Multicaixa Express – O que é e como funciona

O que é o Multicaixa Express e como funciona

Nos dias de hoje o termo “multicaixa Express” se tornou bastante falado. Isso fez com que mais pessoas se interessassem em saber o que é, de facto, o multicaixa Express, como funciona, para que serve e quais as razões para usá-lo.

Se você vive com interesse em saber tudo isso, este artigo é exactamente o que você precisa ler. Continue comigo e descubra mais sobre o multicaixa Express, começando por entender a sua definição e como funciona.

O que é “Multicaixa Express” e como funciona?

De uma forma bem resumida, o multicaixa Express é um aplicativo interbancário que facilita os seus utilizadores na realização de operações bancárias através da associação de um ou mais cartões do mesmo banco ou de bancos diferentes.

O aplicativo lançado pela EMIS (empresa interbancária de serviços), é hoje uma tendência e representa uma grande vantagem para os utilizadores, sobretudo para aqueles que realizam operações bancárias diariamente e já não precisam se dirigir a um banco ou caixa automático para tal feito.

Com o multicaixa Express tudo é mais fácil. Você tem a possibilidade de realizar uma variedade de operações, além de poder levantar dinheiro em qualquer caixa automático sem cartão e pagar vários serviços, tudo isso em alguns cliques e sem precisar se mover de sua casa.

Como funciona?

O multicaixa Express funciona de uma forma muito simples. Em alguns casos, o aplicativo faz o papel de um caixa automático, só que móvel, e em outros casos, ele faz o papel do seu cartão bancário, só que apresentado em formato digital.

Ao associar um cartão, o multicaixa Express guardará as informações do mesmo e permitirá que você possa facilmente realizar operações em sua conta bancária através do telemóvel.

Para começar a usar o multicaixa Express, você terá que, primeiramente fazer a adesão pelo caixa automático, activar o aplicativo no telemóvel e adicionar seus cartões válidos , que o possibilitarão realizar as operações. Praticamente é a associação do seu cartão que faz com que tudo tenha sentido e funcione de forma esperada.

Em outras palavras, o multicaixa Express permite que seu cartão de débito seja convertido para o formato digital e usado para realizar operações através do telemóvel.

Quais operações podem ser feitas com (no) multicaixa Express?

Existem diversas operações que podem facilmente ser feitas com o aplicativo  MCX Express. D’entre elas podemos citar:

Carregamentos de saldo

Com o multicaixa Express você já não precisa sair de casa para carregar seu saldo, seja para:

  • Unitel
  • Movicel
  • Zap
  • Dstv
  • Ende
  • Net one
  • Angola telecom etc.

Outras operações

Para além de carregamentos, você pode fazer outras operações importantes como por exemplo:

  • Transferência para qualquer conta bancária
  • Pedido de levantamento de dinheiro sem cartão
  • Consulta de saldo e movimentos da conta bancária
  • Consulta do seu IBAN
  • Comprar bilhetes de avião etc.

Como você pôde ver acima, existem diversas operações realmente interessantes que podem ser realizadas de forma fácil e segura através do multicaixa Express, usando apenas o telemóvel, e o melhor de tudo, sem precisar sair de casa.

É realmente seguro usar o multicaixa express?

Segundo a EMIS, o aplicativo MCX é seguro para todos os utilizadores. Porém, é importante que você saiba que deverá, como utilizador, ter todos os cuidados possíveis ao usar o multicaixa Express, pois o facto de que o aplicativo é seguro não lhe dá motivos para usar o aplicativo sem qualquer cuidado, ainda mais sabendo que isso envolve a sua conta bancária e seu dinheiro, consequentemente.

Por tanto, você sendo utilizador deve entender que o seu PIN, por exemplo, é um número secreto e por isso não deve compartilhar com outras pessoas. Este e outros cuidados devem fazer parte do seu dia a dia como utilizador do multicaixa Express.

Para saber mais sobre os cuidados a se ter com o multicaixa Express, recomendo que leia o artigo sobre:

Por que usar o MCX Express?

Por que usar o multicaixa Express

Nos dias de hoje ir a um caixa automático não é mais “tão” seguro. É claro que você vai sempre precisar se dirigir a um caixa automático, sobretudo para poder levantar fundos de sua conta bancária – isso é inevitável.

Mas, para outras operações como, por exemplo, consultar o saldo e os movimentos da conta, transferir fundos de sua conta para outra etc., a necessidade de dirigir-se a um caixa automática foi anulada, pois agora você pode fazer isso no conforto do seu lar, sem precisar arriscar sua vida, afinal, as vezes chegar ao caixa automático para fazer uma simples consulta de saldo causa uma outra impressão.

Resumidamente, o multicaixa Express diminui a necessidade de se dirigir ao caixa frequentemente para realizar operações que hoje podem ser feitas pelo telemóvel. Esta e apenas uma das razões pelas quais você precisa usar este serviço.

Outra, é que você faz tudo pelo telemóvel onde quer que esteja, e o melhor, sem pagar nenhum valor.

É óbvio que o seu telemóvel é um dispositivo que você jamais deixa para casa, pela sua importância e pelo monte de funcionalidades que ele acarreta, além das informações armazenadas  nele.

Por isso, é difícil se esquecer dele quando decidimos sair, diferente do seu cartão multicaixa, pois apesar de ser tão importante, ele desempenha funções que não são necessárias os dias todos.

Então, diante de uma situação urgente em que o dinheiro será necessário e você, por algum motivo esquecer o seu cartão, poderá realizar todas operações que poderia realizar com o seu cartão através do multicaixa Express, pelo seu telemóvel.

Talvez depois disso você já nem precise mais de sair com um cartão multicaixa na sua carteira, porquanto já o tens no telemóvel.

E para quem possui uma loja virtual ou simplesmente tem feito compras na internet em Angola de forma frequente, agora o processo de pagamento tornou-se mais fácil com a chegada do multicaixa Express.

Os proprietários de lojas virtuais terão mais vantagem em saber que seus clientes terão uma nova forma de pagar pelos produtos ou serviços que adquirem.

Por outro lado, os clientes terão uma grande vantagem por poderem pagar pelos serviços ou serviços que adquirem sem ter que sair de casa, ou ainda, bater a cabeça para ter um cartão visa, ou uma conta paypal.

Multicaixa Express X cartões de débitos físicos

Multicaixa Express vs Cartões de débitos multicaixa

O multicaixa Express vai substituir os cartões físicos?

Bem, este é um pensamento crítico, partindo do pressuposto de que o multicaixa Express pode apenas ser usado em dispositivos móveis, e que estes dispositivos não são usados por todos Angolanos – isto é um facto.

Sendo assim, é quase impossível afirmar que o multicaixa Express irá substituir os cartões físicos, apesar de que isso seria um grande avanço.

Em todo caso, o que se pode apenas afirmar é que diminuirá a necessidade de uso dos cartões físicos, isso significa que muitas pessoas acharão desnecessário usar o cartão físico, porquanto já possuem as suas informações no telemóvel e através disso conseguem realizar as operações que desejam.

Então, o que notaremos nos próximos tempos é que os cartões de débito multicaixa físicos serão usados poucas vezes, o mesmo irá acontecer com os ATM’s, afinal, o aplicativo cobre algumas funções dos ATM’s que levavam muita gente para lá, e o para os cartões, o aplicativo cobre praticamente todas as funções de um cartão físico.

Talvez num futuro próximo, os cartões físicos serão substituídos pelo multicaixa Xxpress. Mas, na verdade, esta é uma possibilidade que depende de vários factores.

Conclusão

O multicaixa Express é, sem dúvidas, a solução de pagamentos que se esperava em Angola, principalmente para ajudar a reduzir as enchentes nos ATM’s.

Hoje em dia, é mais comum encontrar pessoas no ATM que vão simplesmente para fazer levantamento, o contrário do que acontecia antigamente, quando até para fazer uma simples transferência ou até mesmo uma consulta d0 saldo da conta era necessário se dirigir a um ATM.

Agora tudo é mais fácil, graças ao multicaixa Express.

Leia também: 5 cuidados a ter com o multicaixa Express

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!