como fazer análise da concorrência corretamente

Updated : Jan 27, 2020 in Negócios

Análise da concorrência – Como fazer corretamente

Compartilhe o artigo

D’entre os vários desafios que surgem para os vários empreendedores, a análise da concorrência é um dos mais controverso, podemos assim dizer. Tudo porque, os empreendedores precisam conhecer o que está a ser feito por outros e tentar mostrar algo extremamente diferente, porém mais qualificado.

Então, se você está se preparando para arrancar com um novo negócio, é necessário que pense nesta análise e tente praticá-la do melhor jeito.

Se ainda está com dúvidas sobre o assunto, não deixe de ler o conteúdo.

O que é análise da concorrência

Antes de tudo, é necessário primeiramente entender o que é análise da concorrência, e só depois seguir adiante na execução desta análise.

A análise da concorrência nada mais é do que um estudo que visa apresentar as estratégias de mercado usadas pelos seus competidores, a maneira como eles são vistos e tratados pelos seus clientes e como tem sido a sua gestão.

Esta análise tem como objetivo entender a concorrência de mercado e encontrar novas estratégias que deverão ser usadas para superar os seus concorrentes de mercado.

Concorrência de mercado – Quem são os meus concorrentes de mercado?

A concorrência de mercado é constituída por pessoas ou empresas que fornecem os mesmos produtos ou serviços que você ou a sua empresa. Estas empresas devem merecer uma grande apreciação por parte de você, pois, é necessário apresentar o melhor produto ou serviço para melhor se estabilizar no mercado.

Por esta razão, é preocupação sua ir a busca de novas estratégias para estar sempre afrente dos seus concorrentes. Caso contrário, será apenas mais um carro parado na estrada.

Entendendo o mercado

Antes mesmo de aprofundar mais sobre o assunto, entender melhor a importância da análise da concorrência, e aprender a fazer devidamente esta análise, é fundamental entender o mercado pelo qual está atuando.

Não existe nenhuma viabilidade ao entrar em um mercado sem antes entender a necessidade deste mercado e saber se realmente está capacitado a atender a estas necessidades através dos produtos ou serviços da sua empresa.

Antes, porém, a sua empresa deve estar preparada para atender às necessidades existentes no mercado, bem como enfrentar os futuros desafios que o mercado pode lhe proporcionar.

Isso não serve apenas para novos empreendedores que estão procurando meios de se estabilizar em um mercado, mas, serve também para aqueles que já possuem empresas ativas no mercado, pois se a sua empresa não está preparada para atender às necessidades do mercado, nada vale estar insistindo em mantê-la em ativa.

Aliás, entender o mercado é a melhor forma de obter sucesso empresarial.

Tipos de concorrência de mercado

Existem, no entanto, dois tipos de concorrência de mercado, nomeadamente:

  1. Concorrência direta
  2. Concorrência indireta

A concorrência direta é aquela em que os seus concorrentes ou competidores apresentam os mesmos produtos ou serviços que os produtos ou serviços da sua empresa, respectivamente.

Enquanto que, a concorrência indireta é aquela em que os produtos ou serviços dos seus concorrentes apresentam uma semelhança aos produtos da sua empresa.

Importância da análise da concorrência

A análise de mercado ajuda a entender e descobrir os principais fatores que representam vantagens para seus concorrentes e desvantagem para você.

A partir destes fatores, você poderá saber o que deve ser feito para alcança-los ou supera-los.

Mas então, o que devo analisar em meus concorrentes para superá-los?

Bem, talvez você esteja se fazendo essa pergunta, mas não se perturbe, logo abaixo você encontrará alguns fatores que devem ser levados em conta ao analisar a concorrência de mercado para melhor entender seus potenciais concorrentes de mercado.

O que devo analisar dos meus concorrentes:

Alguns dos fatores que você jamais deve se esquecer ao analisar a concorrência de mercado são claramente os seguintes:

  • Qualidade de seus produtos / serviços
  • Preço
  • Quem são seus clientes
  • Como seus concorrentes interagem com seus clientes
  • Atendimento personalizado
  • Suas especializações
  • Qual seus principais recursos
  • Visual das empresas concorrentes
  • Principais estratégias de marketing (promoções, descontos etc.)

Bem, esses foram apenas alguns dos vários itens que devem-se fazer presentes na sua análise de mercado. Na verdade, são esses os mais importantes, é claro que você pode ir mais além estudando aspectos mais precisos para alcançar e superar a concorrência de mercado.

Com esses pontos bem estudados, você terá uma ideia mais ampla sobre soluções que devem ser criadas para superar a concorrência de mercado. É exatamente para isso que a análise da concorrência serve.

Contudo, é necessário mais do que apenas ideias. Isso pode necessitar um trabalho árduo e um longo tempo para que você esteja na frente de seus concorrentes, ou quem sabe você consiga bons resultados em tão pouco tempo.

Como é feita a análise da concorrência

como fazer análise da concorrência corretamente
como fazer análise da concorrência corretamente

Para descobrir como é feita a análise da concorrência, listamos alguns passos simples que podem leva-lo a alcançar um bom posicionamento no mercado.  Estes passos foram resumidos em 3. Porém, quando bem praticados, podem trazer resultados altamente surpreendentes para você e sua empresa.

Confira os passos abaixo:

  1. Identificar seus principais concorrentes
  2. Buscar mais informações sobre seus concorrentes
  3. Guardar os resultados coletados e trabalhar a partir deles para alcançar seus concorrentes de mercado.

1-Identifique seus principais concorrentes

É impossível fazer uma boa análise da concorrência sem antes identificar seus concorrentes, sem saber realmente quem são eles e aproximadamente quantos são e quantos estão trabalhando mais e destacando-se melhor.

Depois de identificar seus concorrentes, é hora de partir para o segundo passo.

2-Busque mais informações sobre seus concorrentes

Algumas informações sobre seus concorrentes são bastante necessárias para uma boa análise de concorrência. Estas informações podem trazer para você uma visão mais ampla sobre os novos métodos de trabalho que você deve implementar para melhor se posicionar no mercado em que deseja atuar.

Estas informações devem ser bem guardadas porque deverão significar muito para sua empresa, como veremos no terceiro passo.

Que informações eu devo coletar de meus concorrentes?

As informações sobre seus concorrentes que devem ser prestadas mais atenção por você são:

  • Marketing
  • Gestão da empresa
  • Tempo da empresa
  • Quantidade de funcionários
  • Produtos e serviços
  • Preços
  • Número de produtos vendidos por dia
  • Quanto a empresa ganha por ano, etc.

Estes dados podem ser coletados de diversas formas, seja pelas redes sociais, blog da empresa, ou usando ferramentas da internet como: Google alert, ubersuggest, etc.

Estas ferramentas online permitem a você ficar mais próximo de seus concorrentes e saber o que eles estão fazendo para atingir o topo do mercado, isso se elas existirem na internet.

Contudo, é importante manter-se atualizado sobre o que os seus concorrentes estão fazendo e pensar no que a sua empresa deve fazer para melhorar, e, é por meio dessas informações que você saberá identificar o que realmente tem colocado a sua empresa atrás das outras.

3-Guarde os resultados encontrados e trabalho a partir deles

Lembra-se quando eu disse que as informações coletadas de seus concorrentes podem significar muito para sua empresa? Agora iremos entender o porquê.

Primeiramente é importante que você saiba que, todas as informações coletadas através de seus concorrentes servirão como ponto de partida para sua empresa.

É a partir delas que você começará elaborando novas estratégias para melhor posicionar a sua empresa no tão concorrido mercado.

Essas informações deverão ser compartilhadas com todos os seus funcionários, para que eles tenham todos ideia do que devem fazer em suas áreas de atuação na empresa para melhorar o funcionamento da empresa e superar a concorrência.

Esta talvez é a parte mais difícil, mas vale a pena, afinal, superar seus concorrentes pode não ser tão fácil quanto imagina. Isso com certeza requer muito esforço e trabalho.

Dicas para fazer uma perfeita análise de mercado (ou da concorrência)

Vejamos então algumas dicas que podem ser úteis para você que está querendo fazer uma análise perfeita do mercado e entender a concorrência.

  1. Dê importância aos dados coletados – De nada adianta lutar tanto para coletar dados de seus concorrentes se não vai fazer nada com eles, é preciso agir com base a estes dados para fazer a diferença e alcançar bons resultados no mercado.
  1. Valide as suas próprias ideias – Ficar de olho na concorrência é bom, mas usar suas próprias ideias para levantar a sua empresa é ainda melhor, afinal, sua empresa é fruto de sua própria ideia.
  1. Não faça tudo o que eles fazem, faça diferente – A análise de mercado lhe permite entender o que outros estão fazendo, mas você não precisa fazer tudo o que os seus concorrentes estão fazendo do mesmo jeito, tente fazer diferente que ficará melhor, afinal, você precisa parecer diferente dos outros, essa diferença fará você se destacar melhor d’entre todos e não ficar parecendo uma cópia de outras empresas.
  1. Tenha um objetivo – Seu objetivo pode ser estar na frente dos seus concorrentes, mas você precisará trabalhar arduamente para que isso aconteça como desejado.

Não perca o foco e nem a direção da sua empresa tentando entender o que outras empresas estão fazendo.

Faça tudo ao mesmo tempo, ao invés de atrasar seus pensamentos em entender o funcionamento de outras empresas. Mantenha a sua empresa em funcionamento enquanto analisa a concorrência de mercado.

Conclusão

Em conclusão, podemos considerar que, a análise da concorrência é um fator determinante para o bom posicionamento de empresas e negócios.

Então, é certo que analisar o mercado muito antes mesmo de entrar nele e enfrentar a realidade, é extremamente fundamental.

Afinal, uma boa estratégia de negócio deve evolver também o mercado e todas suas características.

Se gostou do conteúdo continue lendo nossos outros conteúdos relacionados e certamente irá gostar de dedicar seu tempo lendo.

Abraços e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *