Saúde e bem estar

10 doenças causadas por deficiências nutricionais

Doenças causadas por deficiências nutricionais.


Não é novidade para ninguém que para uma vida longa e saudável é preciso prestar atenção aos seus valores nutricionais. A má nutrição é um dos problemas mais comuns dos nossos tempos.

Se a nutrição não estiver em um nível suficiente, vários problemas de saúde podem ocorrer. Você verá ao longo desse artigo as doenças mais comuns causas por deficiências nutricionais.

Doenças causadas por deficiências nutricionais

10 doenças causadas por deficiências nutricionais

Veja abaixo as doenças mais comuns causas por deficiências nutricionais:

1. Pelagra

Pelagra é uma doença cujos principais sintomas incluem demência, dermatite, diarreia e morte. A doença é causada pela falta de niacina ou vitamina B3. Na deficiência de niacina, geralmente há uma deficiência de aminoácidos, triptofanos e lisina ou um excesso de lisina.

Para garantir a presença dessa vitamina em seu organismo você deve consumir alimentos como atum, grãos inteiros, amendoim, cogumelos, frango etc.

2. Anemia por deficiência de ferro

Não é difícil adivinhar a causa desse problema de saúde. A anemia por deficiência de ferro é causada pela falta de ferro no corpo e resulta na redução dos glóbulos vermelhos no corpo.

Seus sintomas incluem fadiga, fraqueza, falta de ar e clareamento da pele.

Entretanto, isso pode ser resolvido com uma dieta saudável e suplementos de ferro. O ferro é abundante em nozes, tofu e abobrinha.

3. Raquitismo

O Raquitismo é causado pela deficiência de vitamina D e a deficiência de cálcio e potássio. O Raquitismo é um distúrbio que deixa os ossos fracos e moles, os ossos das pernas tornam-se arcos e os ossos são deformados.

Para prevenir você deve se alimentar de alimentos ricos em vitamina D como peixe, laticínios, fígado, óleo etc. Além disso, a luz solar é também uma boa fonte de vitamina D.

4. Osteoporose

Osteoporose é uma doença caracterizada pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas. A deficiência de vitamina D e cálcio pode prejudicar a saúde dos ossos e da medula espinhal. Como resultado, os ossos ficam moles e rachados, e surgem problemas na estrutura vertebral.

Para prevenir a osteoporose você deve consumir alimentos ricos em cálcio (o cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos) e vitamina D. Alguns exemplos de boas fontes naturais de cálcio e vitamina D incluem banana, espinafre, leite, soja e luz solar.

5. Escorbuto

Escorbuto é uma doença caracterizada por enfraquecimento geral, hemorragias diversas, hálito fétido e tumefação purulenta com sangria das gengivas. Sua causa é a falta ou os níveis extremamente baixo de vitamina C.

Para obter vitamina C você pode se alimentar de frutas cítricas e brócolis.

6. Beribéri

Causada pela falta de vitamina B1 ou tiamina no organismo, Beribéri é uma doença cujos sintomas incluem coordenação muscular prejudicada, degeneração nervosa e problemas cardiovasculares.

Para obter tiamina você deve se alimentar regularmente (todos os dias) de carnes, ovos, grãos inteiros e tipos de feijão.

7. Bócio

Bócio é um problema de saúde causado pela deficiência de iodos no corpo, que são necessários para o metabolismo celular. O bócio faz com que a glândula tireóide aumente, causando hipotireoidismo, crescimento deficiente e deficiências de desenvolvimento em bebês. Em alguns casos, pode até causar retardo mental.

Você pode consumir sal iodado e peixes do mar para evitar desconforto, especialmente onde plantas cultivadas em solos pobres em iodo são consumidas.

8. Depressão

A depressão é um dos problemas mais comuns e também pode ser causado pela má nutrição ou deficiência nutricional. Além desse problema, a queda de cabelo, problemas de pele e problemas mentais geralmente são causados ​​pela falta de B7 ou biotina.

Essa deficiência também pode ser fatal. Por isso, você deve consumir aves e seus derivados, consumir laticínios e dar uma olhada nas nozes.

9. Cegueira noturna

A cegueira noturna é um problema de saúde que em casos avançados pode resultar em perda total da visão. Sua causa é a falta de vitamina A e seus sintomas incluem infecções oculares, queratinização dos tecidos epiteliais, ressecamento e mau desenvolvimento.

Você pode obter vitamina A suficiente consumindo alimentos como cenouras, vegetais verdes e folhosos.

10. Deficiência de proteína

Assim como a anemia por deficiência de ferro, a deficiência de proteína ocorre quando não há proteína suficiente no corpo e geralmente se manifesta por anorexia, aumento do fígado, irritabilidade e dermatose ulcerativa.

Pode ocorrer especialmente quando as crianças sofrem de desnutrição. É preciso obter muita proteína com produtos como ovos, lentilhas, favas e arroz.

Conclusão

Viu como a deficiência nutricional pode acabar prejudicando sua saúde podendo causar várias doenças? Entretanto, para ficar longe de todas as doenças, é necessário estabelecer uma alimentação saudável e equilibrada. Além disso, o exercício regular não deve ser deixado de parte.

Leia também:

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!