Kixikila: O que é? Vale a pena jogar? Como funciona? Saiba tudo agora!

Comece depois da publicidade

A palavra Kixikila ou quixiquila (como também é escrita), é um dos termos muito falado em Angola. Consiste em uma actividade informal da qual participam pessoas de diferentes idades, desde adolescentes, adultos e até mesmo crianças, apesar de que são mais pessoas adultas, na sua maioria do gênero feminino a participarem desta actividade em Angola.

Para muitos, é uma grande vantagem fazer kixikila, enquanto outros, acham uma actividade desnecessária, isso porque talvez desconheçam o que é de facto kixikila e como funciona.

No entanto, se você é uma destas pessoas, continue lendo este artigo e descubra mais sobre kixikila e saiba se vale ou não a pena praticar esta actividade.

O que é kixikila e como funciona?

Kixikila é uma actividade financeira praticada por duas ou mais pessoas (quer sejam familiares, amigos ou até mesmo vizinhos), onde é acordado um valor que serve de contribuição para todos os participantes a fim de que, a um tempo acordado (geralmente um mês), um dos participantes receba a totalidade da contribuição, e segue assim até que todos recebam.

A kixikila é uma actividade muito praticada por pessoas com certa dificuldade de poupar dinheiro ou aquelas que querem ver seu dinheiro crescer sem serem afectadas por maus hábitos financeiros que comprometem este crescimento.

Apesar de que esta atividade não garante lucros, ela ajuda a ter um melhor controle do seu dinheiro.

No entanto, durante o “jogo de kixikila” os participantes sentem-se obrigados a contribuir financeiramente um valor decidido em um acordo tendo em conta que receberão um valor maior do que se contribui, ou seja, o total de toda a contribuição.

Porém, eles têm, e devem ter em mente que terão que contribuir novamente numa outra volta, a fim de que um outro participante da actividade receba o mesmo valor total de toda a contribuição.

É praticamente um ciclo, onde ninguém pode deixar de fazer parte sem que antes contribua durante a volta toda e todos recebam os seus devidos valores que é sempre o total da contribuição.

Vale a pena jogar kixikila?

Vale a pena fazer kixikila?

Para responder a essa questão é preciso ter em conta o seu comportamento com o dinheiro, ou seja, o seu hábito de poupar e gastar e, em alguns casos, o valor que você tem como ganho mensal e o valor que você pretende conseguir em determinado tempo para financiar uma actividade urgente.

Publicidade

Por exemplo, se você tem como salário 50mil e precisa de 200mil em um mês, uma kixikila com mais três pessoas, onde cada um terá que contribuir exatamente 50mil, poderá ajudá-lo neste sentido, porém, você terá que saber que os outros meses terá que contribuir os mesmos 50mil até completar o ciclo e os outros três participantes receberem seus valores.

É como se tivesses recebido um empréstimo.

Ainda neste exemplo, para quem for o último a receber, terá que contribuir com 50mil nos primeiros 3 meses e então poderá receber o seu valor de 200mil no quarto mês. Neste caso, é como se estivesse poupando 50mil em cada mês.

Em muitos casos, esse valor é dado aos poucos, até que se complete antes do tempo acordado para os recebimentos.

Voltando a questão colocada acima: Vale a pena jogar kixikila?

Sim. É correcto afirmar que vale a pena jogar kixikila para quem precisa urgentemente de um valor acima do que possui e que poderá retribuir aos poucos, contando com os ganhos que conseguirá nos próximos meses.

Por outra, é também vantajoso e vale muito a pena jogar kixikila para quem não possui o hábito de poupança, aquele que gasta o seu dinheiro quando o tem em suas mãos. Jogar kixikila poderá ajudá-lo a assegurar o seu dinheiro e saber que não poderá gastá-lo, afinal, não o tem consigo no momento, e com isso, aos poucos o hábito de poupança sobrepõe o vício de gastar o dinheiro desnecessariamente.

Existe uma alternativa a kixikila?

No sentido de poupança, a resposta para essa questão é sim, e uma boa opção seria possuir uma conta bancária, estabelecer o valor que pretende poupar mensalmente (o mesmo que poderia contribuir na kixikila) e, o mais importante, sentir-se obrigado a depositar este valor em sua conta bancária no prazo estabelecido.

No sentido de crédito a resposta é sim e não, pois, apesar de você poder recorrer a um banco para pedir um crédito, na kixikila o procedimento é bem mais fácil, e o melhor de tudo é que você não paga com juros, porém a segurança é relactivamente menor.

Cuidados a ter ao jogar kixikila

  • Primeiro que se você é alguém que precisa ou poderá precisar do seu dinheiro a qualquer momento para atender uma necessidade indispensável, é melhor que não jogue kixikila, ou jogue com um valor menor e pouco significante para você.
  • Por outra, se você não confia nos outros participantes, principalmente em quem tem a responsabilidade de guardar o dinheiro que resulta da contribuição de todos, não jogue kixikila.
  • Se você não tem paciência para esperar sempre até que chegue a sua vez de receber, não jogue kixikila.

5 Conselhos para quem deseja jogar kixikila

  1. Se você vai começar a jogar kixikila saiba que precisa de paciência, e muita, para esperar pela sua vez de receber.
  2. Por uma questão de segurança, só jogue kixikila com pessoas conhecidas e de confiança, lembre-se que é seu dinheiro em jogo.
  3. Nunca jogue kixikila com todos os ganhos mensais, prefira sempre fazer kixikila com 50 a 70 por cento dos seus ganhos, sobretudo se você recebe salário. Procure sempre ficar com algum valor que poderá ajudá-lo em situações urgentes.
  4. Se você consegue guardar o seu dinheiro e não precisa de crédito, não jogue kixikila.
  5. Saiba respeitar a vez dos outros de receber, tendo em conta que um dia chegará a sua vez e quererá ser respeitado também.

Conclusão

Jogar kixikila tem as suas vantagens, mas também tem as suas desvantagens, e o conteúdo acima apresenta os cuidados que você deve ter ao participar desta atividade, e mais, como você pôde ler, deixei a você 5 conselhos para você que deseja começar a jogar kixikila fazê-lo da melhor maneira, garantindo a sua segurança.

Se você gostou deste conteúdo compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a saberem mais sobre a kixikila.

 

 

error: Conteúdo protegido !!