Saúde e bem estar

5 Principais causas da desnutrição e dicas de como evitar esse problema

5 Principais causas da desnutrição:

Nos países em desenvolvimento, como a grande parte dos países de África, a desnutrição é um problema comum e normalmente é causado por problemas ligados a falta de acesso a alimentação saudável.

Já em países desenvolvidos, as principais causas da desnutrição incluem má alimentação, problemas mentais, problemas digestivos entre outros. Em geral, as principais causas da desnutrição são as seguintes:

1. Falta de acesso a alimentação: Como dissemos acima, a falta de alimentação tem levado muitas pessoas a desnutrição. Isso acontece frequentemente em países ainda em desenvolvimento.

2. Má alimentação: A desnutrição também é causada pela falta de alimentação suficiente ou falta de uma alimentação com os nutrientes suficientes.

3. Problemas de saúde mental: Pessoas com problemas de saúde mental, como depressão, podem desenvolver hábitos alimentares que levam à desnutrição.

4. Álcool: O consumo de álcool pode causar problemas como gastrite e danos pancreáticos e pode interferir na capacidade do corpo de digerir alimentos, absorver certas vitaminas e secretar hormônios que regulam o metabolismo. 

Como o álcool contém calorias, pode dar uma sensação de saciedade, o que pode afetar o consumo alimentar da pessoa e, consequentemente, a ingestão dos nutrientes necessários.

5. Problemas de mobilidade: Pessoas com mobilidade reduzida podem estar desnutridas porque não recebem uma variedade adequada de alimentos ou porque têm dificuldade para preparar as refeições.

Como evitar a desnutrição?

Causas da desnutrição e como evitar

Segundo a recomendação do British National Health Service, ” o consumo equilibrado de grupos de alimentos essenciais” é uma forma eficiente de prevenir e evitar a desnutrição. Esses grupos de alimentos incluem:

1. Cereais e derivados: Pão e arroz fazem parte deste. Os alimentos desse grupo são ricos em carboidratos. Eles fornecem energia para o corpo. Produtos de trigo integral devem ser preferidos em uma dieta rica em fibras. De acordo com o nível de exigência, 3-8 fatias de pão podem ser consumidas por dia.

Artigos Relacionados

2. Frutas e vegetais: Frutas e vegetais frescos fornecem vitamina C que não podemos obter de outros grupos de alimentos. Alimentos ricos em vitamina C; vegetais de folhas verdes, frutas cítricas, morangos, pêssegos, tomates e batatas. Frutas e vegetais verdes e amarelos são ricos em carotenos precursores da vitamina A. Os vegetais de folhas verdes são ricos em vitaminas B, muitos dos quais são ricos em vitaminas E e K.

3. Carnes vermelhas e brancas, peixes, ovos, legumes: As características comuns dos alimentos desse grupo são o fato de serem ricos em proteínas e gorduras.

Carnes com baixo teor de gordura incluem aves e peixes. Os alimentos desse grupo são ricos em ferro, vitaminas B6 e B12. A recomendação é que um ou mais alimentos deste grupo devem ser consumidos todos os dias. 

Em dietas ricas em fibras os legumes devem ser preferidos, já em dietas com gordura limitada o frango, peru e carne de peixe devem ser preferidos.

4. Leite e produtos lácteos: Os alimentos deste grupo são ricos em cálcio, vitamina A e vitaminas B. Tem grandes benefícios na manutenção do crescimento e saúde óssea. Deste grupo, pelo menos uma caixa de queijo e um copo de iogurte com leite devem ser consumidos diariamente.

5. Óleos e doces: Os alimentos deste grupo são uma boa fonte de energia para o nosso corpo. A manteiga, por exemplo, contém vitamina A e os óleos vegetais contêm vitamina E. 

O melaço, que é um dos doces, é rico em cálcio e ferro. Portanto, o melaço é mais valioso do que o açúcar. A quantidade a ser retirada por dia deste grupo depende do nível de atividade física.

Além de inserir esses alimentos em sua alimentação, você deve considerar beber pelo menos 1,2 litro de líquido por dia. Tudo isso fazem parte das recomendações do British National Health Service para evitar o problema de desnutrição.

Leia também:

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!