Saúde e bem estar

4 Melhores exercícios para controlar a ansiedade

Melhores exercícios para controlar a ansiedade.


A ansiedade é o estado emotivo caracterizado por um sentimento de insegurança. Trata-se de um problema muito comum nos dias de hoje. Aliás, todos nós já nos sentimos ansiosos alguma vez. Por exemplo, antes de começar uma prova importante ou quando esperamos por algo de grande valor.

O que acontece é que alguns conseguem controlar a ansiedade facilmente e outras simplesmente têm isso como uma grande dificuldade.

Esse sentimento pode ser considerado algo positivo pois nos ajuda a se prevenir ao que está por vir ou acontecer. Porém, existem situações que isso acaba nos prejudicando por conta do sofrimento e fica muito difícil controlar.

Pensando nisso, preparamos para você algumas dicas que podem ser remédios para ajudá-lo a controlar sua ansiedade. Tratam-se de alguns exercícios simples que qualquer um pode realizar em seu conforto.

Exercícios para controlar a ansiedade

Exercícios para controlar a ansiedade
Exercício de meditação.

Dividimos os exercícios para controlar a ansiedade em quatro grupos:

  1. Exercícios físicos;
  2. Exercícios psicológicos;
  3. Exercícios de respiração;
  4. Exercícios de meditação.

1. Exercícios físicos para controlar a ansiedade

Alongamento: Entre os vários benefícios desse exercício estão: aumento da circulação sanguínea e ajuda na recuperação muscular pós-treino, alívio da tensão, redução das chances de lesão e redução do estresse. Entretanto, se você está buscando exercícios para diminuir a ansiedade, considere incluir o alongamento na sua rotina diária.

Além do alongamento, outros exercícios físicos que podem ajudá-lo a controlar a ansiedade são:

  • A prática de exercícios físicos em geral que lhe traga prazer;
  • Yoga: além de melhorar sua saúde como um todo, trabalha muito a respiração.

Além disso, você pode optar por outras atividades físicas que também trabalham a respiração, como:

  • Corrida
  • Dança
  • Pilates
  • Natação

2. Exercícios psicológicos para ansiedade

Alguns exercícios psicológicos podem te ajudar acalmar-se e sentir-se muito melhor no seu dia a dia. Considere que muitas vezes a nossa psique é responsável por uma parcela considerável da ansiedade que sentimos. Estão, é muito provável que esses exercícios funcionem.

Uma dica simples é você procurar fazer coisas que te deixam feliz, como uma viagem para um lugar que traga paz, conversar com seus familiares e amigos ou simplesmente experimentar comprar algo novo. Ao realizar uma dessas actividades prazerosas sua mente ficará mais leve e os sintomas negativos da ansiedade desaparecem aos poucos.

Além dessa dica, existe um outro exercício psicológico que funciona muito bem. Consiste em se desligar de informações que podem aumentar sua ansiedade. Para isso, considere dar um tempo nas redes sociais.

Artigos Relacionados

3. Exercícios de respiração para ansiedade

O exercício de respiração é outra medida que ajuda muito a controlar a ansiedade. Isso acontece porque acalmar a respiração passa uma mensagem positiva para seu cérebro, informando que está tudo bem e que você pode focar naquilo que você tem controle.

Um simples exercício de respiração pode ser feito respirando por narinas alternadas. Basta tampar com o dedo uma das narinas, inspirar, tampar a outra narina desobstruindo a primeira e soltar o ar calmamente. Além dessa, uma das formas de praticar o exercício de respiração consiste em três passos simples:

  1. Inspire lenta e profundamente o ar pelas narinas por 4 segundos;
  2. Segure o ar em seus pulmões tranquilamente também por cerca de 4 segundos;
  3. Por fim, elimine, por cerca de 6 segundos, de forma suave todo o ar que estava retido.

4. Exercícios de meditação para controlar a ansiedade

A meditação é um dos exercícios que ajuda a controlar a ansiedade e a conter sintomas de angústia e mal estar.

Pesquisas recentes mostram que meditar todos os dias por vários anos consecutivos literalmente muda o nosso cérebro graças a um fenômeno conhecido como neuroplasticidade.

Essas mudanças têm a ver com o crescimento de áreas cerebrais relacionadas com o autocontrole, resiliência e outros atributos que combatem a ansiedade excessiva.

Por exemplo, fazer exercícios diários de meditação mindfulness contribuem para nos tornar mais conscientes no aqui e agora e, assim, reduz nossa ansiedade.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!