5 Principais métodos de pagamentos online em Angola (para e-commerces)

Principais métodos de pagamentos online em Angola

Você tem uma loja online? Conheça abaixo os principais métodos de pagamentos online em Angola para você usar na sua loja.


Você já deve saber, com certeza, que o processo de comprar um produto pela internet envolve “pagamento”. Porém, o pagamento pode ser  feito de diversas formas, usando alguns métodos possíveis em Angola.

Mas me diga, você sabe quais são os principais métodos de pagamentos online em Angola?

Se não, não precisa se preocupar!

Mais abaixo você verá listado os principais métodos de pagamentos online em Angola e alguns não muito usados em Angola, mas que não deixam de ser uma boa opção.

O que são métodos de pagamentos?

Antes de mais um passo a frente vamos entender de forma rápida e clara o que são métodos de pagamentos.

Método de pagamento é a forma pela qual você paga por algum serviço ou produto que deseja adquirir.

Você talvez deve ter uma ideia mais ampla sobre o que é um método se pagamento, pois certamente você já deve ter usado transferências bancária, plataformas de pagamentos online, dinheiro ou até mesmo criptomoedas para pagar por algum produto ou serviço.

Na verdade, é exactamente sobre isso que estamos nos referindo.

Estes mencionados acima são alguns dos mais conhecidos métodos de pagamentos, alguns dos quais funcionam em Angola e são, por muitos, usados. Enquanto outros, não são usados em Angola, ou simplesmente são incomuns.

5 Principais métodos de pagamentos online em Angola

Veja abaixo os principais métodos de pagamentos online em Angola – muito dos quais usados pelas maiores lojas online nacionais. Confira:

1. Transferências bancária

Pagamento por transferência bancária

Este é um dos mais usados método de pagamento em Angola. Consiste em transferir dinheiro de uma conta bancária para outra, mesmo que as duas contas envolvidas sejam de bancos diferentes.

Isto serve como uma forma de pagamento!

Uma transferência bancária pode, por entanto, ocorrer de forma imediata quando se transfere dinheiro de uma conta bancária para outra conta do mesmo banco. Para contas de bancos diferentes a transferência pode levar até 24h para ser concluída.

O processo de transferir dinheiro pode ser feito através dos multicaixas dos bancos ou até mesmo pelo telemóvel, através de aplicativos desenvolvidos para este propósito, como o multicaixa express, por exemplo.

2. Cartões de crédito e débito

Pagamentos online em Angola com cartão de débito e crédito

Os cartões de crédito não são comuns em Angola.

Em outros países, um cartão de crédito permite que o comprador realize o pagamento de forma mais fácil e rápida, talvez por isso é uma das formas de pagamentos online muito usado por lá.  Porém, o pagamento usando um cartão de crédito é realizado em meio a um valor que será futuramente cobrado.

Enquanto isso, um cartão de débito permite que você realize os seus pagamentos usando o seu dinheiro disponível em sua conta bancária. Este já é bastante comum em Angola.

Os cartões de débitos mais usados em Angola são os cartões multicaixa, que é dado a toda e qualquer pessoa que abre uma conta bancária em um banco qualquer.

Estes dois métodos são relativamente fáceis, apesar de que, em Angola, ainda não é possível usar apenas o número de cartão para pagar dinheiro numa loja virtual como acontece em outros países – funciona como se fosse um TPA online, onde você só coloca o número de cartão, código do cartão, confirma o preço e já realiza o pagamento.

3. Pagamento a cobrança (por TPA ou dinheiro)

Pagamento a cobrança é quando você, sendo o cliente paga a loja que está lhe vendendo o produto após ter o produto em suas mãos. Isto é até mais seguro, pois você tem certeza de que está pagando por um produto real.

No entanto, o pagamento a cobrança pode ser feito de duas formas, são elas:

  • TPA – Quando paga o produto directamente no terminal de pagamento automático da empresa, usando o seu cartão multicaixa.
  • Dinheiro – Também conhecido como pagamento a cash – que é quando você paga o produto em dinheiro físico, isto no momento da entrega do mesmo.

Este método de pagamento oferece mais segurança para quem compra, ao contrário de quem vende o produto, pois por ser feito apenas no momento da entrega, o cliente tem certeza de que está realmente pagando pelo produto que deseja, porém, a empresa não tem garantia de que o cliente irá realmente pagá-la.

4. Paypal

Embora o paypal em Angola tenha algumas restrições, há ,ainda assim, pessoas que usam este método de pagamentos e, de semelhante modo, há também empresas em Angola que aceitam o paypal como método de pagamento.

O pagamento pelo paypal é literalmente o mais simples, pois você só precisa do email de quem você precisa realizar o pagamento (particular ou empresa).

Porém, é importante realçar que o paypal não reconhece a nossa moeda nacional (Kwanza) , os pagamentos por essa via são geralmente feitos em dólar.

5. E-kwanza

Pagamentos online em Angola com e-kwanza

O e-kwanza é uma criação recente. Na verdade, ele é apenas uma plataforma tecnológica com diversas funcionalidades, uma delas, e a que mais se enquadra nesse contexto é a de pagamentos e transferências bancárias. Tudo feito através do telemóvel.

Através do E-kwanza, você pode fazer pagamentos de bens e serviços em apenas alguns cliques. E apesar de ser não muito usada por grande parte dos angolanos (ainda), a plataforma é bastante vantajosa, pois simplifica o processo de pagamento de bens e serviços.

Se você quer saber mais sobre o e-kwanza, temos um artigo sobre o e-kwanza aqui no nosso blog,é bom que você dê uma olhada para descobrir mais sobre essa plataforma que está se popularizando em Angola.

Resumindo os métodos de pagamento online em Angola

Você se lembra dos principais métodos de pagamentos online em Angola citados acima ? Se não, que tal recordamos agora mesmo?

Veja abaixo um resumo de todas as formas de pagamentos online em Angola:

  • Transferência bancária – Transferência de dinheiro de sua conta bancária para a conta de quem você deseja pagar por um produto ou serviço.
  • Cartão de crédito/débito – O cartão de crédito apesar de ser, por muito países, um dos mais usados métodos de pagamentos online, sobretudo em lojas virtuais, não é assim tão comum em Angola. Já o cartão de débito é muito usado em Angola, o multicaixa é um exemplo de cartão de débito muito usado pelos angolanos.
  • Pagamento a cobrança (por TPA ou dinheiro) – Pagamento realizado no momento da entrega, por TPA ou por notas de dinheiro físico.
  • Paypal – Pagamento online através de um sistema internacional de pagamentos, usando apenas o email da pessoa ou empresa que deseja pagar.
  • E-kwaza – Plataforma que permite fazer pagamentos em moeda nacional, usando apenas o telemóvel.

Conclusão

Existem diversas formas de pagamentos online em Angola. Algumas muito usadas outras nem tanto. Porém, caso você seja um cliente de diversas lojas online, poderá notar algumas formas de pagamentos disponíveis que não sejam tão comuns em Angola.

A tendência é de evoluir para as formas de pagamentos online usados em outros países mais desenvolvidos, porém, é preciso tempo para chegarmos a usar frequentemente estas formas de pagamentos.

Caso você tenha uma loja online, o mais certo é que tenha disponível as principais e as mais usadas formas de pagamentos online em Angola para tornar mais fácil para o seu cliente na hora de pagar pelos seus produtos.

Estas formas são claramente as seguintes:

  • Transferências bancária
  • Pagamentos a cobrança

Todavia, se quiser adicionar outras formas de pagamentos menos usadas e conhecidas em Angola, poderá fazer sem nenhum problema, afinal, há pessoas em Angola que usam estas formas de pagamento.

Leia também:

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!