Saúde e bem estar

Como dormir na 32ª semana de gestação?

Encontrar a melhor posição para dormir durante a 32ª semana de gestação é um grande desafio para muitas gestantes, apesar de já estar no final da gestação. O desconforto em dormir de lado, ou em várias outras posições começa a gerar preocupações para a maioria das mulheres e muitas acabam dormindo em posições arriscadas para elas e para o bebê em busca de conforto.

Se você está passando por isso, saiba que existem posições não adequadas para passar as suas noites, mesmo que pareçam ser mais confortáveis para você. Mas então, como dormir na 32ª semana de gestação?

Como dormir na 32ª semana de gestação

A melhor posição para dormir durante a gestão é do lado esquerdo, segundo um estudo publicado pela revista científica The Journal of Physiology e idealizado pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia.

Essa posição não apresenta nenhum risco para a Mãe nem para o bebê, já que, diferente de outras posições, ela não comprime a veia cava inferior, que é responsável por levar o sangue até o coração – o que pode acontecer na 32ª semana de gestação, já que o útero fica maior e pesado.

Porém, existem ainda gestantes que acham bastante desconfortante dormir do lado esquerdo. Se este é o seu caso, considere colocar travesseiros entre os joelhos e dormir com os joelhos levemente dobrados, isso pode trazer mais conforto, equilibrando a coluna, aliviando as dores nas pernas e nas costas, além de reduzir a pressão do nervo ciático.

Entretanto, prefira usar sempre travesseiros mais cheio, com espuma mais dura e que não amassem ao deitar, pois os mais moles podem incomodar e não gerar sustentabilidade na barriga durante a noite.

Outra dica é utilizar uma almofada sob a barriga para o apoio e costas alinhadas. Isso ajuda a evitar torções na coluna que são causadas quando a mulher apoia a barriga na cama.

Se o desconforto permanecer, durma do lado esquerdo pelo menos durante a maior parte da noite, porém, evite posições como dormir de barriga para cima, ou, caso seja mais confortável para você, use almofadas mais altas, de modo a permitir uma maior inclinação ao corpo, reduzindo assim o risco de ter problemas de oxigenação.

Por que não é aconselhável dormir de barriga para cima na gestação?

Para algumas mulheres dormir de barriga para cima causa sensação de mal-estar, falta de ar e até desmaios. Esses problemas acontecem porque dormindo de barriga para cima a veia cava (responsável por levar o sangue até ao coração) é comprimida.

Se você quer saber mais sobre as melhores posições para dormir durante a gravidez, recomendo que leia nosso artigo sobre: Como uma mulher grávida deve dormir?

Leia também:

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!