Saúde e bem estar

Pessoas com tatuagem ou piercing podem doar sangue?

Existe um elevado número de pessoas que possuem o desejo de doar sangue e salvar vidas, mas, muitas delas, por possuírem alguma tatuagem ou piercing vivem na incerteza e acabam não doando, alguns até nem chegam a consultar um médico para saber se a tatuagem ou o piercing realmente o impede de doar sangue.

Se esse é o seu caso, você pode ficar despreocupado, pois ao longo desse artigo explicaremos para você se, estando tatuado você pode ou não doar sangue e porquê. Você irá saber também os requisitos para doar sangue e como fazer a doação.

Quem tem tatuagens ou piercing pode doar sangue?

Pessoa doando sangue
Pessoa doando sangue.

Embora muitos achem que não, a resposta para essa questão é sim, mas…Apenas pode doar sangue quem tem 12 meses desde a sua última tatuagem, ou seja, pessoas tatuadas só podem doar sangue se a última tatuagem tenha sido feita há um 1 ano.

Isso vale também para aqueles que possuem piercing.

Porém, para esse caso, existem casos especiais que a sua resposta depende exactamente de onde foi aplicado o piercing e como foi aplicado. Por exemplo, em casos em que a perfuração foi realizada sem condições de avaliar a antissepsia é necessário aguardar um ano para poder doar.

Já para casos em que a perfuração foi feita com material descartável e a mesma tenha sido feita em local apropriado, há necessidade de aguardar 6 meses após a realização para poder doar sangue.

Por outro lado, se a perfuração for feita na mucosa oral ou genital, você não poderá realizar a doação de sangue enquanto estiver com o piercing e apto após 1 ano da retirada.  Você deve saber qual o seu caso para esperar pelo tempo recomendado e fazer a sua doação sem qualquer risco tanto para você quanto para quem receber o sangue doado.

Por que esse tempo de espera para tatuados poderem doar sangue?

Esse tempo é necessário pois pode se dar o caso de, no momento da tatuagem, o tatuado contrair algum vírus e este ficar encubado. E apesar de que todo sangue passa por uma análise, alguns vírus como o da hepatite e o HIV podem não ser detectados nas primeiras semanas ou até meses de contaminação.

Sendo assim, o que pode acontecer caso a doação seja feita é que o vírus seja transmitido para a outra pessoa (a que receber a doação).

É exactamente por isso que é recomendado aguardar por esse tempo, pois, durante esse tempo maior parte dos vírus não resistem e acabam morrendo (o que transmite mais segurança para todos durante a doação), enquanto outros começam a apresentar sintomas da doença.

Todavia, caso você ache esse tempo longo demais para aguardar pela permissão de fazer a sua doação com segurança, você deve optar por fazer a doação antes de fazer a sua tatuagem. Agindo assim, você pelo menos, terá ajudado pessoas na luta pela vida e sentirá essa satisfação.

Quem pode doar sangue?

A doação de sangue é permitido para pessoas com idade entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50Kg.

Artigos Relacionados

Pessoas com diarreia recente, gripe, febre acima de 37°C, anemia, extração dentária (7 dias), cirurgias, mulheres grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar sangue temporariamente.

Uma nota importante é que, para menores de 18 anos a doação deve ser feita com o consentimento dos país.

É necessário estar em jejum para doar?

Não necessariamente. O que você deve fazer é se abster de alimentos gordurosos três horas antes da doação.

Como doar sangue

O processo de doação de sangue é bastante simples e grande parte do processo não depende de você. O que você deve fazer é dirigir-se a uma brigada de colheita certificado que:

  • Tem idade compreendida entre 16 e 59 anos;
  • Está bem de saúde (sem nenhuma doença mencionada acima ou outra);
  • Está com o peso mínimo de 50 Kg;
  • Está bem alimentado;
  • Dormiu bem por, pelo menos, quatro horas nas últimas 24h;
  • Está com o seu documento de identificação com foto.

Se estiver tudo certo, você será avaliado por um médico, que fará tudo o que for necessário para começar a doação e terminar com êxito. A doação pode levar de 10 a 15 minutos a ser concluída, mas o processo todo, incluindo o cadastro e todos os testes necessários pode levar até 40 minutos.

Quantas vezes uma pessoa pode doar sangue?

A quantidade de vezes em que uma pessoa pode doar sangue num intervalo de um ano depende do seu gênero.

Para os homens, a doação deve ser feita 4 vezes por ano, enquanto as mulheres devem doar apenas 3 vezes por ano.

Importa salientar que, tanto para os homens quanto para as mulheres, é preciso e obrigatório manter o intervalo de no mínimo dois meses após uma doação.

Conclusão

Agora você já sabe se uma pessoa com tatuagem ou piercing pode doar sangue ou não. Deve se lembrar que doar sangue significa contribuir para que mais vidas sejam salvas, mas é importante cumprir com o que descrevemos acima sobre as pessoas que têm uma tatuagem ou um piercing.

Compartilhe o artigo se ajudou você e ajude mais pessoas a tirarem suas dúvidas sobre esse assunto.

Leia também: Pessoa com diabete pode doar sangue?

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!