Principais benefícios da Melancia para o homem

Comece depois da publicidade

Você quer saber sobre a melancia e seus benefícios para os homens? Se sim, você está no lugar certo. Continue lendo até ao final.

A melancia é um fruto muito conhecido e geralmente mais consumido em épocas de verão, já que é uma fruta refrescante com 90% de água em sua composição.

Ela é cultivada há mais de cinco mil anos e cresce na planta que pertence a espécie  Citrullus lanatus que tem origem na África.

O fruto é repleto de benefícios e possui diversos nutrientes em sua composição, alguns dos quais ajudam a prevenir problemas e doenças como o câncer e problemas cardiovasculares, além de também contribuírem no melhoramento da saúde do coração, na prevenção contra a degeneração macular, melhoramento da digestão etc.

Se você se surpreendeu com esses benefícios, saiba que a melancia possui ainda outros tantos benefícios interessantes para os homens, que vão servir de razões para você começar a consumi-la.

A composição nutricional da melancia

A melancia contém em sua composição vitaminas, calorias, potássio hidratos de carbono, fósforo, cálcio, magnésio entre outros nutrientes. Veja neste artigo uma tabela de nutrientes presentes em 100g de melancia.

Principais benefícios da Melancia para os homens

Principais benefícios da Melancia para o homem
Principais benefícios da Melancia para o homem.

De acordo com o Fruit and Vegetable Improvement Center da Universidade do Texas, nos Estados Unidos da América, a melancia é rica num fitronutriente denominado citrulina, que, quando ingerida, é convertido em arginina, uma substância precursora na produção do óxido nítrico, e este, por sua vez, leva ao relaxamento dos vasos sanguíneos.

Isso explica o seu poder de ajuda no combate a disfunção erétil (facilitando a ereção), além de também ajudar no combate aos problemas cardiovasculares.

A fruta possui poucas calorias, já que é composta por 90% de água (como já mencionado acima). A citrulina está concentrada na casca e nas sementes da melancia, que, junto das folhas e talos de alimentos são ricos em vitaminas e fibras e podem conter até 40 vezes mais nutrientes do que a própria fruta. A sua casca possui propriedades que melhoram a irrigação sanguínea e aumentam o desempenho sexual.

Outros benefícios da melancia

Como mencionamos no princípio do artigo, a melancia ajuda a prevenir a degeneração macular, pois a fruta possui licopeno que é responsável por prevenir degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Ainda sobre essa substância, ela também pode ajudar a melhor a saúde do coração. Isso foi comprovado através de um estudo que sugere que o licopeno presente na melancia ajuda a diminuir o colesterol, a pressão sanguínea e o dano oxidativo.

E para além de tudo isso, a melancia é ainda capaz de diminuir inflamações e o dano oxidativo, através da sua riqueza em antioxidantes anti-inflamatórios como o licopeno e a Vitamina C, para além de também poder aliviar a dor muscular através da citrulina (já mencionada acima).

Publicidade

Enfim, a melancia é um óptimo alimento e rico em benefícios. Essa é uma boa razão para você começar a preparar algumas receitas com a melancia e aproveitar dos seus grandes benefícios para o bem da sua saúde.

error: Conteúdo protegido !!