Emprego em Angola – Como identificar oportunidades e o que fazer caso não consiga identificar uma

Como encontrar emprego em Angola

Conseguir um emprego é verdadeiramente uma necessidade de muitas pessoas hoje em dia. Por esta razão, o número de pessoas que procuram por oportunidades de emprego em Angola cresce significativamente.

Mas, nem sempre as oportunidades de emprego são para todos.

Isto, é um facto!

Nos dias de hoje, as empresas têm se tornado cada vez mais exigentes. Isto significa que se você deseja tanto se tornar membro da equipe de trabalho de uma empresa, você terá que cumprir certas exigências.

Estas exigências geralmente têm a ver com o seu perfil, capacidade e experiência naquela área de trabalho.

No entanto, muitos não possuem condições para atender a estas exigências.

Na verdade, todos nós queremos um emprego, mas, nem todos nós possuímos tudo aquilo que uma empresa pede para nos tornarmos funcionários dela.

Mas então, o que fazer para conseguir um emprego em Angola?

Calme aí que abordaremos afundo este assunto ao longo do conteúdo a partir de agora.

Para conseguir emprego em Angola é preciso antes encontrar uma oportunidade, ou seja, uma vaga de emprego, e só depois seguir alguns passos simples para conseguir que esta vaga seja literalmente sua.

Mais abaixo, você encontrará algumas dicas de como você pode encontrar empresas em recrutamento em Angola e identificar vaga de emprego que possa ser sua.

Como encontrar vagas de emprego em Angola?

como encontrar vaga de emprego em Angola

Com a grande evolução da tecnologia da informação hoje tornou-se mais fácil encontrar vagas de emprego em toda a Angola.

Nos dias de hoje, muitos angolanos usam o poder da internet para conseguirem encontrar vagas de emprego em Angola com apenas alguns cliques.

Isso mesmo!

Com o surgimento de vários sites de emprego em Angola, é possível agora encontrar emprego em sua província ou até mesmo bairro e ir testando a sorte de ser contratado.

Porém, como já disse acima, é preciso cumprir com certas exigências para ser contratado por empresa.

Todavia, nem sempre as exigências serão tantas.

Na verdade, isto depende muito de cada empresa.

Afinal, nem todas empresas em Angola exigem muito de um funcionário, as vezes só um excelente perfil, capacidade e vontade já é o suficiente, porém, se a empresa for bastante grande em potencial, certamente as exigências serão maiores também.

Mas assim, fica a dúvida de como você pode encontrar empresas que estão recrutado em Angola, não é?

Provavelmente você ficou com essa dúvida mesmo, mas relaxa que eu vou explicar tudinho para você de forma mais clara possível.

Bem, a ideia tradicional de sair contactando empresas a procura de vagas de emprego ainda funciona nos dias de hoje.

Mas, você também pode ficar em sua casa, sem precisar se deslocar para nenhuma empresa e ainda assim encontrar vagas de emprego.

Como fazer isso?

Simples, para fazer isso você só precisa aceder a sites de emprego e ver as vagas publicadas diariamente.

No artigo sobre os 10 melhores sites para encontrar emprego em Angola eu detalhei sites que podem lhe ajudar a encontrar vagas de emprego e se candidatar a elas sem precisar sair de casa. Lhe convido a dar uma olhada no artigo.

Como não perder uma vaga de emprego em Angola?

Se você já encontrou uma vaga de emprego interessante, saiba que tudo não para por aí. Pois, possivelmente existem milhares de pessoas interessadas em uma única vaga, que pode ser a sua.

Sendo assim, é, por tanto, indispensável estar preparado o suficiente para não perder a oportunidade de emprego a sua vista.  E quando digo estar preparado o suficiente é pensar em questões como:

  • Ser organizado
  • Ser responsável
  • Saber se apresentar
  • Ter um currículo bem elaborado etc.

Num artigo publicado aqui no blog, foram apresentadas dicas incríveis para conseguir que uma vaga de emprego seja infalivelmente preenchida por você.

Você pode acompanhar as dicas em: 8 dicas para conseguir emprego em Angola.

Não conseguiu ser empregado? Que tal começar a empreender?

Uma ideia muito boa para quem não consegue, de jeito nenhum, conseguir um emprego é começar a empreender e ter uma vida financeira estável por conta de seu próprio esforço e dedicação, através de um negócio – é claro.

Nos dias de hoje, começar um negócio próprio não é tão difícil quanto muitos imaginam.

Aliás, nada é difícil para quem está motivado e determinado a enfrentar sérios desafios para garantir uma vida financeira melhor.

Contudo, a necessidade de empreender surge por várias razões, e uma delas é, sem dúvidas, a dificuldade de conseguir um emprego.

Pelo menos em Angola, essa necessidade é tanta que passamos a ser o sexto país mais empreendedor do mundo, segundo o Map Entrepeuship around the World (em Português- Mapa de empreendedores ao redor do mundo).

Map Entrepeuship around the World
Dados do Map Entrepeuship around the World

Na verdade, esta é uma informação boa, pois dá-nos a entender que os angolanos estão cada vez mais pensando em criar soluções para sua própria sobrevivência.

Porém, é triste porque muitos não empreendem por vontade, mas sim, por ser a única forma de sobreviver financeiramente.

Mas, é também possível se dar muito bem sendo empreendedor, fazendo do seu negócio a sua principal fonte de renda e quem sabe, ganhar mais dinheiro do que ganharia trabalhando para uma empresa.

No entanto, se você deseja se tornar empreendedor e ter o seu próprio negócio, saiba que tem tudo para começar sem complicações. Sugiro que leia os artigos:

Na verdade, existem tantos outros artigos que poderão ajudar você a começar um negócio próprio e ser um empreendedor que vive de seus próprios negócios e aproveita ao máximo os benefícios dele.

E por falar em benefícios, logo abaixo você encontrará alguns benefícios de ser empreendedor.

Benefícios de ser empreendedor

Ser empreendedor apresenta alguns benefícios que podem, certamente, motivá-lo a se tornar um. Estes benefícios foram listados logo abaixo.

Confira:

Mais liberdade

Quando se tem um negócio próprio a liberdade é certamente garantida.

Você pode estabelecer as suas próprias horas de trabalho sem precisar que alguém fique a sua atrás lhe forçando a trabalhar em horas determinadas por ela.

Esta é uma grande vantagem de ser empreendedor – pois você será chefe de você mesmo.

Com isso, quero dizer que tudo o que você fará será com base a sua boa vontade, mantendo sempre as expectativas de que o seu negócio dê certo.

Independência financeira

Se você optar por se tornar empreendedor e desenvolver seu próprio negócio, obviamente você dependerá de você mesmo para obter lucros satisfatório e equilibrar suas finanças.

Ao contrário de ser empregado. Quando você opta por ser empregado você depende unicamente da empresa pela qual trabalha, submetendo-se ao risco de um dia ser despedido e vir sua vida financeira despencando.

Na verdade, sendo empreendedor você também terá riscos. Porém, dependerão de você para serem superados e o seu negócio continuar gerando lucro para você, diferente de ser desempregado e não ter o que fazer para reverter a situação de ser desempregado.

Sem limites de ganhos

Quando você se candidata para uma vaga de emprego certamente aprecia atentamente o seu salário mensal. Não é?

Provavelmente é isso mesmo que acontece.

Sendo assim, você se limita apenas ganhando aquilo que recebe como salário mensal, a menos que você opte por uma renda extra para aumentar seus ganhos mensais.

Caso contrário, você não terá escolhas. Apenas terá que receber o valor estabelecido pela empresa que o contratou.

Mas, quando você desenvolve o seu próprio negócio, os seus ganhos não possuem limites. Ou seja, quanto mais trabalhar, ou quanto mais vender, mais dinheiro ganhará.

Se você der uma olhada para os empreendedores mais bem-sucedidos do mundo nos dias de hoje, notará que seus patrimónios cresce significativamente, tudo porque eles não chegam a ganhar o mesmo valor todos os meses, eles se esforçam para trabalhar mais e, consequentemente, ganhar mais dinheiro a cada mês que passa.

Contudo, o empreendedorismo lhe permite isso e muito mais, você pode ser um grande empreendedor e começar a ganhar também sem limites estabelecidos. Porém, tudo parte de uma boa ideia de negócio e uma estratégia muito bem definida.

Entre empreender e ser empregado

E agora, você que nunca encontrou oportunidades de emprego em Angola, vai continuar procurando ou está pronto para começar um negócio e ainda gerar emprego para outras pessoas?

Lembre-se que o empreendedorismo em Angola tem espaço para qualquer um que dedicar sua atenção e esforço a ele.

Você pode, com certeza, mudar sua condição financeira a partir de hoje mesmo.

Contudo, a decisão é sua. Você pode seguir as dicas acima para facilmente encontrar vagas de trabalho em Angola, ou tornar-se empreendedor e viver dos lucros do seu empreendimento.

Se você ainda não conseguiu entendeu se o possui um perfil de empreender ou empregado, não se preocupe, veja um pequeno resumo destes dois perfis logo abaixo:

Perfil do empreendedor

O empreendedor é alguém capaz de desenvolver ideias que poderão lhe render lucros satisfatórios.

Porém, este deve colocar em risco um valor adquirido e trabalhar com esforço e dedicação para conseguir mais do que o valor investido.

Um empreendedor é responsável pelas suas decisões e por tudo o que ocorre com seu negócio, mostrando capacidade para solucionar qualquer eventual problema.

Todavia, o empreendedor tem, ainda assim, a possibilidade de se dar bem e conseguir um lucro maior do que um empregado, mas, isso também pode acontecer ao contrário.

Perfil do empregado

O empregado é alguém disposto a dedicar seu esforço trabalhando para algo que não lhe pertence. Porém, este possui maior segurança, pois não terá que sacrificar um valor adquirido para conseguir lucro, porquanto terá seu ganho mensal garantido.

Mas, o empregado é destinado a ganhar um valor estabelecido por uma entidade.

A grande vantagem de ser emprego é estar livre dos riscos de investir seu dinheiro em negócio que poderão não dar certo e simplesmente ter o seu dinheiro desperdiçado.

Entre estes dois perfis, não existe um perfil melhor.

Na verdade, tudo parte da escolha de cada um. Afinal, alguns preferem possuir um negócio próprio e administrar seu dinheiro adquirido através dele, enquanto outros, preferem ser empregados e depender de um valor limitado a ganhar mensalmente, porém, estando livre de certos riscos.

Conclusão

O assunto principal deste artigo é oportunidades de emprego em Angola e possíveis formas de as encontrar. Porém, aproveitei para mostrar ao caro leitor uma opção para se refugiar caso não consiga, de jeito algum, encontrar oportunidades para conseguir trabalho em Angola e ter uma vida mais equilibrada.

Na verdade, pode não ser fácil acertar em uma destas opções abordadas neste artigo. Mas, não deixa de ser possível, talvez você só esteja fazendo as coisas de forma errada.

Sendo assim, é indispensável fazer uma óptima escolha e ter em conta questões importantes para conseguir sucesso em uma destas opções, muitas destas questões foram detalhadas acima.

Espero que gostes do artigo, e se você gostou não deixe de compartilhar em suas redes sociais.

Grande abraço e até ao próximo conteúdo!

Compartilhe o artigo

Leave a Comment

error: Conteúdo protegido !!