Alimentos e receitasSaúde e bem estar

10 Principais benefícios do espinafre

10 Principais benefícios do espinafre.


Já alguma vez pensou em alimentos deliciosos que possam melhorar a sua saúde? Então pense em espinafres! Sim, contém muitas substâncias úteis para o nosso corpo, é baixo em calorias e ajuda-nos a perder peso.

Rico em ácido fólico, luteína e vitamina C, o consumo regular de espinafres irá ajudá-lo a prevenir doenças crónicas e a aumentar a eficácia dos seus treinos. Neste sentido, vamos apresentar 11 benefícios do consumo do espinafre.

Benefícios do espinafre
Imagem: espinafre.

1. Grandes quantidades de alfa ácido lipóico na sua composição

As grandes quantidades de alfa ácido lipóico que estão presentes no espinafre ajudam na redução de glicemia do sangue.

O alfa ácido lipóico junto com outras intervenções ajudam a evitar doenças crônicas não transmissíveis como diabetes e também doenças neurológicas.

2. Bom para saúde ocular

O espinafre contém grandes quantidades de luteína que é uma substância que ajuda na saúde dos olhos. A luteína que é um caratenoides que dá a coloração verde ao espinafre e também ajuda na estrutura dos olhos para proteção contra a luz solar.

3. Contém grandes quantidades de água

O espinafre contém grandes quantidades de água na sua composição. Isso ajuda na viscosidade do sangue. Se você quer aumentar a ingestão de água sem ser por líquidos, o espinafre tem grandes quantidades de água na sua composição.

4. Quantidades de ferro presente

O espinafre é um dos vegetais que contém maiores quantidades de ferro e o ferro é importantíssimo para ligação de oxigênio a hemoglobina.

Portanto, o consumo de ferro é importantíssimo para o nosso organismo.

5. Presença de nitrato

Outro ponto positivo do espinafre é a presença de nitrato na sua composição. Outro alimento que tem bastante Nitrato é a beterraba e o nitrato ajuda na regulação da pressão sanguínea.

Então caso você já passa o consumo de beterraba aliar com espinafre vai potencializar o consumo de nitratos.

6. Vitamina K e magnésio

Outro ponto positivo do espinafre é as quantidades de vitamina K e magnésio que estão presentes no alimento, o que é muito importante para a saúde dos ossos.

Artigos Relacionados

7. Fonte de energia

Outra vantagem  do consumo de espinafre é que nos fornecem mais energia para treinar e isso porque na sua composição nós temos nutriente folato que auxilia a extração de energia dos alimentos para a nossa utilização durante os treinos.

Então, quem faz corrida, ciclismo ou natação, ou mesmo qualquer outro esporte de longa duração, vai beneficiar com consumo de folato que tem em grandes quantidades no espinafre.

8. Bom para o emagrecimento

Um dos principais benefícios que as pessoas buscam no espinafre é que ele auxilia no processo de emagrecimento, pois possui poucas calorias e também retém grandes quantidades de fibras.

Essas grandes quantidades de fibras dão maior saciedade ao longo do dia evitando que você exagere no consumo calórico das fibras.

9. Auxilia na saúde do sistema nervoso central

O espinafre é um importante auxiliar na saúde do sistema nervoso central. Como é que espinafre realiza essa proteção?

Com as grandes quantidades de vitamina A e a própria luteína.

Esses dois potentes antioxidantes protegem as células do cérebro, evitando assim os radicais livres de atacarem as células, por isso protegem e têm uma ação anti-envelhecedora no nosso sistema nervoso central.

10. Auxilia na absorção dos micronutrientes vegetais

Por conta das grandes quantidades de vitamina C o espinafre auxilia na absorção dos micronutrientes vegetais.

Além de ter os outros micronutrientes já mencionados anteriormente como ferro, magnésio e vitamina K, ele possui em grandes quantidades a vitamina C, auxiliando assim a própria absorção dos micronutrientes e, portanto, reforçam o nosso sistema imunológico.

10. O espinafre contém ômega 3

O espinafre contém grandes quantidades de ômega-3 se comparado aos outros alimentos vegetais. O omega-3 como, se sabe, ele ajuda na saúde do coração e também protege as células do sistema nervoso central.

Mais artigos:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!