Saúde e bem estar

Quais os sintomas da pressão alta?

Quais os sintomas da pressão alta? A pressão alta acontece quando a capacidade do sangue de ser transportado através dos vasos sanguíneos se torna bastante elevada repetidamente.

Neste artigo, vamos apresentar os principais sintomas da pressão alta.

O que é a pressão alta?

Quais os sintomas da pressão alta?

A pressão alta (hipertensão arterial) mede a quantidade de sangue que flui através dos vasos sanguíneos e a resistência que o coração enfrenta para bombear o sangue.

Os vasos sanguíneos estreitos, comumente conhecidos como artérias, oferecem mais resistência ao fluxo sanguíneo; artérias mais estreitas significam mais resistência e pressão sanguínea mais elevada.

A longo prazo, a pressão alta elevada pode causar problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas.

Sintomas da pressão alta

A pressão alta é de facto, uma patologia assintomática. Muitas pessoas não fazem a menor ideia.

Pode levar anos ou mesmo décadas até que a pressão alta se torne suficientemente grave para mostrar sinais.

Contudo, os sintomas da pressão alta podem incluir:

  • Manchas de sangue nos olhos

As manchas de sangue nos olhos são mais comuns em pessoas com diabetes ou hipertensão, mas nenhuma destas patologias causa manchas de sangue.

Os olhos nublados também não estão ligados com a pressão alta. No entanto, um oftalmologista pode diagnosticar danos nos nervos ópticos devido à pressão alta não tratada.

  • Rubor facial

O rubor facial se verifica quando os vasos sanguíneos no rosto se dilatam. Pode se verificar de maneira imprevisível ou em função de certos estímulos, nomeadamente, exposição solar, clima frio, alimentos picantes, ar, bebidas quentes e produtos de cuidado da pele.

Artigos Relacionados
  • Tonturas

Embora as tonturas possam ser um efeito colateral de alguns medicamentos administrados no tratamento da pressão alta, não são causadas pela mesma.

No entanto, as tonturas devem merecer atenção, especialmente se acontecerem de repente. Tonturas repentinas, perda de equilíbrio ou coordenação, e dificuldade em caminhar são sinais de aviso de derrame.

A pressão alta é um factor de risco para a ocorrência de um acidente vascular cerebral.

A melhor maneira de saber se tem pressão alta é procurar fazer a medição da pressão regularmente.

Por exemplo, se tiver um histórico familiar de doença cardíaca ou se estiver em risco de desenvolver doença cardíaca, o seu médico pode recomendar-lhe que verifique a sua tensão arterial duas vezes por ano.

Desta forma, você e o seu médico podem identificar potenciais problemas antes que estes se tornem um problema.

Conclusão

A hipertensão arterial progride normalmente ao longo de vários anos. Normalmente não se nota quaisquer sintomas.

Mas mesmo sem sintomas, a tensão arterial elevada pode danificar os vasos sanguíneos e órgãos, especialmente o cérebro, o coração, os olhos e os rins.

A detecção precoce é essencial. Medição regular da pressão pode ajudá-lo a si e ao seu médico a detectar alterações.

Se tiver pressão alta, o seu médico pode pedir-lhe que monitorize a sua pressão durante várias semanas para ver se esta permanece alta ou se regressa aos níveis normais.

Mais artigos:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!