Saúde e bem estar

Conheça 11 benefícios da vitamina D

Já ouviu alguém falar dos benefícios da vitamina D?

Mas você realmente sabe para que serve a vitamina D?

A vitamina D é um nutriente que o nosso corpo utiliza em muitos processos vitais, sendo assim, ela desempenha múltiplas funções importantes no organismo.

Além disso, a Vitamina D é completamente diferente da maioria das outras vitaminas, já que é apontada como um hormônio esteroide.

Isso ocorre, pois ela é produzida principalmente a partir do colesterol quando há exposição da pele aos raios solares. E é por isso que o nutriente também é conhecido como vitamina do Sol.

Neste artigo você vai aprender 11 benefícios da vitamina D para o nosso organismo.

Para começar precisamos compreender que nós encontramos dois tipos diferentes de vitamina D na alimentação, sendo a vitamina D2 que nós encontramos em plantas, fungos e cogumelos e a vitamina D3 que é encontrada em alimentos de origem animal como a gema do ovo e peixes gordurosos.

Tendo isso bem claro, veja agora os 11 benefícios da vitamina D para saúde.

11 benefícios da vitamina D

Benefícios da vitamina D

1. Regula a quantidade de cálcio e fósforo: a vitamina D é um importante aliado do intestino, pois estimula a absorção de cálcio e fósforo que estão diretamente ligados à prevenção de doenças ósseas como a osteoporose nos adultos e idosos e dá maior densidade óssea, pelo que colabora para o crescimento saudável das crianças.

2. Auxilia também na saúde do coração: as artérias de pessoas com bons níveis de vitamina D possuem paredes menos rígidas de forma que a aterosclerose é evitada ou mesmo aliviada.

Esse efeito reduz a pressão arterial de pessoas hipertensas além de estabelecer o menor risco de infarto do miocárdio.

Artigos Relacionados

3. Ajuda no ganho de massa muscular: o papel da vitamina D na conexão entre os músculos e o sistema nervoso é muito importante de modo que com bons níveis de vitamina D estimula-se um bom funcionamento dos músculos.

De modo geral o crescimento dos músculos torna-se mais eficazes uma vez que a vitamina D reduz a infiltração de gordura nos músculos trazendo benefícios para a força e para a resistência.

4. Estimula a memória: pessoas com bons níveis de vitamina D apresentam uma memória mais eficiente bem como maiores pontuações de qi, em virtude do raciocínio mais rápido.

5. Ajuda na disposição: Embora o cansaço tenha várias causas diferentes, mas a deficiência de vitamina D pode estar por trás desse cansaço.

6. Previne gripe e resfriado: crianças com deficiência de vitamina D têm mais chances de desenvolver infecções respiratórias e adultos com menores quantidades de vitamina D contraem mais resfriados e problemas no trato respiratório.

7. Estimula o sistema imunológico: A vitamina D tem entre as suas funções o papel de estimular o sistema imunológico, ajudando na proliferação e regulação das células.

8. Reduz o risco de diabetes: isso ocorre, pois, a vitamina D possui um impacto positivo sobre a secreção de insulina de modo que, amplia a capacidade do corpo de processar o açúcar e dessa forma evita o desenvolvimento de diabetes do tipo 2.

9. Melhora a saúde da mulher gestante e do bebê: a vitamina D é muito importante para gestantes no primeiro trimestre e a falta dela pode levar a abortos.

Como a vitamina D age no sistema imunológico, ela pode corrigir este problema e a além disso no final da gravidez a ausência da vitamina D pode causar a pré eclampsia (doença na qual a gestante desenvolve a hipertensão).

10. Ajuda na prevenção de doenças auto-imunes: alguns estudos associam a deficiência de vitamina D com certas doenças auto-imunes como diabetes, lúpus, artrite, doença inflamatória intestinal entre outras.

11. Previne a infertilidade: a deficiência de vitamina D já foi também associada com a infertilidade reduzida.

Mais artigos:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!