ComportamentoSaúde e bem estar

Como cuidar da saúde mental

É essencial cuidar de si próprio e tirar o máximo partido da vida. Aqui estão 9 maneiras práticas de proteger a sua saúde mental.

Fazer mudanças básicas no estilo de vida não tem de lhe custar uma fortuna ou demorar muito tempo. Qualquer pessoa pode seguir estas 9 dicas, porque não começar hoje?

1). Fale sobre os seus sentimentos

Falar sobre os seus sentimentos pode ajudá-lo a manter-se psicologicamente saudável e a ultrapassar os momentos em que se sente desconfortável.

2). Aceite quem você é

Somos todos diferentes. É muito mais saudável admitir que se é único do que desejar ser como outra pessoa.

Sentir-se bem consigo próprio dá-lhe confiança para aprender novas competências, ir a novos lugares e fazer novos amigos. A boa autoestima ajuda-o a lidar com os momentos difíceis da vida.

3). Mantenha-se activo

O exercício regular pode aumentar a sua autoestima e ajudá-lo a concentrar-se, descansar e sentir-se melhor.

O exercício mantém o cérebro e outros órgãos vitais saudáveis e é também um benefício essencial para melhorar a saúde psicológica.

4). Coma bem

O seu cérebro precisa de uma combinação de nutrientes para se manter saudável e funcionar bem, tal como os outros órgãos do seu corpo. Uma dieta que seja boa para a sua saúde física também é boa para a sua saúde mental.

5). Beba com moderação

Bebemos frequentemente álcool para mudar o nosso estado de espírito. Muitas pessoas bebem para lidar com o medo ou a solidão, mas o impacto é apenas temporário.

Após o impacto do álcool desaparecer, sentimo-nos pior devido à forma como o álcool danificou o nosso cérebro e o resto do nosso corpo.

Beber não é uma boa maneira de lidar com sentimentos difíceis.

6). Mantenha-se em contacto

Nada melhor do que falar cara a cara com alguém, mas isso nem sempre é possível. Também se pode telefonar, enviar uma nota ou conversar com eles online. Mantenha as linhas de comunicação abertas – é bom para si!

7). Tirar algum tempo

Uma mudança de cenário ou de ritmo é boa para a saúde mental. Pode demorar apenas 5 minutos para limpar a cozinha, uma meia hora de almoço no trabalho ou um fim-de-semana para explorar um novo espaço.

Apenas alguns minutos podem ser suficientes para o descontrair, portanto, tire algum tempo para si próprio.

8). Faça algo em que seja bom

O que gosta de fazer? Em que empregos se pode perder? O que gostava de fazer no passado?

A desistência pode ajudar a combater o stress. Fazer algo que se ama pode significar que se é bom nisso, e fazê-lo aumenta a autoestima.

9). Pedir ajuda

Nenhum de nós é sobre-humano. Todos nós ficamos cansados ou sobrecarregados por vezes pelo modo como nos sentimos ou quando as coisas não seguem o nosso caminho.

Se as coisas se tornarem demasiado para si e sentir que não consegue lidar com elas, peça ajuda. A sua família ou amigos podem oferecer ajuda prática ou um ouvido atento.

Mostrar Mais

Leia Também

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor desative seu bloqueador de anúncios! Usamos anúncios para garantir a manutenção deste blog. Portanto, se você deseja continuar lendo nosso conteúdo de forma gratuita, desative o seu bloqueador de anúncios e atualize a página!