8 Principais benefícios do loengo para a saúde

Comece depois da publicidade

Se você vive em Angola certamente já deve ter provado o loengo pelo menos uma vez. Mas, você já parou para pensar sobre quais benefícios trazem o consumo desta fruta? Se não, então este conteúdo é para você, pois você vai conhecer ao longo deste artigo os 8 principais benefícios do loengo para a saúde.

Consumir frutas é uma das formas de se manter saudável, isso porque as frutas colecionam um monte de benefícios em propriedades que fazem parte da sua composição. Porém, melhor do que apenas consumir, é conhecer antes os benefícios que cada fruta pode trazer a saúde.

Em Angola, é possível encontrar frutas diversas, mas entre elas, existem aquelas que, apesar de não aparecerem em qualquer época do ano, trazem grandes benefícios para a saúde. Este é o caso do loengo.

O loengo (também conhecido localmente por “mufongo”) é uma oferta da natureza presente nas matas de Angola. Uma fruta que provém da árvore conhecidamente cientificamente como “Anisophyllea boehmii”. Os seus benefícios são vários e bastante interessantes (você irá conhecê-los ao longo do conteúdo).

O seu aspecto é semelhante a nêspera pelo seu tamanho e a sua cor é um roxo próximo ao preto, o seu gosto é ácido, porém bastante agradável.

Em Angola, o loengo é mais consumido por mulheres, sobretudo as mulheres grávidas. Enquanto isso, nas matas, o loengo é também muito consumido por animais, como macacos, por exemplo.

Existem, no entanto, diferentes formas de o consumir, seja através de um delicioso sumo, gelado ou até mesmo chupando-o até que se acabe o sabor.

Mas também é muito usado na culinária e em decorações de mesas de eventos, sobretudo em festas de alambamento ou até mesmo nas mesas dos salões de festas de casamento.

8 Principais benefícios do loengo para a saúde

Benefícos do loengo

Como mencionado acima, conhecer os benefícios dos alimentos a consumir é importante, especialmente para saber como ele poderá contribuir para a sua saúde. Abaixo estão os 8 principais benefícios do loengo para a saúde. Confira:

1. Rico em proteínas

O loengo é uma fonte de proteínas de origem vegetal. Isto faz com que tantos outros benefícios associados ao consumo de proteínas sejam encontrados nesta pequena fruta. Ao longo do artigo você verá como as proteínas existentes no loengo podem trazer outros benefícios.

2. Fruta energética

Além de ser uma fruta rica em proteínas, outro principal benefício do loengo para a saúde é que ajuda o corpo a se manter alimentado de energia que o tornarão mais activo.

3. Bom para quem pratica exercícios físicos

As proteínas existentes no loengo ajudam muito na regeneração muscular. Além disso, para quem pratica actividade física com o objectivo de melhorar a massa muscular, o loengo ajudará bastante, já que é rico em proteínas, o principal nutriente para a construção de massa muscular, além de também fornecer energia ao corpo.

4. Ajuda na hidratação da pele

Manter a pele hidratada é uma forma de evitar problemas sérios como o envelhecimento precoce, por exemplo, e garantir a maciez e luminosidade da mesma. Deste modo, é possível ter noção do quanto a hidratação é importante.

Problemas causados pela falta de hidratação geralmente acontecem quando a pele perde muita água, ficando ela ressecada. Porém, o consumo do loengo pode ajudar a evitar isso e ainda dar um outro aspecto a pele e até mesmo ao cabelo, já que esta fruta tem em sua composição um elevado índice de água.

5. Combate o mau colesterol

O loengo é uma fruta recomendada a quem sofre de colesterol elevado. Isto porque ajuda a combater o mau colesterol através das “gorduras saudáveis” que fazem parte da sua composição. Porém, é importante mencionar que, enquanto ajuda a controlar o mau colesterol, ele pode, ao mesmo tempo, aumentar o nível de bom colesterol.

6. Ajuda na gestação

Durante a gestação muitas mulheres angolanas sentem o desejo incontrolável de consumir loengo em excesso.

Mas, é curioso que esse desejo quando atendido traz muitos benefícios, porque o loengo quando consumido durante o período de gestação garante o aporte energético que estimula o metabolismo.

Além disso, consumir loengo na gestação promove a limpeza do organismo. Para as grávidas, consumir alguns loengos ajudará em muito.

7. Combate a prisão de ventre

A prisão de ventre é um problema que surge quando o sistema digestivo não apresenta o seu devido funcionamento, ou, para ser mais claro, quando o organismo encontra dificuldade de evacuar.

As causas deste problema geralmente são:

  • Pouca ingestão de líquidos
  • Dieta pobre em fibras
  • Sedentarismo entre outros.

Mas como o loengo pode ajudar nisso?

Levando em consideração algumas das causas deste problema (a pouca ingestão de líquidos, e dieta pobre em fibras), podemos entender como o loengo pode ajudar neste sentido, já que ele é bastante rico em água e fibras.

8. Benefícios extras

Além de todos os benefícios do loengo para a saúde mencionados acima, existem ainda outros tantos benefícios não menos importantes.

Em Angola, o loengo é uma das frutas mais consumidas por viajantes por ser bastante saciente e que contém um número de calorias equilibrado, sendo uma fruta com menos calorias do que as outras.

E para quem está de dieta, consumir loengo pode ser a melhor opção em momentos em que necessitar saborear alguma fruta, já que ele reduz a sensação de fome ao mesmo tempo que garante uma nutrição saudável.

Conclusão sobre os benefícios do loengo para a saúde

O loengo é uma das frutas mais deliciosos e maravilhosas de Angola, além de ser uma das que mais traz benefícios para a saúde.

Entretanto, é importante mencionar que apesar do loengo conter vários benefícios para a saúde, ele não pode ser consumido em excesso, é importante variar o tipo de fruta a consumir para garantir outros benefícios a saúde que o loengo não pode dar, além de experimentar outros sabores.

Veja um resumo dos benefícios do loengo para a saúde:

  1. Rico em proteínas
  2. Fruta bastante energética
  3. Bom para quem pratica exercícios físicos
  4. Ajuda na hidratação
  5. Combate o mau colesterol
  6. Ajuda na gestação
  7. Combate a prisão de ventre
  8. Benefícios extras

Leia também:

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!