Saúde e bem estar

Quais os riscos de não menstruar?

Quais os riscos de não menstruar?

A grande maioria das mulheres já ouviu falar que é necessário menstruar todo mês para limpar o organismo. Será que isso é correto?

O contraceptivo surgiu na década de 60 e, com ele, também a ideia de que a mulher deveria menstruar todo mês.

Assim, saberia que teria um ciclo normal e, também, que não estaria grávida.

Hoje em dia, porém, nós temos muitas mulheres que sofrem demais com o período menstrual. Dores de cabeça, cólicas fortes, a famosa TPM, inchaços. E podem ter um bom benefício suspendendo o período menstrual.

Para essas mulheres que sofrem muito com esses sintomas do período menstrual, existe uma boa indicação de suspender a menstruação.

Hoje em dia, existem muitas opções de anticoncepcionais, seja comprimido, injetável, o diu mirena, que pode deixar a mulher sem o período menstrual e sem esses incómodos desse período.

Quais os riscos de não menstruar?

É importante saber que a ausência da menstruação, não traz nenhum prejuízo à saúde.  Traz os mesmos riscos e benefícios de fazer a pausa com a pílula anticoncepcional.

Então, não faz mal não menstruar. E, após a interrupção, fazer a pausa ou, se a mulher estiver usando o trimestral injetável ou o diu mirena e parar com o uso do anticoncepcional, o retorno do ciclo é normal.

Também uma coisa interessante de se falar é que a mulher não menstruando não quer dizer que essa menstruação vai subir para a cabeça.

A menstruação se dá porque a mulher está se preparando para engravidar, é a caminha do bebê e como não engravidou essa caminha vai se soltar e o corpo faz sair pela menstruação.

Quando a mulher está tomando o anticoncepcional, não acontece a formação dessa caminha para o bebê, então não há razão de sangrar, e não existe qualquer possibilidade de subir para a cabeça.

Artigos Relacionados

É um mito que todas as mulheres às vezes têm medo mas que não acontece, não existe esse risco ou qualquer dano à saúde.

Uma coisa que tem que se ressaltar é que hoje em dia a mulher trabalhando mais, se envolvendo mais em todos os assuntos, cuidando da casa e dos filhos, talvez não tenha muito tempo para menstruar.

Então pra ela não é vantajoso menstruar, ela fica muito mais proativa não menstruando e isso não causa nenhum dano à saúde da mulher. É um mito dizer que se não menstruar a mulher vai ficar doente.

Patologias que levam o uso do anticoncepcional para cortar a menstruação

Existem algumas patologias que a mulher se beneficia com o uso do anticoncepcional contínuo e uma delas é a endometriose que a mulher tem muita dor e ao suspender a menstruação, ela não vai ter a dor no período menstrual.

Outra situação acontece quando a mulher sofre com mioma e nesse caso suspende-se a menstruação com o anticoncepcional, diminuindo deste modo o sangramento e às vezes até um pouquinho o tamanho do mioma.

Nota final

Toda mulher quando começa a menstruar é porque ela está se preparando para engravidar.

Hoje em dia qualquer mulher pode suspender a sua menstruação e isso não causa problema nenhum à saúde da mulher.

Existem alguns anticoncepcionais próprios para isso e com a dosagem correcta para que não se tenha escape, mas qualquer concepcional pode ser emendado sem nenhum problema.

Portanto, se você tem essas dúvidas ou está sofrendo muito com os sintomas do período menstrual, conversa com o teu ginecologista, e veja a possibilidade do uso contínuo da pílula anticoncepcional.

Mais artigos:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!