Saúde e bem estar

13 Benefícios de fazer exercícios físicos que você precisa conhecer

A prática de exercícios físicos promove o bem-estar físico e mental, fortalece os ossos, alivia o stress, combate a depressão e possui ainda inúmeros benefícios. Vários estudos são unânimes em afirmar que fazer exercícios físicos pelo menos 30 minutos por dia pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de qualquer pessoa.

A prática da atividade física é recomendada para pessoas de qualquer faixa etária, incluindo crianças e idosos.

Mas, é importante fazê-lo corretamente e, se possível, consultar um médico antes de tudo (sobretudo se você tem mais de 45 anos ou se você tem tido desmaios ou tontura intensa), já que a intensidade e a duração da atividade física variam ao longo da vida.

Contudo, a prática de exercícios físicos pode ajudar a prevenir certas doenças e melhorar a sua qualidade de vida através de seus outros inúmeros benefícios.

13 Benefícios de fazer exercícios físicos

Benefícios de fazer exercícios físicos
Benefícios de fazer exercícios físicos

Entre os vários benefícios de fazer exercícios físicos, reunimos 13, dos quais você pode conhecê-los com mais detalhes logo abaixo:

1. Fortalece os ossos

A prática de exercícios físicos promove o fortalecimento dos ossos, pois ajuda a construir a densidade óssea quando você é mais jovem e a prevenir a osteoporose mais tarde na vida.

Pesquisas sugerem que exercícios de grande impacto como ginástica e corrida, ou esportes como o futebol e basquetebol podem ajudar a promover uma densidade óssea maior do que esportes sem impacto, como natação e ciclismo.

2. Alivia o stress

O stress é, para muitas pessoas, um problema com várias consequências e por isso procuram evitá-lo ao máximo. Mas, você sabia que fazer exercícios físicos pode ajudar a aliviar o stress?

Sim, e isso acontece porque depois da actividade física, o nível de adrenalina e cortisol (dois hormônios do stress) são equilibrados, fazendo com que você se sinta melhor e mais relaxado.

Os exercícios físicos podem ajudar até pessoas com stress crônico, cujo nível de adrenalina e cortisol estão sempre altos. Para essas pessoas, a prática de exercícios físicos é essencial, pois ajuda a diminuir a produção desses hormônios.

3. Melhora a qualidade do sono

A prática de exercícios físicos também é capaz de melhorar a qualidade do sono e ajudar pessoas com insónia. Um estudo sugeriu que 16 semanas de atividade física pode ajudar a melhorar a qualidade do sono.

4. Aumenta a resistência dos músculos

Fazer exercícios físicos ajuda na resistência dos músculos

Artigos Relacionados

A prática de exercícios físicos pode ajudar na construção dos músculos através dos hormônios que são liberados durante a atividade. Estes hormônios promovem a capacidade dos músculos de absorver aminoácidos, fazendo com que eles cresçam.

Os exercícios físicos também ajudam a manter a força e reduzir a perda muscular causado naturalmente à medida que as pessoas crescem e caminham para a velhice. Para pessoas idosas, essa perda muscular pode aumentar o risco de lesões e quedas. Entretanto, fazer exercícios físicos pode evitar que isso aconteça e ainda manter a força e a resistência dos músculos.

5. Ajuda a reduzir a pressão arterial

Esse benefício de fazer exercícios físicos é responsável por fazer com que os exercícios físicos sejam muito recomendados para pessoas com hipertensão.

Exercícios físicos simples, como caminhada, ajudam a reduzir a pressão arterial e a melhorar a circulação do sangue, além de diminuírem o risco de problemas cardiovasculares através do seu poder de melhorar os níveis de colesterol “bom” e reduzir o colesterol “mau” e os triglicerídeos.

6. Ajuda a diminuir o peso

A prática de exercícios físicos é também muito recomendada para pessoas que possuem peso excessivo, isso porque essa prática ajuda a manter a perda de peso, pois quanto mais você se dedicar a atividade física, mais calorias serão queimadas.

Portanto, se você acha que está com peso em excesso, reservar um tempo para se dedicar a actividade física poderá ajudá-lo a reduzir o seu peso. Porém, é sempre importante consultar um médico antes de começar.

7. Promove a sensação de bem-estar físico e mental

Se você deseja estar bem física e mentalmente a prática de exercícios físicos pode lhe ajudar nesse sentido.

A prática da actividade física estimula várias substâncias químicas cerebrais que podem deixá-lo com a sensação de bem-estar, além de diminuir a ansiedade.  Uma específica é a endorfina – de grande poder analgésico, produzido pela glândula hipófise presente no cérebro.

8. Ajuda a reduzir o colesterol “mau”

A prática de actividade física regular é uma das formas de se manter activo, o que ajuda a reduzir o colesterol “mau” (colesterol LDL) e a aumentar para níveis saudáveis o colesterol “bom” (colesterol HDL) – o que é bom para a saúde cardiovascular.

9. Aumenta a energia

Fazer exercícios físicos aumentam a energia

Um dos grandes benefícios de fazer exercícios físicos é garantir um aumento de energia ao seu corpo, e apesar de que você precisará gastar energia durante a atividade física, elas serão brevemente recompensadas, pois a prática da atividade física aumenta o nível de energia tanto em pessoas com boas condições de saúde quanto aquelas que sofrem de doenças progressivas como esclerose múltipla ou câncer, por exemplo.

Além disso, a prática de exercícios físicos fornece oxigênio e nutrientes aos tecidos e ajuda o sistema cardiovascular a funcionar com mais eficiência, uma vez que a saúde do coração e dos pulmões melhorarem, o corpo passará a ter mais energia para realizar tarefas do seu dia a dia.

10. Promove a produtividade

A prática de exercícios físicos pode deixá-lo mais produtivo. Estudos sugerem que a prática da atividade física regular contribui para um aumento da produtividade no trabalho.

11. Diminui o risco de várias doenças

A prática da atividade física diminui o risco de várias doenças e problemas de saúde, incluindo as doenças crônicas como a hipertensão e diabetes, pois, segundo estudos, a principal causa de doenças crônicas é a falta de atividade física regular.

Além disso, fazer exercícios físicos mantém o corpo activo, ajudando no aumento do colesterol bom e diminuindo os triglicerídeos prejudiciais à saúde, fazendo com que o sangue flua suavemente – o que diminui o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.

A prática da actividade física pode ainda diminuir o risco de outros problemas de saúde como:

  • Câncer;
  • Artrite;
  • Pressão alta;
  • Síndrome metabólica e outros.

12. Combate a depressão

O combate a depressão é um dos pontos fortes da prática da actividade física regular, e vários estudos são unânimes sobre essa afirmação.

Os exercícios físicos podem alterar os níveis de substâncias químicas no cérebro, como serotonina, endorfinas e hormônios do estresse; podem bloquear os pensamentos negativos e o aumento do condicionamento físico pode melhorar seu humor e ajudar a melhorar seus padrões de sono, enfim, existem vários pontos de vista a respeito de como os exercícios físicos podem combater a depressão.

13. Melhora o funcionamento do cérebro

Para além de ajudar no fortalecimento dos músculos e aumentar a energia do corpo, a prática de exercícios físicos ajuda na estimulação do crescimento das células cerebrais.

“Estudos sugerem que pessoas que praticam exercícios físicos constantemente possuem maiores pontuações de Q.I”.

Entretanto, a actividade física é também recomendada para pessoas que desejam se tornar mais inteligentes e desenvolver suas agilidades cerebrais.

Começando a praticar

Como começar a praticar

Os benefícios de fazer exercícios físicos são vários e estão ligados ao bem-estar e ao melhoramento da qualidade de vida, mas é preciso não começar a praticá-los de qualquer maneira. Algo interessante que você deve saber é que você deve ter uma alimentação saudável e equilibrada antes de começar.

É importante também consultar um médico antes de tudo, sobretudo se você tem complicações de saúde, pois, dependendo do seu estado de saúde, pode ser que você precise praticar exercícios físicos com o acompanhamento de um profissional de educação física ou fisioterapeuta para evitar complicações em sua saúde.

É exactamente por isso que você deve consultar um médico antes de começar.

Se você é iniciante, é bom, e até recomendado que comece com exercícios mais leves como caminhadas durante 30 minutos ou uma hora durante 3 ou 5 dias na semana e ir aumentando a frequência a cada semana, chegando a praticar os exercícios físicos todos os dias (se tiver disponibilidade para tal).

Porém, existe uma frequência adequada para cada idade.

A frequência adequada

A frequência e a intensidade de exercícios físicos adequadas varia de acordo a idade de cada pessoa. A OMS realizou a divisão da seguinte maneira:

  • de 5 a 17 anos de idade — 60 minutos semanais de atividade aeróbica, que varie de moderada a vigorosa;
  • de 18 a 64 anos de idade — 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos moderados e 75 minutos de exercícios vigorosos;
  • acima dos 64 anos — Igualmente, 150 minutos de exercícios aeróbicos moderados e 75 minutos de exercícios vigorosos, ambos distribuídos durante a semana.

Caso não tenha tanto tempo para se dedicar aos exercícios físicos, alguns minutinhos de caminhada ou subida e descida de escadas já pode lhe ajudar bastante.

E se você não tiver possibilidades de começar a praticar exercícios físicos com o acompanhamento de um professor de educação física, existem aplicativos que podem ajudá-lo em sua jornada de exercícios e podem instruí-lo a praticar exercícios dos mais leves aos mais complexos e avançados, tendo em conta a sua idade.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!