Quanto tempo demora a encher os testículos?

Comece depois da publicidade

Os testículos são órgãos presente nos homens e responsáveis por produzir hormônios e células reprodutivas, chamadas de espermatozoides. Segundo estimativas, em cada testículos são encontrados 400 túbulos seminíferos que produzem de 50 a 150 milhões de espermatozoides por dia.

Cada vez que um homem ejacula, ele libera de 200 a 400 milhões de espermatozoides. O volume médio de ejaculado humano é de 3ml, porém, esse valor pode oscilar de 2ml a 6ml sem que exista qualquer problema.

Seguindo essa linha de pensamento, é fácil entender que, a medida que o homem ejacula durante as relações sexuais ou masturbações, o nível de espermatozoides tende a diminuir, fazendo com que vários homens se preocupem em saber se seus testículos ficarão vazios e quanto tempo poderá demorar até se encherem novamente.

Na verdade, o organismo do homem produz espermatozoides a todo momento na espermatogênese (processo fisiológico no qual se produzem os espermatozoides a partir de células germinativas), o que significa que é literalmente impossível que o homem fique sem espermatozoides. Para se ter uma ideia, os homens podem produzir cerca de 1500 espermatozoides por segundo durante a espermatogênese.

Contudo, a ejaculação constante pode influenciar a quantidade e qualidade do esperma e do sêmen que são liberados. Em média, homens saudáveis ​​produzem entre 3 a 5 milhões de espermatozoides por hora. Mas, e quando os testículos parecem estar vazios quanto tempo leva em média para estarem cheios novamente?

Quanto tempo demora a encher os testículos?

Quanto tempo demora a encher os testículos?
Quanto tempo demora a encher os testículos?

Para dar resposta a essa questão, é importante que a pessoa com essa dúvida entenda que testículo murcho não é testículo vazio.

Como mencionamos acima, o corpo do homem produz espermas a cada segundo, mas a regeneração desses espermas produzidos não é imediata.

Para a maioria dos homens, o organismo demora até 24 horas (um dia) até encher os testículos depois de ejacular, mas há casos que esse tempo pode se estender para até 36 a 48 horas (dois dias), como quando é liberado em grande quantidade, fazendo com que o homem ejacule apenas algumas gotas.

Sendo assim, acredita-se que o tempo que demora para encher os testículos depende da quantidade de espermas que foram liberados, e que quanto maior for a quantidade de esperma liberado, maior será o tempo até os testículos encherem.

Voltando ao assunto dos testículos murchos, como citamos acima, em geral, não significam que os testículos estão completamente vazios. Os testículos podem ficar murchos através da temperatura externa, pois o escroto se aproxima do corpo para se aquecer e se afasta para ser melhor refrigerado. Isso porque a conservação dos espermatozoides depende disso.

Por esta razão, nota-se claramente nos homens que os testículos ficam mais murchos no calor e mais duros no frio.

É possível aumentar a produção de espermatozoides?

É possível aumentar a produção de espermatozoides?

Publicidade

Embora vários homens não saibam, existe sim a possibilidade de aumentar a produção de espermatozoides.

A quantidade de espermatozoides varia de homem para homem. Entretanto, existem algumas formas de aumentar a sua produção e melhorar o potencial reprodutivo do homem, como ter alguns cuidados com a alimentação, vestimenta e o estilo de vida.

Como aumentar a produção de espermatozoides

  • Diminua o consumo de açúcar;
  • Evite o álcool – O consumo de álcool prejudica a produção de espermatozoides. Além do álcool, o tabagismo e o uso de drogas ilícitas trazem prejuízos para a qualidade do esperma;
  • Evite gorduras – comer gorduras, frituras e comidas processadas podem reduzir em até 30% a quantidade normal de esperma;
  • Durma o tempo suficiente – Dormir oito horas melhora a contagem do sêmen.
  • Consuma alimentos ricos em vitamina C e E, zinco, selênio, betacaroteno e ômega 3, como peixes, cenouras, tomate, brócolis, beringela, feijão, entre outros. Os nutrientes presentes nesses alimentos ajudam a diminuir problemas no sêmen e aumentaram sua motilidade;
  • Prefira alimentos ricos em proteínas legumes e grãos integrais;
  • Beba muita água – manter a hidratação do corpo também ajuda na produção do esperma…

Leia também:

error: Conteúdo protegido !!