10 Habilidades de um excelente líder de negócios

Compartilhe o artigo

A cada dia que passa, várias pessoas buscam por “habilidades de um líder”. Porém, cada um tem seu próprio motivo pelo qual busca por estas habilidades.

Mas, muito se tem ouvido sobre liderança. Até hoje, não existe um único conceito de liderança, nem tampouco, uma lista única de habilidades que um líder deve possuir.

Contudo, existe, ainda assim, algumas habilidades que não podem deixar de fazer parte do dia a dia e das atividades de um líder.

Estas habilidades foram listadas de forma clara neste artigo.

Então, se você ocupa algum cargo de liderança na sua empresa, ou onde quer que seja, é hora de descobrir novas habilidades que o tornarão num líder excelente e admirado.

Mas, calme aí!

Há muito que várias pessoas vêm confundindo ser “Chefe” e ser “Líder”. Na verdade, os conceitos se assemelham, mas você não pode encará-los como se fossem a mesma coisa.

Diferença entre Chefe e Líder

Para evitar que mais pessoas entrem em confusão e fiquem sem perceber devidamente os conceitos de Líder e chefe, explicaremos de uma forma clara, porém, muito resumida, a diferença entre as duas atribuições.

Entenda a diferença através de algumas características muito bem detalhadas abaixo.

Características de um chefe

Um chefe é alguém de extrema autoridade, porém, capaz de tomar decisões próprias, sem precisar considerar a opinião de outrem.

Em uma empresa, um chefe tem a total autoridade de ditar regras que deverão nunca ser discutidas por outros funcionários, senão, apenas cumpridas, sem qualquer reclamação.

Além do mais, um chefe, é alguém sujeito a muito temor, porém, pouco respeito, pela forma como tende a tratar seus funcionários. Além de não se preocupar com o bem-estar dos seus funcionários.

Resumindo, um chefe é alguém revestido de muita autoridade e pouco interesse pelas ideias e opiniões de outros.

Caraterística de um Líder

E como tudo, existe sempre o contrário das coisas.

Um líder é muito mais do que alguém com poder de ditar regras que devem ser cumpridas sem merecer a análise e consideração de outros.

Pelo contrário, um líder é alguém que, embora tendo conhecimento e experiência sobre o que faz, tende a ouvir e considerar as ideias e opiniões de outros funcionários, ou colegas de trabalho.

Um líder tem suas próprias maneiras de encarar as coisas, de tomar decisões e de estar prestes a enfrentar com firmeza, qualquer dificuldade que possa surgir durante suas atividades.

Porém, o líder deve estar sempre disposto a estar atento ao bom funcionamento da empresa, bem como o bem-estar de seus funcionários, considerando suas visões, ideias e opiniões.

Um líder, por sua vez, apresenta habilidades que o diferenciam de um chefe, estas mesmas habilidades serão citadas logo abaixo.

10 Habilidades de um líder

Para você que pretende se tornar um bom líder e levar a sua empresa a um caminho mais viável, leia com muita atenção as 10 habilidades de um líder, e tente praticá-las.

Um bom líder deve ser:

1-Ouvinte

Saber ouvir é uma das habilidades que um líder jamais deve deixar para atrás.

Na verdade, é uma das mais importantes habilidades para um líder. Afinal, é ouvindo que se perceberá as opiniões de outros.

Quando surgir tempos de riscos para a empresa, o líder deve dar ouvidos a todos os que estiverem prontos para dar suas opiniões. Afinal, para um bom líder, toda a opinião é válida, porém, nem toda deve ser posta em prática.

Enfim, saber ouvir os outros é uma das habilidades que torna qualquer pessoa num excelente líder de negócios.

Mas não é tudo, embora saiba ouvir as opiniões e ideias de outros, é importante prestar atenção em outras habilidades citadas abaixo, para que assim sejas completo de habilidades incríveis e sejas admirado por todo mundo.

2-Motivador

Estar motivado e transmitir o espírito de motivação para outros membros da sua empresa é uma ação bastante poderosa.

Além de transmitir maior conforto e paz de espírito aos seus parceiros, você estará treinando sua mente a entender que tudo dará certo se for feito do jeito que está pensando.

Isto é importante. Ao começar o dia, é fundamental

3-Visionário

Ser visionário é ter uma maneira mais ampla de encarar as coisas e, principalmente, levar o grupo para um caminho mais seguro. Saber por onde está indo e enxergar os possíveis riscos de passar por aquele caminho.

Todo nós temos uma visão diferente, mas, nem todos nós conseguimos acreditar nas nossas próprias visões. Com um líder é totalmente diferente, os liderados devem se sentir totalmente seguros e confiáveis em seguir as orientações do líder.

Por outro lado, o líder deve mostrar certeza em suas visões, analisá-las devidamente e pôr em prática sem que alguma coisa corra errado.

4-Inteligente

O bom líder é aquele que busca conhecimento e usa sua inteligência para dar solução a diversos problemas.

No processo de liderança, vários problemas surgem, alguns fácies, outros difíceis. Contudo, é necessário usar sua inteligência para encarar os obstáculos como oportunidades para mudar e melhorar várias áreas da sua vida, bem como, melhorar o grupo pelo qual lidera.

5-Comunicativo

Notou algo de errado e que precisa melhorar?

Comunique para os seus liderados. Afinal, o líder é o elemento responsável por analisar o que está certo e o que está errado e procurar formas de corrigi-los o mais cedo possível.

Não esconda nada, seja comunicativo e saiba a mlhor maneira de se comunicar com seu grupo, de modo a procurar soluções para determinados problemas que surgem inesperadamente.

6-Estratégico

Um líder deve possuir suas próprias estratégias para garantir que tudo ocorra como desejado.

O líder deve entender que, as estratégias usadas para alcançar objetivos traçados, podem determinar o alcance deste mesmo objetivo. Por outro lado, quando mal aplicada as estratégias, pode fazer com que tudo caia por água abaixo.

7-Consistente

Nunca baixe a cabeça diante de um problema. Pelo contrário, assuma-os e procure formas de se livrar deles.

Errar é totalmente humano, mas, assumir seus erros e tentar corrigi-los é o mais belo gesto que você pode fazer enquanto líder.

Além do mais, quando você assume seu erro diante do seu grupo, você dá a entender a várias pessoas que as pessoas jamais devem fugir de seus erros, mas, precisam concertá-los.

8-Responsável

A responsabilidade para qualquer um que tenha um cargo.

Assumir responsabilidades é fundamental para todos nós que ocupamos algum cargo de liderança.

Sendo que, diversas atividades deverão ser somente praticadas pelo líder e o líder deverá se responsabilizar por elas.

O bom líder é aquele que sabe assumir suas responsabilidades, sabe o que fazer e como fazer. Sabe entender suas principais preocupações e atende-las sem quebrar os compromissos com o grupo pelo qual lidera.

9-Exemplar

O principal exemplo para um grupo é, sem dúvidas, o líder. Guarde bem esta frase.

Quando você ocupa um cargo de liderança, é importante saber que as pessoas olham para você como alguém diferente e, você não pode mudar o jeito como eles olham para você.

10-Inovador

Apresentar coisas novas para o grupo é uma boa forma de demostrar seu poder de inovação.

Afinal, ninguém espera sempre as mesmas estratégias, as mesmas formas de encarar e resolver problemas. Talvez exista outras formas mais eficientes de resolver o problema do grupo, e o líder deve trazer essa nova forma para o grupo.

Aliás, todos nós precisamos buscar por formas mais inovadoras de liderar, considerando que a prática de liderança varia de pessoa para pessoa. Então, tente ser diferente.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *