Curiosidades

Como funciona a mente humana?

O que é a mente? O que é o cérebro? Qual é a diferença entre a mente e o cérebro e como funciona a mente humana?

Essas são algumas dúvidas comuns entre várias pessoas. É comum o pensamento de que o cérebro e a mente são a mesma coisa e possuem a mesma função, mas não é bem assim.

As pessoas costumam dizer frequentemente frases como “estou com a mente cansada”, “minha mente está cheia de problemas” ou ainda, “preciso descansar a mente”.

Porém, muitas delas acham que se usassem a palavra cérebro no lugar da mente nas frases supracitadas estariam falando da mesma coisa apenas usando termos diferente.

Mas afinal, o que é cérebro e o que é a mente?

De uma forma bem clara, o cérebro é um órgão (algo físico) essencial para a vida, para que o nosso corpo funcione. O cérebro é exatamente aquele órgão com aparência enrugada que vimos em imagens e todos conhecemos. Ele é algo concreto, biológico e tem peso.

Já a mente, por outro lado, é tudo o que acontece no cérebro ou dentro dele. De outra maneira, explica-se a mente como sendo o resultado do funcionamento do cérebro, tal como os nossos pensamentos, sentimentos e nossas emoções.

Se você entende um pouco de informática, uma forma eficiente de perceber essa diferença seria olhando para o cérebro como o hardware e a mente como o software (apenas um exemplo).

Percebeu a diferença e o conceito de cada um?

É preciso considerar que para entender a mente você precisa entender o cérebro e vice e versa, pois, ambos não podem ser entendidos de forma separada. Além disso, não existe mente sem o cérebro e o cérebro seria totalmente inútil se não existisse a mente.

Como funciona a mente humana

Entendemos que o cérebro é o órgão que permite o funcionamento da mente humana, então, como a mente humana funciona?

A mente funciona registrando o que aprendemos e o que fazemos quando sentimos algo, por exemplo, uma criança pequena em seus primeiros anos de vida não sabe completamente nada, então, se ela tem alguma necessidade, ou se está com fome, por exemplo, ela não pode falar, porque não aprendeu a falar, pois seu cérebro não está completamente pronto, então ela chora e assim é alimentada.

Se isso acontece com frequência, então sua mente entende logo que quando está com fome ela chora e em seguida alguém resolve seu problema oferecendo comida a ela.

Com o tempo, essa criança cresce e aprende novas coisas e algumas vão sendo mais complicadas. Além disso, ela aprende que quando se machuca sente dor, ela aprende o que a pode causar dor e como evitar esse sentimento. Por exemplo, ela aprende que se brincar com fogo ela pode se queimar, então ela começa a evitar isso.

Tudo isso acontece pelo trabalho da nossa mente. A mente registra o que aprendemos, o que acontece connosco ou o que vimos. Ela também está envolvida em nossas decisões. Quando você decide como se vai vestir para um encontro e até mesmo quando você decide o que vai ser quando crescer, é nossa mente funcionando.

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!