Saúde e bem estar

Como mulher grávida deve dormir? Conheça a melhor posição e dicas para dormir melhor

Como mulher grávida deve dormir? Conheça nesse artigo a melhor posição para dormir na gestação segundo estudos.


É normal que, durante a gravidez, muitas mulheres grávidas se preocupem com a posição que devem dormir. Afinal, durante esse período delicado que é o da gestação, várias mulheres sentem-se desconfortáveis na hora de dormir justamente por não saberem qual a posição correta.

Para muitas mulheres, essa necessidade de saber a posição correta para dormir na gravidez vai crescendo a medida que a barriga for aumentando, já que muitas ficam sem ideia de como dormir e com medo de dormir em uma posição arriscada para o bebê.

Algumas mulheres preferem dormir virando para um dos lados (esquerdo ou direito). Contudo, existem várias mulheres que dormem de qualquer posição sem ao menos procurar saber se a mesma posição não apresenta riscos para o bebê.

Por isso, escrevemos esse artigo para responder a dúvida: Como mulher grávida deve dormir, e ainda passar algumas dicas de como dormir bem durante a gravidez.

Como mulher grávida deve dormir – A melhor posição para dormir na gravidez

Como mulher grávida deve dormir? A melhor posição
Como mulher grávida deve dormir? A melhor posição

 

Segundo um estudo publicado pela revista científica The Journal of Physiology e idealizado pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, dormir do lado esquerdo é a melhor posição para dormir na gravidez.

Essa posição faz com que ao dormir, a veia cava inferior, que é responsável por levar o sangue até o coração não seja comprimida, facilitando assim, a circulação do sangue entre a mãe e o feto e possibilitando o envio de mais oxigênio e nutrientes para o bebê. Isso também diminui o risco de complicações, já que o sangue flui melhor pelo cordão umbilical.

E para mulheres que estão já no final da gravidez, é muito importante dormir do lado esquerdo por toda ou pelo menos a maior parte da noite, pois durante o período de fim da gravidez o útero fica maior e pesado e pode comprimir a veia cava – o que pode gerar complicações, já que estamos se tratando da veia que leva maior parte do sangue circulante de volta ao coração.

Entretanto, dormir virada para o lado esquerdo faz com que a veia cava seja descomprimida e isso garante uma circulação melhor do sangue para a mãe e para o bebê, além de também ser capaz de reduz o inchaço nas pernas. São por esses motivos que uma mulher grávida deve preferir dormir sempre virada para o lado esquerdo pelo menos durante a maior parte da noite.

Outras posições

Para além da posição certa (segundo estudos) para dormir durante a grávida, existem ainda outras posições que muitas mulheres grávidas preferem durante a noite, mas, dependendo do mês em que estiver, pode não ser mais recomendada, por causa dos riscos que pode oferecer ao bebê.

Saiba mais sobre outras posições e se uma mulher grávida pode dormir nessas posições ou não:

Artigos Relacionados

Qualquer posição

A mulher consegue dormir de qualquer posição até o terceiro mês da gestação, pois a barriga ainda não aparece durante esse tempo e isso pode fazer com que a mulher se sinta confortável em qualquer posição, e isso não apresenta grandes riscos ao feto.

Dormir de bruços

Grávida pode dormir de bruços?

Na verdade, a resposta é sim para a grande parte das mulheres até ao quinto mês da gestação, mas não para mulheres com gravidez mais delicadas e sobrepeso.

Para a grande parte das mulheres, o facto é que, durante o princípio da gestação, do primeiro mês até ao quinto, dormir de bruços não apresenta grandes riscos para o bebê. Porém, passado esse tempo, não é mais aconselhável, pois o bebê já está muito grande e pode começar a ficar desconfortável para a mãe.

Contudo, para todos os casos, é recomendado consultar o seu obstetra antes de decidir adotar essa posição para passar as suas noites, já que, mesmo que você esteja entre os primeiros meses, para o seu caso em especial, pode não ser bom para o bebê ou para você dormir nessa posição.

Dormir de barriga para cima

Não é muito aconselhável para uma mulher grávida dormir de barriga para cima, pois, nessa posição algumas mulheres sentem falta de ar por causa da compressão da veia cava, que leva o sangue até o coração. Isso gera um certo desconforto para a gestante, até porque ninguém se sente bem com a falta de ar.

Para além disso, quando a veia cava é comprimida, pode provocar à grávida uma sensação de mal-estar e em algumas situações pode provocar até mesmo desmaios. Portanto, para evitar que isso aconteça, prefira não dormir nessa posição.

Mas, porque existem várias mulheres que se sentem melhor e mais confortáveis durante o sono nessa posição, o aconselhável é usar almofadas mais altas, de modo a permitir uma maior inclinação ao corpo, reduzindo assim o risco de ter problemas de oxigenação.

Dormir com travesseiros entre as pernas

Usar travesseiros entre as pernas, ou entre os joelhos é recomendado para qualquer pessoa, mesmo as não gestantes.

Para mulheres grávidas, colocar travesseiro entre as pernas equilibra a coluna, alivia as dores nas pernas e nas costas e reduz a pressão do nervo ciático. Usar almofadas Antirrefluxo e Antivarizes ajuda na circulação do sangue e relaxamento das pernas.

Algumas dicas para dormir bem na gestação

Dicas para dormir bem na gestação
Dormir bem na gravidez
  • Pratique exercícios físicos leves, pois eles liberam substâncias que farão você relaxar e ter um sono melhor. Mas antes consulte um especialista para saber quais exercícios serão bons para você.
  • Coloque um travesseiro entre os joelhos e durma com os joelhos levemente dobrados. Para algumas mulheres, isso ajuda a sentir-se mais confortável.
  • Prefira travesseiros mais cheios, com espuma mais dura e que não amassem ao deitar, pois os mais moles podem incomodar e não gerar sustentabilidade na barriga durante a noite.
  • Utilize uma almofada sob a barriga para o apoio e costas alinhadas. Isso ajuda a evitar torções na coluna que são causadas quando a mulher apoia a barriga na cama.
  • Descanse pelo menos 30 minutos depois do almoço, ou estique o corpo em um sofá e relaxe para recuperar energias e garantir um sono melhor durante a noite.
  • Se ficar sem sono durante a noite, tome um banho, leia um livro ou escute uma música suave, isso pode ajudá-la a recuperar o sonho.
  • E para se sentir ainda mais relaxada, peça ao seu companheiro uma massagem no sentido dos pés ao quadril (utilize cremes ou óleo para facilitar os movimentos).
  • Se estiver com crise de cãibra (o que é comum em mulheres no final da gravidez) estique as pernas e massageie o local. Isso fará com que o desconforto passe.

Conclusão

Se você está no período de gestação e estava preocupada em saber como mulher grávida deve dormir, saiba que, segundo estudos, a melhor posição é virado para o lado esquerdo e prefira sempre dormir nessa posição, pois será melhor para você e para o bebê. Considere também as nossas dicas de como dormir bem durante a gravidez apresentadas acima e melhora as suas noites.

Leia também:

 

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!