheça que tipo de clientes está querendo atrair

CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE

O meio envolvente é o meio pelo qual estará localizado o seu negócio, ou por outras palavras, o lugar onde o seu negócio estará localizado.

Estudar o meio envolvente é fundamental para entender e acompanhar seus potenciais concorrentes e seus clientes que estão ao seu redor, bem como aqueles que futuramente se tornarão seus clientes.

Isso deve ser feito antes de montar seu negócio em uma região desconhecida ou não estudada.

É preciso entender vários aspectos relacionados ao seu público e a área pela qual deseja começar a empreender.

Relacionado: Como fazer análise do mercado e da concorrência!

7-Divulgue o seu negócio

divulgar negócio

A publicidade é a alma do negócio. Guarde bem esta frase, pois um negócio não divulgado corre grandes riscos de não alcançar bons resultados.

Pelo simples facto de as pessoas não saberem da existência dele.

As pessoas precisam conhecer seu negócio, e é você quem deve se preocupar em levar o seu negócio para mais além.

É claro que, se não for você mesmo, ninguém mais fará isso para o seu negócio.

Atualmente em Angola já existe uma quantidade de empreendedores iniciantes e não só, que usam as redes sociais para divulgar seus negócios, a ideia é boa.

Por tanto, se você está pensando que precisa gastar grandes quantidades de dinheiro para investir em publicidade para o seu negócio, certamente está se enganando.

O facebook por exemplo, é um grande exemplo de ferramente de divulgação de negócios, ele é gratuito (além de possuir também uma opção paga para anunciantes) e conta com um grande número de usuários activos expalhados em todo o mundo.

Para divulgar seu negócio gratuitamente no facebook, basta começar criando uma página de negócios e compartilhar o seu produto em diferentes grupos relacionados ao seu negócio.

Desta feita, chamará a atenção de todo interessado em seu produto ou serviço.

Além do famoso facebook, existem também outras redes sociais que podem representar uma grande vantagem para a popularidade do seu negócio, influenciando positivamente o crescimento do seu negócio.

Para entender melhor sobre formas divulgação de negócios leia o artigo: 8 formas de divulgar o seu negócio.

Dica extra:

Sobre como empreender em Angola:

  1. Memorize bem o passo número 1.
  2. Gaste todo o seu pensamento no passo número 2.
  3. Fique muito atento ao passo número 3.
  4. Nunca te esqueças do passo número 4, nem de brincadeira.
  5. Lute para alcançar o passo número 5.
  6. Estudo muito o passo número 6 antes de pensar em seguir em frente.
  7. Esteja motivado em fazer o passo número 6

Conclusão

Os 7 passos acima citados são os principais para começar a empreender em Angola.

É claro que você, precisa ir mais além, mas, se tratando apenas do princípio de um negócio esses são os principais e que realmente devem ser praticados para garantir estabilidade em seu novo negócio.

Após seguir esses simples passos, é normal que o seu negócio apresente resultados não desejados inicialmente, mas, lembre-se de que é apenas o começo, e para ter um negócio de sucesso é necessário primeiro começar um, e não é nada fácil, mas também não é impossível.

Então, o que está a espera para começar a empreender em Angola e montar seu próprio negócio lucrativo agora mesmo?

Não espere por mais tempo.

Agora que você já leu todos os 7 passos para ser um empreendedor e começar seu negócio lucrativo, é hora de explorar mais o mundo dos negócios, conhecer novas ideias e estratégias utilizadas por grandes homens de negócio.

Encontre mais conteúdos relevantes para você navegando nas categorias do blog.

Leia também: Tudo sobre empreendedorismo em Angola

Se gostou do conteúdo, ou se ele o ajudou de qualquer forma, compartilhe em suas redes sociais e esteja sempre ligado ao nosso blog.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *