Como ser mais inteligente – 19 formas e dicas que irão te ajudar

Comece depois da publicidade

Como ser inteligente?

Durante muitos anos a inteligência foi sendo definida de várias formas. E isso continua até aos dias de hoje.

Porém, o conceito mais comum que se tem sobre inteligência ou “ser inteligente” está ligado a capacidade que determinada pessoa tem de entender ideias complexas, ou ainda, dar soluções a problemas considerados difíceis e aprender certas coisas com facilidade.

Para muitos, a inteligência é uma capacidade que o ser humano nasce com ela. Mas, por outro lado, há quem considera a inteligência uma capacidade que pode ser desenvolvida.

Este é o nosso caso. E por estar de acordo com esse conceito, preparamos para você este artigo com algumas dicas e formas de como se tornar inteligente, ou como alguém que não se considera inteligente pode mudar completamente a sua opinião sobre suas capacidades.

Como ser inteligente – 19 formas e dicas que irão te ajudar

Dicas para ser mais inteligente
Dicas para ser mais inteligente

Considerando o conceito de que a inteligência é uma capacidade que pode ser desenvolvida, do qual estamos de acordo, podemos aqui mencionar algumas formas que explicam como o conceito acima pode ser verdade e comprovadamente funcional:

1. Desenvolva o hábito de fazer leitura

Existe uma enorme riqueza nos livros, e não só. Desenvolver o hábito de leitura é certamente garantir a possibilidade de aprender algo novo todos os dias. Isso já significa muito para quem deseja se tornar inteligente.

Você pode desenvolver muito mais conhecimento do que imagina apenas lendo, inclusive, você pode obter a fórmula para resolução de vários problemas por meio de uma boa leitura.

Entretanto, sempre que você tiver um tempinho e precisar saber de alguma coisa, leia, pois desta forma, você estará não somente alimentado a sua memória com novos conhecimentos como também estará estimulando e exercitando o seu cérebro.

Outra vantagem da leitura no desenvolvimento da inteligência está ligado ao facto de que a leitura promove a saúde mental e reduz o stress que certamente não contribui para o desenvolvimento da inteligência.

“Segundo um estudo da universidade de Sussex realizado em 2009, ler apenas seis minutos pode reduzir os estresses em até 68%”.

Publicidade

2. Leia livros interessantes

Leia livros interessantes.

Nos dias em que vivemos não é difícil encontrar livros interessantes, repletos de conteúdo que com certeza são capazes de mudar a forma como pensamos ao mesmo tempo em que acrescentam em nós um conhecimento sobre algo novo.

Você pode, por exemplo, ler livros sobre pensamentos escritos por sábios, religião, teorias e ciências, ou ainda ler livros sobre um assunto específico do qual você queira aprimorar, como negócios ou pensamentos de pessoas ricas, por exemplo.

3. Faça perguntas

O ser humano aprende vendo ou ouvindo sobre determinado assunto. Mas, obviamente, você não ouvirá de repente a resposta de aguma dúvida que você tenha.

Por isso, existe a possibilidade de fazer perguntas. Você pode perguntar tudo  que achar interessante para pessoas que entendem sobre tal.

Embora as vezes pareça um pouco vergonhoso, fazer pergunta é um dos jeitos mais simples e poderosos de se aprender algo novo.

Você deve considerar mais a vontade e a necessidade que tem de aprender coisas novas e estimular o seu cérebro do que a vergonha e a sensação de que permanecer calado é a melhor escolha.

4. Faça novas experiências

Fazer novas experiências ajuda a ser mais inteligente

Se você se acha pouco inteligente e pretende aumentar seu nível de inteligência, que tal experimentar coisas novas, aprender um novo idioma, aprender conceitos básicos sobre determinado assunto?

Pode ser que isso mude a sua maneira de pensar sobre o que é, de facto, ser inteligente.

5. Faça desafios a si mesmo

Talvez você só se acha menos inteligente porque tem colocado limites e barreiras em suas capacidades. Sabe, aquela frase “eu não vou conseguir”, tem contribuído para que muitas pessoas não desenvolvam suas capacidades.

O que você precisa é fazer desafios a si mesmo, como fazer algo que você gostaria tanto mas acha que não consegue. Com isso, é possível que você active mais da sua capacidade de resolução de problemas e de raciocínio e perceba que é mais inteligente do que imaginava.

“Quando eu decidi aprender programação várias pessoas me diziam que eu não conseguiria, que era coisa de génios e de pessoas com nível de inteligência muito elevado, mas eu percebi que elas só pensavam assim porque olhavam para as várias linhas de códigos e logo desistiam”.

Eu tinha começado a achar que não conseguiria.

Mas quando eu decidi que iria aprender, e até me desafiei a criar alguns projectos, eu percebi que afinal de contas eu tinha uma capacidade maior do que eu imaginava.

6. Cuide da sua alimentação

Se alimente bem

Uma boa alimentação é com certeza um dos itens importantes e recomendados para quem deseja ser mais inteligente.

Alimentar-se de alimentos que contém ácido fólico, B12 e B6, por exemplo, é garantir uma boa memória, enquanto alimentar-se de alimentos ricos em vitaminas C é garantir um aumento na sua agilidade mental.

Existem ainda outros alimentos repletos de propriedades boas para pessoas que almejam melhorar suas capacidades mentais.

7. Use a tecnologia a seu favor

Com várias tecnologias já desenvolvidas até ao dia de hoje, é possível encontrar solução para quase tudo. Até mesmo para quem queira saber como ser inteligente.

No entanto, a tecnologia nos oferece uma grande possibilidade de sermos inteligentes e treinarmos nossas habilidades e capacidades de raciocínio. E você não precisa pensar em aparelhos caros e de difícil aquisição.

Com apenas o seu celular ou computador, você pode ter acesso a tudo, ou quase tudo que alguém precisaria para iniciar o seu desenvolvimento de inteligência. Para isso você só precisa pensar em:

  • Jogos de inteligência – Existe actualmente uma série de jogos literalmente capazes de estimular o seu cérebro, transmitir conhecimento e lhe tornar mais inteligente, sem exageros. Jogos de quem sabe sabe até mesmo de raciocínio lógico são bons exemplos disso.
  • Aplicativos – A ideia dos aplicativos é semelhante a dos jogos. Você pode encontrar vários aplicativos, com métodos diferentes para lhe tornar mais inteligente e exercitar o seu cérebro.
  • Sites e blogs – Você pode encontrar uma série de conteúdo ricos sobre como ser inteligente. Tal como você está lendo aqui, você pode ler artigos semelhantes em outros sites e blogs.
  • Redes sociais – Diferente do que muitos pensam, as redes sociais não servem apenas para entreter. Afinal, pessoas inteligentes também usam as redes sociais para compartilhar seus conhecimentos. Considere segui-las e acompanhar seus ensinamentos logo que aparecerem no seu feed.

8. Conviva com pessoas inteligentes

Um dos jeitos mais eficientes de se tornar inteligente é convivendo com pessoas que você considera inteligentes. Para além de aprender coisas novas, você tem ainda a possibilidade de perguntar o que quiser e aguardar pela resposta de quem entende do assunto em questão.

Você se lembra daquele antigo ditado: Quem anda com ladrão se torna um ladrão?

Mesmo que nem sempre, existe uma grande chance de isso acontecer, e para o nosso caso não é diferente.

9. Controle suas emoções

Muitas vezes a atitude de não controlarmos as nossas emoções tem sido responsável por fazer com que outras pessoas nos achem menos inteligentes, e as vezes faz com que até nós mesmos nos achemos assim.

Isso acontece porque em certos casos, acabamos fazendo coisas que uma pessoa inteligente jamais faria, agimos nos deixando levar pela emoção e não pelo que a nossa inteligência nos confere. Entretanto, se você quer ser mais inteligente, controle suas emoções.

10. Escreva o que está tentando aprender

Escreva sempre o que estuda

A escrita complementa a leitura e juntos têm grande influência no aprendizado de alguém.

Por isso, sempre que você estiver lendo e tentando entender algum conceito, escreva-o em um papel, pois enquanto você estiver lendo e escrevendo o conceito, você estará favorecendo o seu cérebro a memorizar o conceito todo mais rapidamente.

Há um tempo que tenho colocado em prática essa dica e realmente tem trazido bons resultado. Você pode realizar um teste e tirar suas próprias conclusões, mas lhe garanto que certamente irá se surpreender com os resultados.

11. Ocupe a sua mente com pensamentos positivos

Todos temos aquele momento em que ficamos sozinhos e aproveitamos o momento para pensar. Entretanto, algumas pessoas acabam pensando em coisas que definitivamente não agregam nenhum valor a elas.

Se você é uma dessas pessoas então saiba que a melhor opção é certamente aproveitar seu tempo pensando em coisas positivas, ou até mesmo curiosas (no bom sentido), isso fará com que você se interesse em adquirir conhecimento sobre várias coisas.

12. Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos ajuda o cérebro

Os exercícios físicos nos ajudam em vários sentidos, como no fortalecimento do corpo e na estimulação do crescimento das células cerebrais. Praticar exercícios físicos é garantir um melhor funcionamento do seu cérebro.

Quer ser mais inteligente? Pratique exercícios físicos.

“Estudos mostram que pessoas que praticam exercícios físicos constantemente possuem maiores pontuações de Q.I”.

13. Anote suas tarefas

Esta dica para além de deixar você inteligente, ela contribui na sua boa organização.

O que você precisa fazer é apenas anotar suas tarefas diárias em uma folha de papel e ir seguindo cumprindo cada uma delas no seu tempo.

Você pode anotá-las em ordem de importância, deixando as mais importantes em primeiro lugar e as menos importantes para depois.

Porém, é importante que você saiba exactamente quais as tarefas que são importantes para você, e que de certa forma, irão contribuir na saúde do seu cérebro, como ler um livro, por exemplo.

14. Pratique tudo o que aprende

De nada adianta adquirir tanto conhecimento se você não vai colocá-los em prática, isso garantirá que você jamais seja visto como um ser inteligente. Entretanto, se você aprendeu algum conhecimento novo, coloque-o em prática, começando por estas dicas que está lendo neste artigo.

15. Leia ou assista noticiários

Uma das razões de você acompanhar os noticiários, lendo ou até mesmo assistindo, é que, devido a variedade de matérias que são transmitidas, você pode encontrar vários tópicos para se interessar e ainda aprender sobre novas coisas, conferir dados importantes e receber novas actualizações.

16. Ensine suas habilidades

Ensina suas habilidades

O que acontece quando você ensina suas habilidades e conhecimentos com outras pessoas é que você se certifica de que realmente adquiriu tal conhecimento, e mais, você recapitula tudo o que aprendeu – o que ajuda muito na memorização de qualquer matéria.

17. Assista séries e filmes educativos

Outra modo de como ser inteligente está ligado ao que você assiste ou deve assistir. Ao invés de perder seu tempo assistindo a filmes engraçados ou de terror, você poderia aproveitar esse tempo para assistir filmes educativos.

Existem vários filmes bastantes educativos, capazes de até mudar a maneira como pensamos e agimos diante de diferentes situações.

18. Participe de eventos de grande interesse

Outra importante dica de como ser inteligente é participar em eventos interessantes, daqueles que prometem acréscimo ao seu conhecimento, como debates, palestras, ensinamentos etc.

Isso tem um grande poder. Os debates, por exemplo, podem ajudar você a treinar sua capacidade de analisar certos conceitos e opinar sobre determinado assunto baseando-se em suas próprias ideias.

19. Não pare de aprender

Aprender sempre ajuda a ser mais inteligente

Aprender é um ciclo necessário, e se você poder transformar isso em um ciclo vicioso melhor ainda, pois, já que pessoas inteligentes costumam ter conhecimento e diferentes formas de resolver problemas, aprendendo você certamente terá essas características.

Por tanto, não pare de aprender principalmente sobre assuntos e coisas pertinentes.

Conclusão

Como você se sente agora? Pronto para desenvolver sua mente e ser mais inteligente?

As dicas apresentadas acima, se aplicadas, irão contribuir significativamente para que você realmente realize seu desejo de ser inteligente. É claro que você precisa realmente praticá-las ao invés de simplesmente ler cada uma delas e deixar para lá…

É importante considerar que isso pode levar tempo até você notar que suas capacidades estão sendo desenvolvidas, mas é ainda mais importante não desistir.

Contudo, lhe desejo muito sucesso e que a inteligência encha a sua mente!

error: Conteúdo protegido !!