como administrar meu dinheiro

Updated : Fev 14, 2020 in Finanças Pessoais

7 dicas de como administrar seu dinheiro de forma inteligente

Compartilhe o artigo

Sabe aquele momento que você não se contenta mais com os seus ganhos mesmo sendo o mesmo valor que sempre ganhou, e deseja saber o porquê e como resolver seu problema? Bem, a resposta é muito simples, você simplesmente está cometendo o erro de não administrar seu dinheiro corretamente.

Por isso, acaba pensando que deve ganhar mais do que está ganhando, e talvez assim, melhorar suas finanças – o que não é verdade.

Mas, na verdade você não precisa exigir ganhos altos se não souber como administrar seu dinheiro, sendo que, acabará cometendo o mesmo erro e ficará com os mesmos problemas novamente.

Então, é mais do que importante aprender a administrar seu dinheiro da forma mais inteligente possível e ver suas finanças saudáveis a cada dia que passa.

Contudo, devemos também nos recordar de que não é fácil administrar dinheiro. Isto é um fato.

Mas, é possível se você realmente seguir algumas dicas que deixamos para você e, se bem aplicadas, certamente, suas chances de ver seu dinheiro sendo muito bem administrado por você mesmo, serão enormes.

No entanto, se é sua preocupação saber administrar seu dinheiro corretamente, continue acompanhando esse artigo e esteja atento as dicas que preparamos para solucionar o seu problema.

Por que devo saber administrar meu dinheiro

Acredite ou não. Mas administrar seu dinheiro pode de uma forma significativa mudar o seu jeito de olhar para o seu dinheiro.

Além do mais, quando você aprende e começa a administrar seu dinheiro, suas finanças melhoram rapidamente e, com certeza, você estará usando o seu dinheiro do melhor jeito, sabendo dar mais valor a ele e saber onde aplica-lo sem possíveis riscos de arrependimentos.

Com isso, podemos assim dizer que, o melhor jeito de não faltar dinheiro é sabendo como administrar seu dinheiro.

Ao contrário disto, a má administração do seu dinheiro deixará seu bolso cada vez mais vazio, porquanto seu dinheiro será gastado desnecessariamente.

Todavia, é importante considerar que a administração do seu dinheiro estará diretamente ligada à saúde de suas finanças pessoais.

Isto significa que, quanto melhor administrar seu dinheiro, melhor as suas finanças estarão. Pode guardar esse trecho.

Como começar a administrar meu dinheiro?

começando a administrar dinheiro
começando a administrar

Com certeza, este foi o principal motivo que lhe levou a ler esse conteúdo, não é? Aposto que sua resposta foi “sim”.

Para começar a administrar seu dinheiro, é importante primeiramente saber que certos hábitos deverão ser deixados para atrás.

Todos estes hábitos se resumem em: Não gastar seu dinheiro desnecessariamente.

Se você está querendo administrar seu dinheiro, porém, não deixou para trás o hábito de gastar seu dinheiro em coisas não necessário, sem dúvidas, está apenas se prendendo no fracasso e garantindo a sua perca de tempo.

Assim que os hábitos que o impede de administrar seu dinheiro forem deixados para trás, você já estará marcando seus primeiros passos rumo ao sucesso financeiro.

E tal como dissemos no artigo sobre como poupar dinheiro ganhando pouco, e no artigo sobre 33 dicas de como economizar seu dinheiro de forma inteligente, evitar gastos desnecessários é sempre a melhor maneira de partir para uma boa e perfeita administração do seu dinheiro.

Com tudo isso dito, é hora de partirmos para as 7 Dicas úteis para ajudar você a administrar seu dinheiro de forma inteligente.

1-Nunca gaste mais do que você ganha

A primeira dica para administrar melhor seu dinheiro é “nunca gastar mais do que você ganha”.

Pense você mesmo como será a sua situação financeira se continuar a gastar mais dinheiro do que você ganha?

 Será, com certeza, muito complicado seguir em frente.

O certo seria gastar menos do que você ganha e assim, sobrar com alguns trocados para economizar e usar em situação de emergência ou até mesmo na aposentaria.

Na verdade, não é tão fácil gastar pouco, mas, é o melhor que se pode fazer quando se pretende administrar corretamente o dinheiro.

Do contrário, você terá como consequência, apenas dívidas acumuladas e, não é nada viável acumular dívidas enquanto pensa em administrar o seu dinheiro do melhor jeito.

Pense nisso. Se por ventura você tem alimentado o hábito de gastar mais do que ganha, saiba que está apenas se prejudicando.

2-Estabeleça seus objetivos financeiros

Começar um desafio nem metas a alcançar é, com certeza, o pior dos absurdos e pode ainda significar uma perda de tempo para quem está querendo administrar seu dinheiro.

A verdade é que quanto temos um objetivo ou uma meta a atingir, nossos esforças são impulsionados pela nossa vontade de chegar à meta estabelecida.

Então, estabeleça seus objetivos financeiros e esteja atento na realização dos mesmos.

Uma boa dica para estabelecer seus objetivos financeiro é olhar atentamente para um futuro próximo ou a longo prazo, entender aonde quer chegar com seus objetivos futuros, determinando um tempo para a realização dos mesmos.

Todavia, deverá saber também o que deverá ser bom para o seu futuro financeiro e lista-lo em seu caderno de planos a serem realizados futuramente.

Com isso, saberá decerto o que fazer para atingir esses objetivos em tempo certo e apreciar bons resultados que, serão como fruto de objetivos muito bem pensados e definidos.

 No entanto, é importante ainda pensar bem no que está planejando para o futuro. Considerando que a realização de um objetivo pode não ser tão fácil quanto parece.

No entanto, você deverá ter mente e responder as seguintes questões, ou simplesmente analisa-las.

Eis as questões:

  • Quanto tempo será necessário para a realização destes objetivos?
  • Quanto será necessário gastar para realizar esses objetivos?
  • O que devo fazer para acelerar este processo?

Contando que, os objetivos devem ser traçados atendendo as suas possibilidades e o modo pelo qual pretende chegar a estes resultados.

Afinal, de nada adianta traçar objetivos muito caros, podemos assim dizer, quando na verdade você não tem como, e nem o que fazer para conseguir chegar a realização dos mesmos.

Contudo, um bom planejamento financeiro será necessário para melhor se organizar face aos seus objetivos.

3-Tenha uma reserva de emergência

Uma reserva de emergência é muito importante e necessária em situações inesperadas.

Por isso, é preciso criar uma reserva para atender a estas situações. Afinal, não se sabe a que momento podem surgir essas situações emergenciais.

Além do mais, a reserva de emergência pode ainda ser usada em situações como: Pequenos ajustes em casa e desemprego.

Todavia, você não precisa ter uma reserva tão grande para atender a situações emergenciais, mas também não precisa ter uma reserva tão pequena.

Na verdade, tudo depende dos seus ganhos.

Afinal, não se pode reservar tudo, assim também, não se pode gastar tudo de uma só vez.

É importante avaliar seu ganho mensal e saber a partir dele quanto deve ir para a reserva de emergência.

Com tudo isto, quero apenas dizer ao caro leitor que é sim importante criar uma reserva de emergência, até porque, ninguém sabe quando pode surgir uma emergência que necessite de dinheiro.

Do mesmo modo, ninguém sabe qual será a sua situação financeira diante de uma situação de emergência, talvez você não tenha recebido o seu salário ainda e por isso, não terá como atender a situações do tipo, senão apenas entrar em dívidas.

Eis a razão para criar uma reserva de emergência.

4-Comece a investir seu dinheiro

Investir dinheiro é bom para quem deseja não simplesmente administrar inteligentemente o seu dinheiro, mas, para quem deseja fazer com que seu dinheiro se multiplique dia pôs dia.

Multiplicar seu dinheiro é nada mais do que pô-lo para trabalhar por você.

Se você ainda não acarreta conhecimento sobre como investir bem o dinheiro, talvez seja melhor entrar em contato com um consultor financeiro.

Embora seja difícil confiar em qualquer pessoa que se considera um consultor financeiro qualificado para melhorar administrar o seu dinheiro, é importante que se faça.

Por outra, é ainda possível estudar pelo menos o básico sobre como investir e assim, investir e administrar seu dinheiro por conta própria, ao invés de gastar mais dinheiro pagando um consultor, embora em alguns casos seja a melhor opção.

Por isso, deixamos claro na dica a seguir que investir em você mesmo e buscar novos conhecimentos, é a melhor forma de investir seu dinheiro.

Acompanhe a próxima seguinte para entender melhor do que estou querendo dizer.

5-Invista mais em você mesmo

Investir seu dinheiro em novas maneiras de angariar mais dinheiro é bom, mas, o melhor investimento deve ser feito em você mesmo, tal como disse o filantropo americano Warren Buffett, conhecido como o maior investidor do mundo.

E falando sobre Buffett, o filantropo contou em uma entrevista realizada pela revista Forbes que não houve investimento melhor, feito por ele, senão investindo nele mesmo.

Com isso, podemos entender que investir em nós mesmos nos faz acreditar que nosso dinheiro não está sendo desperdiçado, pelo contrário, está sendo investido inteligentemente para melhorar nossas vidas.

No entanto, investir em você mesmo não significa gastar seu dinheiro em coisas desnecessária, aliás, você nem devia pensar até aí.

Um exemplo de investimento que podemos fazer por nós mesmo é, investir em conhecimento. Procurar aprender mais sempre e usar esse conhecimento para mudar diferentes áreas das nossas vidas.

Afinal, se você acessou a esse conteúdo é porque está buscando conhecimento sobre como administrar seu dinheiro e, com certeza teve que investir dinheiro para ter acesso à internet e, igualmente a esse conteúdo.

É exatamente disso que estamos nos referindo.

Investir em você mesmo é o melhor investimento que você pode fazer para melhor administrar seu dinheiro, evitando assim, gastos em coisas fúteis.

Se você considerar e aplicar essa poderosa dica, com certeza não irá se dar mal em seus investimentos e, não estará pondo em risco a administração do seu dinheiro.

Se não acredita em mim, ouça os conselhos do investidor mais bem-sucedido do planeta, com certeza ele terá melhor que lhe contar.

6-Saiba usar seu cartão de crédito

Considerando que estamos aprendendo formas de como administrar melhor o dinheiro, porém, de forma inteligente. Esta dica não poderia estar de fora da nossa lista.

Afinal, várias pessoas vêm suas finanças entrando em estado grave devido ao mal-uso dos cartões de crédito.

Contudo, é importante realçar que os nossos cartões de créditos devem ser usados com toda a inteligência e todo o cuidado possível.

Para que assim, evitemos gastar muito em compras no nosso dia a dia, sendo que, quando compramos com o cartão de créditos estamos nos metendo em dívidas, considerando que, cada compra realizada pelo cartão tem uma cobrança de juros associada e você já deve saber disso.

Mas, sabemos que, é quase impossível sair com nossos cartões de crédito sem gastar um tostão em compras, pelo menos isso já aconteceu diversas vezes comigo, mas isso não vem ao caso.

Às vezes, quando fizemos compras com nossos cartões de créditos perdemos o controle e acabamos por gastar mais do que devíamos – o que significa uma grande desvantagem para nós.

No entanto, esta ação pode originar grandes riscos, fazendo-nos ficar sem o dinheiro que precisamos, e isso pode originar dívidas que podem não ser facilmente eliminadas, tendo ainda em conta que os juros do cartão de crédito são extremamente altos hoje em dia.

Pense nisso e tente usar seu cartão de crédito com o maior cuidado possível.

7-Dívidas? Jamais

A última e talvez a mais poderosa dica para você administrar seu dinheiro da melhor forma é, por tanto, eliminar todas as suas dívidas e nunca permitir que nasçam outras.

Administrar seu dinheiro estando tu endividado, não é um bom conselho para ninguém. Pode acreditar em mim.

Na verdade, quando pensamos em administrar dinheiro de maneira a que este cresça e se mantenha a nossa disposição, devemos também pensar se existe alguma dívida a pagar.

Afinal, é mais motivador administrar dinheiro quando não se tem dívidas do cartão de crédito ou qualquer que seja.

Por isso, é sempre melhor se livrar de todas as dívidas quando se pretende administrar dinheiro.

Assim que não existir mais dívidas, está livre para administrar seu dinheiro da melhor forma possível.

É claro que administrar não significa parar de gastar dinheiro, mas, evitar gastos insignificantes. Por tanto, se tiver que gastar seu dinheiro para eliminar as dívidas, que o faço hoje mesmo.

Assim, terá seu dinheiro todo em sua disposição sempre que precisar usá-lo por conta própria, ao invés de se preocupar em pagar para outras pessoas ou instituição pela qual está devendo.

Conclusão

Em conclusão, podemos, sem dúvidas afirmar que, se você leu o conteúdo completo, com certeza não é mais a mesma pessoa.

Por outra, se você praticar essas 7 dicas, sua vida financeira mudará de mal para melhor e seu dinheiro será administrado de maneira mais inteligente.

Decerto que, talvez não será fácil pôr em prática todas essas dicas, principalmente se tentar praticá-las todas de uma vez, mas, é importante que o faça, para melhor administrar seu dinheiro, por isso, guarde o artigo se quiser, ou volte aqui sempre que puder para reler as dicas e tentar praticar todas elas uma a uma, ou quem sabe, duas de uma vez, vai depender de sua disponibilidade e decisão.

Contudo, espero que essas dicas sejam úteis para você e que o ajudem de qualquer forma.

Desejo-lhe uma boa administração do seu dinheiro e muito sucesso.

Se gostou do conteúdo compartilhe e volte sempre que puder para ler nossos outros artigos publicados para ajudar você e seu negócio a crescerem cada vez mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *