LifestyleSaúde e bem estar

Perder 1kg por semana é saudável?

Perder 1kg por semana é saudável?

As pessoas costumam a se animar e exagerar muito no início de dietas e actividades físicas, procurando a perda de peso rápida.

Mas, qual é a quantidade saudável de gordura corporal que podemos perder por semana? Será que é saudável perder 1kg de gordura corporal por semana? Leia até o final para saberes as respostas destas perguntas!

Quando um indivíduo inicia qualquer programa de atividade física e reeducação alimentar, nas primeiras semanas ele conseguirá perder 2 e às vezes até três quilos em uma semana, pois é muito mais fácil aumentar o seu gasto calórico.

Segundo os profissionais de saúde, perder 1 quilograma por semana é uma maneira saudável e sustentável de perda de gordura corporal.

A perda de 1kg por semana contribui para a saúde do indivíduo em geral e ajuda a reduzir os riscos de desenvolver doenças do coração e outras patologias crônicas.

Uma coisa que precisa ficar bem claro é que quando uma pessoa perde 1kg por semana, esse peso que a pessoa perde não é exclusivamente gordura corporal, o indivíduo perde também água.

O que constitui um risco para a saúde e uma prática insustentável é a perda de gordura corporal superior a 1k, pois, ao invés de gordura, o indivíduo estaria a perder massa muscular.

Quantas calorias devo ingerir para perder 1k por semana?

Estima-se que é necessário queimar cerca de 3500 calorias para perder um quilograma. 3500 calorias equivalem a cerca de 0,45 quilograma de gordura.

Por isso, em geral, se cortar cerca de 500 a 1000 calorias por dia da sua dieta normal perderia cerca de um a dois quilogramas por semana.

Os homens não devem comer menos de 600 calorias por dia e as mulheres não devem comer menos de 1200 sem supervisão médica.

A taxa ideal de perda de peso não deve ser mais de 0,9 a 1 quilograma por semana.

Artigos Relacionados

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!