Saúde e bem estar

Como mulher grávida deve se sentar, abaixar e levantar

A gravidez é um estado em que muitas mulheres ficam cheias de dúvidas a respeito de como devem se sentar ou levantar, se devem ou não abaixar durante a gravidez ou ainda como e em que posições devem dormir.

Porém, tudo isso é  normal, pois existem questões relacionadas que merecem um esclarecimento e toda mulher grávida deve buscar por esses esclarecimentos para evitar complicações.

Durante a gravidez, a mulher pode se sentar e levantar de qualquer forma? É claro que não. Existem posições que podem oferecer riscos ao feto, e do mesmo modo, existem outras que não oferecem esses riscos e estas sim são recomendadas. Saiba mais sobre isso abaixo.

Como grávida deve se sentar e levantar

Existem orientações para mulher grávida se sentar e levantar sem riscos:

Levantar da Cama

Antes de se levantar da cama, a mulher grávida deve preparar as articulações para o movimento, isso faz-se mexendo os braços e os pés com movimentos circulares para lubrificar estas articulações, posteriormente, deve-se virar de lado, mantendo o tronco apoiado sobre o cotovelo e levando as pernas para fora da cama.

Evite levantar flexionando o tronco para frente, pois isso promove o afastamento dos músculos que sustentam os órgãos abdominais e prejudica sua ação durante o período expulsivo.

Levantar objectos

Ao levantar objectos, dobre os joelhos, abra as pernas e encaixe a barriga entre elas. A força deve incidir sobre os músculos das pernas e não sobrecarregando a musculatura da coluna lombar.

Sentar

Existem também algumas orientações para se sentar durante a gravidez. Mas, a princípio, é importante saber que a cadeira para uma mulher grávida se sentar deve ter encosto e braço de apoio.

Com isso, ao se sentar, a mulher deve apoiar bem as costas e sentar sobre as nádegas, permitindo aos joelhos relaxar em ângulo reto (90°), com os pés descansando no chão. Caso você sinta a necessidade de permanecer sentada por mais tempo nessa mesma posição, deverá estimular a circulação batendo os pés ao chão alternadamente.

Mulher grávida pode abaixar?

Muitas mulheres acreditam que durante a gravidez não podem abaixar para pegar alguma coisa no chão, mas isso não é verdade.

Na verdade, mulher grávida pode sim abaixar, desde que tenha cuidado para não cair ou se machucar de outra forma. O que também deve ser evitado na gravidez, além da queda, são pancadas na barriga.

Outro ponto importante que também é uma recomendação para mulheres grávidas é se abster de sapatos escorregadios e com solas muito finas, já que esses podem causar uma queda repentina em chãos favoráveis a queda, como em salas com chão liso, por exemplo.

Artigos Relacionados

Como abaixar durante a gravidez

Existe uma orientação para se abaixar adequadamente que serve tanto para gestantes quanto para não gestantes, que consiste em nunca se inclinar para frente. Durante a gravidez isso deve ser ainda mais importante. Entretanto, mantenha a coluna ereta, apoiando o peso nas coxas, evitando assim a sobrecarga de peso na coluna.

Qual a melhor posição para dormir na gravidez?

Estudos sugerem que a melhor posição para dormir na gravidez é virada para o lado esquerdo, pois nessa posição a veia cava inferior, que leva o sangue para o coração, não é comprimida –  o que promove melhor circulação do sangue entre a mãe e o feto, possibilitando o envio de mais oxigênio e nutrientes para o bebê.

Se você quer saber mais sobre a melhor posição para dormir durante a gravidez e ainda receber dicas para melhorar o seu sono durante a gestação leia o nosso artigo sobre: Como mulher grávida deve dormir.

Outras posturas durante a gravidez

  • Ficar de Pé – Para ficar de pé a grávida deve deslocar o peso do corpo para a parte anterior do pé (fletindo ligeiramente os joelhos e contraindo as nádegas). Isso evitará a sobrecarga nos calcanhares.
  • Caminhada – Durante a caminha a mulher grávida deve utilizar sapatos que geram conforto (preferencialmente de salto baixo), acompanhados de uma roupa adequada e confortável, como vestidos. Ao caminhar, mantenha a cabeça erguida e balance os braços.
  • Relaxar – Para relaxar, mantenha os pés para cima por pelo menos uma hora. Isso ajudará na circulação do corpo todo, além de também fazer com que a musculatura posterior das pernas seja alongada.
  • Varrer – Uma mulher grávida deve preferir usar vassouras com cabos longos para evitar que ela se curve.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!