Saúde e bem estar

Como evitar pedra nos rins

Como evitar pedra nos rins?

As pedras nos rins são depósitos minerais e sais que se cristalizam nos rins, formando massas pequenas.

Quando cristalizam, não se podem dissolver naturalmente e devem ainda ser excretadas através do trato urinário para ajudar os rins a eliminá-las do corpo.

As pedras nos rins são subjetivamente comuns, e se tiver uma, é 50% mais provável que tenha outra dentro dos próximos 10 anos, no entanto a prevenção é essencial para evitar tais situações.

Continue a ler para saber o que pode fazer para evitar pedras nos rins.

Como evitar pedra nos rins

Como evitar pedras nos rins

Há várias medidas que pode tomar para ajudar ativamente o seu corpo a resistir à formação de pedras nos rins.

Siga estas 6 melhores práticas para prevenir a formação de pedras nos rins:

1) Beba bastante água

A hidratação é chave para prevenir as pedras nos rins. Esta é provavelmente a melhor medida preventiva que se pode tomar.

Uma vez desidratado, a sua urina fica mais concentrada, o que torna mais difícil para o seu corpo dissolver naturalmente os minerais que causam pedras nos rins. Beba pelo menos 8 copos de água por dia.

Se fizer exercício ou tiver um historial de pedras nos rins, poderá ter de tomar significativamente mais do que esta dose.

2) Reduza a ingestão de cafeína

A cafeína é um dos ingredientes a especificar. Não é necessário cortá-la completamente da sua rotina, mas é importante não exagerar.

Artigos Relacionados

A cafeína acelera o metabolismo e causa desidratação. Tente não exceder 40 mg/dia, e lembre-se que a cafeína está em mais alimentos e bebidas do que o café.

3) Minimize a sua ingestão de sódio

O sal aumenta a possibilidade de desidratação, o que também cria um melhor local de reprodução para a formação de pedras nos rins.

Reduza a ingestão de sódio para cerca de 2300 mg/dia ou menos para evitar pedras nos rins.

4) Coma uma dieta rica em cálcio

O cálcio tem um papel fundamental na prevenção de cálculos renais. Uma vez que o tipo mais comum de pedras nos rins são pedras oxaladas de cálcio, muitas pessoas acreditam que precisam de eliminar o cálcio da sua dieta, mas isto não é inteiramente verdade.

Em vez disso, siga uma dieta naturalmente rica em cálcio sem oxalato e evite tomar suplementos de cálcio.

5) Escolha as proteínas sabiamente

Apenas algumas das proteínas são equivalentes.

As proteínas animais tendem a ser mais ácidas que outros tipos de proteínas, o que pode aumentar o ácido úrico e levar a pedras de ácido úrico e pedras de oxalato de cálcio nos rins.

Para mitigar os efeitos das proteínas animais, tente utilizar mais fontes de proteínas vegetarianas.

6) Considere medicamentos preventivos

Há uma série de medicamentos preventivos que podem ajudar o seu corpo a regular a quantidade de minerais e sal na sua urina.

Isto é benéfico para as pessoas que têm uma história consistente de pedras nos rins, independentemente das mudanças de estilo de vida.

Fale com o seu médico sobre a ingestão de medicamentos preventivos para prevenir cálculos renais.

Conclusão

Quer tenha ou não tido pedras nos rins, pode evitar a dor que advém da passagem de pedras, tomando medidas preventivas. A sua dieta tem um grande impacto no facto de ter ou não pedras nos rins.

Por isso, tenha cuidado com o que come e tente ir com calma, especialmente se tiver algum dos elementos perigosos referenciados acima ou se apanhar pedras nos rins regularmente.

Lia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!