Como poupar dinheiro ganhando pouco

Updated : Jan 26, 2020 in Finanças Pessoais

Aprenda a poupar seu dinheiro mesmo ganhando pouco!

Compartilhe o artigo

Você já pensou em poupar o dinheiro que ganha mesmo sendo pouco e no final do mês ficar satisfeito com o valor que tiver em sua conta?

Bem, poupar é uma atividade desejada por vários empregados ou empreendedores, tanto os que ganham pouco, como os que têm um salário um pouco mais elevado.

A verdade é que poupar constitui uma ótima estratégia para equilibrar de uma certa forma as suas finanças e assim, estabilizar seus ganhos mensais.

Existem diversas razões para aprender e começar a poupar, a saber algumas delas:

  • fortificar as finanças pessoais
  • Eliminar as dúvidas
  • Ou até mesmo preparar-se financeiramente para um futuro próximo.

Por esta razão listamos para você algumas dicas úteis para você aplicar e melhorar suas finanças, afinal, quem não quer ter um valor que lhe alegre no final do mês?

Para começar iremos entender primeiramente alguns conceitos relacionados a poupança, para não começar diretamente, no entanto, é bom que você entenda: o que é poupar, por que poupar, e depois seguir as dicas para aplicar no seu dia-a-dia e melhorar suas finanças.

Vamos a isso.

O que é poupar?

De uma forma bem resumida, poupar consiste em acumular bens arrecadados no presente para serem, portanto, usados num futuro próximo ou a longo prazo.

No nosso caso, a poupança que nos interessa está relacionada ao dinheiro, mas, pode-se poupar qualquer outra coisa.

Por que eu devo poupar dinheiro?

Para entender e praticar as dicas que lhe daremos, é fundamental entender de facto a necessidade de poupar seu dinheiro mesmo ganhando pouco no final do mês, isso vai com certeza fazê-lo entender de que na verdade, a poupança é de grande importância para qualquer um.

Vejamos então algumas das razões para você começar a poupar seu dinheiro mesmo ganhando pouco:

Confira logo abaixo:

4 Razões para você começar a poupar seu dinheiro

1-Estabilidade financeira

É bem provável que você saiba que para  estabilizar suas finanças é necessário dinheiro, pode não ser grandes quantidade de dinheiro, mas, o que realmente pode significar suficiente para cobrir as suas despesas.

O dinheiro é para ser usado de maneira inteligente, e a poupança fará com que você esteja cada vez mais capacitado de equilibrar o dinheiro que tiver.

Ao começar a poupar, estará dando suporte as suas necessidades, garantindo assim a estabilidade financeira que sempre sonhou.

2-Principal fonte de financiamento

No processo de construção de empresas ou pequenos negócios, vários empreendedores recorrem a poupanças pessoais como a maior fonte de financiamento, afinal, nada é mais seguro do que começar um negócio ou abrir uma empresa com o dinheiro próprio.

Todo o valor poupado pelo empreendedor poderá ser usado como fundo de suporte a novos negócios (empreendimentos).

Então se você está se preparando para investir futuramente é importante começar a poupar seu dinheiro.

3-Acumular riquezas para o futuro

Uma das mais importantes razões para começar a poupar ganhando pouco é acumular riquezas para serem usadas no futuro.

Certamente isso não é uma novidade para você.

Quanto mais dinheiro poupar, mais riquezas estará acumulando para um futuro saudável. Guarde consigo esta frase.

Uma dica: Comece a poupar pensando nas necessidades que poderão surgir no futuro, assim, saberá o quão necessário é ou será a poupança para você.

4-Preparar-se para a aposentadoria

É sabido por muitos que a aposentadoria requer dinheiro para ajudar a suprir as necessidades do aposentado, por isso, é necessário chegar até lá com dinheiro consideravelmente suficiente.

Todavia, é importante pensar nesse aspecto antes mesmo de ser aposentado, é necessário começar a poupar antes e garantir o conforto nos tempos de aposentadoria. Pense nisso.

Estas razões acima citadas são apenas algumas que podem despertar a necessidade de começar a poupar dinheiro mesmo ganhando pouco mensalmente.

Agora, iremos então apresentar para você 5 dicas úteis para você aprender a poupar dinheiro ganhando pouco.

Confira abaixo.

5 DICAS PARA POUPAR DINHEIRO GANHANDO POUCO

Infográfico] dicas para aprender a poupar dinheiro ganhando pouco
Infográfico] dicas para aprender a poupar dinheiro ganhando pouco

1-Prepare sua consciência

Antes de mais nada, é importante que primeiramente você tenha em mente que vai começar a poupar, em outras palavras, estou querendo te dizer que você vai precisar adquirir novos hábitos e deixar o que o atrapalha financeiramente.

Estar preparado mentalmente é fundamental para aplicar qualquer outro comportamento que deseja.

Afinal, você está acostumado a viver de uma forma, e terá que pensar diferente para viver de outra forma, porém, melhor do que antes.

2-Livre-se das dívidas antes de começar a poupar seu dinheiro

A outra dica para você que está querendo aprender a poupar dinheiro ganhando pouco é livrar-se de todas as suas dívidas e evitar que outras dívidas surjam, pois, será quase impossível poupar enquanto tiver dívidas para pagar.

Uma dica: Se tiver dívidas, pague primeiro, só depois pense em começar a poupar, pois assim, a sua consciência estará mais segura.

Aliás, as dívidas podem atrapalhar muito as suas finanças, por isso, é melhor que se evita, para evitar você não precisa sacrificar todo o seu dinheiro, pague em tempo estabelecido no acordo, depois comece a poupar sem se preocupar com mais nada senão as suas próprias necessidades.

3-Liste tudo o que precisa comprar

Eu recomendo que, para começar a poupar seu dinheiro, faça sempre uma lista com tudo que precisa comprar quando for ao Shopping. É importante saber o que vale a pena comprar para não gastar seu dinheiro desnecessariamente.

Além do mais, fazer listas o ajudará a ter controle das suas compras em qualquer lugar onde for para comprar alguma coisa, se tiver cinco itens na sua lista, compre apenas os cincos, o dinheiro que sobrar é para a poupança, nada de um refrigerante para refrescar, (a não ser que seja extremamente necessário), acostume-se.

O objetivo é obedecer sua lista e assim, começar a poupar da melhor maneira.

Embora não seja tão fácil quanto parece, é necessário sacrificar-se bastante para poupar dinheiro com muito sucesso.

4-Abandone os maus hábitos

Os maus hábitos que estamos nos referindo é o de comprar coisas não necessárias só porque o dinheiro está a sua vista, esse hábito tem causado destruição para finanças de várias pessoas, o que pode acontecer consigo também, se não mudar seus maus hábitos.

Como dissemos acima, quando for a um supermercado, compre apenas o que estiver na sua lista, e não pense nunca em gastar seu dinheiro em coisas que representam uma ameaça para as suas finanças, se não faz diferença nenhuma em ter aquele produto, não compre.

Assim, estará cultivando novos hábitos que farão você prosperar em suas finanças.

5-Aproveite as promoções

Encontrou uma promoção em algum supermercado? Não hesite, aproveite os preços baixos para comprar o maior número de produtos possíveis ao melhor preço, assim, as chances de fortalecer suas finanças pessoais serão altas, pois terá um valor significativo para poupar.

Olhe para este caso:

Na semana passada você acabou gostando de um produto que estava custando 100$, porém não comprou porque achou o preço muito alto, mas, esta semana o produto está em promoção por 60$, e então, o que vai fazer?

Obviamente irá compra-lo, pois para além de gastar menos você terá ainda 40$ de troco para poupar, e quem sabe, investir em alguma coisa melhor futuramente?

É isto que significa aproveitar as promoções.

Uma dica: Para alguns casos, é melhor esperar por épocas promocionais para comprar algum produto que esteja fora do seu alcance financeiro, se o mesmo não fizer muita falta, é claro.

6-Pense em ter apenas o necessário

A última dica pode parecer igual as outras acima mencionadas, mas não é, simplesmente porque ela aborda questões que têm mais a ver com a nossa consciência, como por exemplo, questões do tipo:

Por que você quer ter dois carros se só precisa de um para ir para o trabalho?

Ou então, por que você está pagando o pacote mais caro de internet se tem pouco tempo para ficar navegando em casa?

Por que você está usando seu carro para ir ao supermercado mais próximo de casa se só leva 10 minutos para ir até lá a pé?

Questões do tipo devem ser prestadas muita atenção por quem ganha pouco e está querendo poupar, esse tipo de questões atrapalham a nossa mente, fazendo-nos pensar que devemos gastar dinheiro em tudo que quisermos sem se importar com as consequências futuras.

Na verdade, poupar não significa parar de gastar, poupar significa gastar pensando no que podemos fazer para não faltar dinheiro, e, gastar dinheiro em coisas caras ou desnecessárias não é viável para quem deseja começar a poupar dinheiro ganhando pouco.

O certo, é tentar pelo menos gastar no que for necessário para a sua sobrevivência, garantindo valores financeiros para suportar o futuro.

Conclusão

O artigo apresentado descreve algumas dicas para você começar a poupar mesmo ganhando pouco dinheiro, listamos essas dicas para ajudar você a poupar seu dinheiro de maneira certa.

Quando bem aplicadas estas dicas poderão ajudar muito as suas finanças pessoais.

Você ficou com dúvidas sobre o assunto? Não se preocupe, vamos tentar resumir o conteúdo em poucas linhas de textos.

Benefícios de poupar dinheiro

Resumidamente os benefícios da poupança são:

  • Estabilizar as suas finanças pessoais
  • Serve como principal fonte de financiamento para vários casos
  • Acumula riquezas para o futuro
  • Prepara-te para a aposentadoria

Dicas para poupar dinheiro ganhando pouco

  • Prepare sua consciência para aprender a poupar
  • Faça uma lista de produtos antes de ir as compras
  • Evite dívidas
  • Tente livrar-se dos maus hábitos
  • Saiba aproveitar as ofertas e promoções
  • Foque sempre no que for necessário e não no que não faz diferença em ter ou não ter

E agora, ficou mais claro? Esperamos que sim.

Se gostou do conteúdo não pare por aqui, continue lendo outros conteúdos que preparamos para você, leia os artigos recomendados abaixo e com certeza você não irá se arrepender.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *