8 Principais benefícios da múcua  e do imbondeiro para a Saúde

Os benefícios da múcua para a saúde

Se você quer conhecer os benefícios da múcua ou as vantagens do consumo deste mesmo alimento, este artigo é para você.

A múcua (ou múkua) é um fruto muito conhecido e consumido em Angola, bem como em outros países da África como Madagáscar, Senegal, Moçambique e países da América como o Brasil.

O considerado superfruto nasce do imbondeiro, também conhecido por baobá no Brasil, uma árvore muito comum em África e bastante rica em benefícios para a saúde, muitos dos quais conheceremos abaixo.

A árvore “imbondeiro” é conhecida por sua enorme resistência. Seu tempo de vida é de até 6.000 (seis mil) anos e sua altura pode alcançar até os 30 metros. Suas sementes, folhas e fruto são muito usados na medicina tradicional desde muito tempo atrás até aos dias de hoje.

Os imbondeiros existem em 8 espécies, cujo 6 delas têm origem no Madagáscar.

8 Principais benefícios da múcua  e do imbondeiro para a nossa saúde

Os grandes benefícios desta árvore e de tudo o que nela contém são vários, porém, podemos aqui mencionar alguns. Confira abaixo:

1. A múcua combate a febre

Sim, a múcua é um fruto capaz de combater a febre. Tradicionalmente, a múcua em pó é fortemente usado para combater a febre e outras doenças que serão mencionadas abaixo.

2. Rica em vitaminas e cálcio

Foi comprovado que a múcua, em relação a outros alimentos, possui mais vitaminas e cálcio. Por exemplo, A múcua possui duas vezes mais cálcio do que um leite e três vezes mais vitaminas C do que uma laranja.

3. Ajuda na diminuição do açúcar no sangue

De todos os benefícios da múcua um dos que mais se ouve em Angola é: a capacidade de diminuição do açúcar no sangue – o que a torna numa fruta recomendada para diabéticos, pois a fruta é rica em fibra e polifenóis, compostos estes considerados de grande importância na diminuição do açúcar no sangue.

4. Tratamento para diarreias

Para além da forte ajuda na diminuição do açúcar no sangue o imbondeiro (a árvore que dá a múcua) também ajuda no tratamento de diarreias. As partes mais usadas, geralmente na medicina tradicional para o tratamento de diarreias são as sementes e as cascas da árvore.

5. Combate as infecções urinárias

Talvez você duvide, mas é real. Numa palestra sobre “Saúde e alimentação saudável” realizada em Luanda, a nutricionista ‘Angelina Sales” afirmou e explicou que além de tantas outras utilidades, a múcua pode também ser usada para combater infeçcões urinárias.

6. A múcua é um anti-inflamatório

A múcua possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam de forma geral na redução de inflamações no corpo, além de ajudar no combate a problemas respiratórias, lesões e dores de estômago (outros grandes benefícios da fruta).

7. Ajuda a controlar a colesterol

A múcua é rica em fibras solúveis e não solúveis, dois tipos de fibras que ajudam muito na redução do colesterol, além de serem também muito eficazes na regulação do nível de glicose no sangue, na redução de inflamação etc.

8. Ajuda na saúde dos ossos

A múcua pode, e muito, ajudar a fortalecer os ossos através do excesso de cálcio que é duas vezes mais do que o leite. Além disso, a múcua possui também magnésio. A existência de cálcio e magnésio na múcua contribui fortemente para que ela ajude e fortaleça a saúde dos ossos, evitando doenças como a osteoporose.

Resumindo…

Os 8 principais benefícios da múcua e do imbondeiro para a saúde são resumidamente os seguintes:

  1. A múcua combate a febre
  2. Rico em vitaminas e cálcio
  3. Ajuda na diminuição do açúcar no sangue
  4. Tratamento para diarreias
  5. Combate as infecções urinárias
  6. A múcua é um anti-inflamatório
  7. Ajuda a controlar a colesterol
  8. Ajuda na saúde dos ossos

Conclusão

A múcua e o imbondeiro possuem diversos benefícios para a saúde humana, alguns dos quais foram aprovados cientificamente e outros apenas aprovados tradicionalmente. Porém, consumir este superfruto é bastante vantajoso além de delicioso.

A fruta pode ser consumida assim que tirada da árvore, mas, em Angola é muito comum consumi-la em forma de sumo ou pequenos gelados embalados. Mas de qualquer jeito, consumir este fruto é bastante vantajoso.

Leia também:

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!