Saúde e bem estar

Sinais que o DIU saiu do lugar

Nesse artigo explicaremos para você os sinais que o DIU saiu do lugar e o que pode acontecer com isso. Além disso, você também ficará a saber sobre outras questões relacionadas, como os passos para introduzir o DIU corretamente.

O que é DIU?

o que é DIU
DIU – Dispositivo intrauterino.

O DIU (dispositivo intrauterino) é um dos métodos contraceptivos mais seguros que existe. É um método contraceptivo de longa duração que previne a gravidez da mulher por 5 a 10 anos – dependendo do tipo de DIU escolhido.

Como introduzir o DIU

Como o próprio nome indica, o recurso é um aparelho pequeno e flexível que deve ser inserido dentro da cavidade do útero para agir impedindo que a gestação aconteça. É muito importante manter um acompanhamento ginecológico regular para identificar se o DIU saiu do lugar.

Depois de inserir o DIU é muito comum sentir cólicas leves, que podem ser aliviadas com anti-inflamatórios. Além disso, também é possível ter sangramentos irregulares e mudanças no ciclo menstrual nos primeiros meses.

Complicações decorrentes do uso do DIU não são frequentes, mas é importante estar atenta a sintomas anormais.

Sinais que o DIU saiu do lugar

Especialistas explicam que, para identificar o DIU fora do lugar você deve fazer uma ultrassonografia” transvaginal. “No primeiro ano, é importante fazer o ultrassom para saber se o DIU está no lugar a cada 6 meses. Depois, pode-se fazer anualmente”. 

Se você tiver dúvidas a recomendação é agendar uma consulta com o seu ginecologista.

Se o DIU estiver realmente fora do lugar, o dispositivo poderá ser reposicionado ou substituído por um novo. 

Um outro sinal de que o DIU saiu do lugar é se você não consegue sentir as pontas do fio apenas. Caso não consiga senti-las, ou perceba que a haste do dispositivo está para fora do colo do útero, é sinal de que o DIU saiu da posição correta.

O que acontece quando o DIU sai do lugar

Além de aumentar as chances de falha, o DIU deslocado pode causar incômodos como cólica e sangramento fora de hora.

Mais artigos:

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!