Saúde e bem estar

Alimentação com vitamina D: veja 10 alimentos ricos dessa vitamina

A vitamina D é fundamental para o equilíbrio do organismo, atuando desde o fortalecimento dos ossos e dos dentes até a prevenção de diversas doenças como diabetes, câncer, problemas cardíacos, hipertensão, além de raquitismo e osteoporose.

A principal forma de obter essa vitamina é através da luz solar, mas é possível ingeri-la através da alimentação. Nesse artigo você vai conhecer uma alimentação com vitamina D e 10 alimentos para aumentar sua vitamina D. Então vamos lá!

10 Alimentos ricos em vitamina D 

Alimentação com vitamina D

1. Carne vermelha

A carne vermelha é rica em nutrientes como fósforo, zinco, ferro e diversas vitaminas do complexo BA e de todas as carnes que veem de mamíferos são consideradas vermelhas e contém a vitamina D.

2. Fígado

O fígado tanto bovino quanto de galinha é um alimento rico em nutrientes com os minerais cobre ferro e Zinco e as vitaminas do complexo BA .

O fígado possui a quantidade diária de muitas vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do organismo, por isso é muito indicado na alimentação principalmente de gestantes e crianças.

O fígado de galinha contém uma maior quantidade de vitamina D do que o bovino, mas os dois tipos possuem quantidades significativas.

3. Salmão

O salmão é um peixe muito conhecido pelo seu teor de ômega 3, substância que atua na regulação das células de defesa e tem propriedades anti-inflamatórias.

Além de ser rico em vitamina D importa referir que o salmão é encontrado livre na natureza e tem uma maior quantidade de vitamina D do que aqueles criados em cativeiro.

Artigos Relacionados

4. Sardinha

Tanto peixe fresco quanto a opção mais acessível, a sardinha enlatada são uma boa fonte de vitamina D. Além da vitamina D esse alimento contém ferro, potássio, magnésio, vitaminas A e do complexo B e ômega 3.

A sardinha contribui com quase metade da quantidade diária necessária de vitamina D pelo organismo.

5. Ovos

Especialmente as gemas são ricas em vitamina D. Independentemente de serem cozidos ou fritos, o teor de vitamina D é maior quando os ovos vem de Galinhas criadas soltas, ou seja, as famosas galinhas caipiras.

O ovo é muito importante para uma dieta balanceada, pois atua no controle de colesterol e na prevenção do câncer.

6. Cogumelos

Essa é uma opção para todos, inclusive veganos e vegetarianos. Aliás, os cogumelos são a única fonte não animal de vitamina D. Sabia que nenhuma fruta ou verdura possui a vitamina D?

É importante escolher cogumelos específicos como os cogumelos maitake, Shitake e shimeji, além de algumas espécies que crescem expostas à luz ultravioleta.

Alguns desses cogumelos não perdem a concentração de vitamina D mesmo após cozidos.

7. Leite

O leite é naturalmente rico em diversos nutrientes dentre eles a vitamina D e o cálcio, mineral que merece atenção especial pois contribui para o fortalecimento dos músculos e ossos.

Em alguns países mais frios onde é mais difícil ter acesso à luz solar, o leite é fundamental.

Ele possui uma dose extra de vitamina D, pois os fabricantes fortalecem esse alimento com esse e outros nutrientes.

8. Queijo

Os queijos produzidos a partir do leite de mamíferos como as vacas e cabras também são ricos em vitamina D.

O queijo de leite de soja não possui vitamina D.

Os queijos mais recomendados para quem quer aumentar o nível de vitamina D no organismo são cheddar, ricota e os queijos Minas e suíço.

9. Iogurte natural

O iogurte natural é consumido no café da manhã em lanches e até mesmo complementando algumas refeições.

Esse alimento contém todos os nutrientes do leite, logo é fonte de proteínas como cálcio, potássio e outros minerais além das vitaminas B1 B2 B3, B6, B12, C e D.

Melhora a saúde do coração e o sistema de defesa do organismo além de ter ação antioxidante.

10. Camarão

O camarão é rico em vitaminas do complexo B e das vitaminas D e E além de ômega-3. Esses nutrientes previnem o aparecimento de várias doenças e reduzem problemas cardiovasculares.

Conclusão

Segundo a Organização Mundial de Saúde a estimativa é que quase um milhão de pessoas no mundo possuem deficiência de vitamina D no organismo.

Portanto, como você acabou de ver a falta de vitamina D pode causar muitas consequências negativas.

Mas isso pode ser evitado com atitudes simples como tomar banho de sol no horário adequado e inserir os alimentos apresentados neste artigo na sua dieta.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!