Saúde e bem estar

Pessoas com diabetes podem doar sangue? Entenda a resposta

Pessoas com diabetes podem doar sangue?

Recentemente publicamos um artigo que responde com detalhes a pergunta sobre “pessoas com tatuagens e piercing podem doar sangue?”, depois desse artigo, decidimos dar resposta a outra questão semelhante, feita por milhares de pessoas. Mas agora o assunto é sobre diabetes. Será que uma pessoa com diabete pode doar sangue?

Se você tem, ou está com diabetes e quer saber se pode ou não doar sangue, com certeza terá a resposta que deseja e saberá se essa doença pode ou não impedi-lo de realizar essa atitude generosa capaz de salvar vidas de várias pessoas que estão lutando por ela.

Pessoa com diabetes pode doar sangue?

Essa é uma pergunta cuja resposta é condicionada. Na verdade, a resposta é sim para casos de pessoas que estão com diabetes bem controlada através de alimentos, prática de exercícios físicos ou com medicação oral e não apresentam alterações vasculares.

Já para casos de doentes que são insulinodependentes (ou mesmo para aqueles que tenham usado insulina por uma única vez), a doação não pode ser feita, ou seja, pessoas nessas condições não podem doar sangue.

Isso em proteção do próprio doador, já que doentes diabéticos que já tenham utilizado insulina têm alterações cardiovasculares, e pode acontecer que durante a doação de sangue o mesmo manifeste alguma reação que pode piorar o seu estado de saúde.

Em casos do gênero, os riscos estão apenas do lado do doador e não para quem recebe o sangue, por isso é importante que diabéticos que já tenham utilizado insulina não realizem a doação de sangue para o seu próprio bem.

Contudo, para o primeiro caso (de pessoas com diabete controlada), é importante salientar que o doente deverá cumprir outros requisitos para prosseguir com a doação.

Requisitos para doar sangue

Toda a pessoa que deseja realizar a doação de sangue deve ter em mente alguns requisitos que já citamos no outro artigo, mas voltaremos a citar aqui para garantir que você tenha conhecimento. Em fim, o doador precisa ter certeza de:

  • Ter idade compreendida entre 16 e 59 anos;
  • Estar bem de saúde (sem ter doenças como, como febre, diarreia, anemia, extração dentária (7 dias))…;
  • Estar com o peso mínimo de 50 Kg;
  • Estar bem alimentado;
  • Ter dormido bem por, pelo menos, quatro horas nas últimas 24h;
  • Estar com o seu documento de identificação com foto.

Obs:  mulheres grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar sangue temporariamente.

Entretanto, se você cumpre com todos os requisitos que mencionamos acima, não há impedimentos para doar sangue, faça a sua doação com muito amor e participe da equipe de pessoas que salvam  vidas.

Se você é homem você pode doar até 4 vezes por ano. Para as mulheres, são somente 3 vezes anuais, respeitando o intervalo de pelo menos dois meses (para os dois lados). Com esse gesto simples, porém de muito significado, você poderá salvar dezenas de vidas de pessoas.

Artigos Relacionados

Se a sua dúvida sobre pessoas que têm diabetes podem doar sangue ou não ainda persistir, contacte um especialista e apresente suas dúvidas e ele com certeza dará as melhores e mais convincentes respostas para você.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!