5 Cuidados a ter com o app Multicaixa Express

Cuidados a ter com o app Multicaixa Express

Cuidados a ter ao usar o app Multicaixa Express. Siga a leitura.


O multicaixa Express é o assunto do momento – um aplicativo interbancário que tem se popularizado muito em Angola.

Devemos admitir que é, de facto, uma criação bastante vantajosa, sobretudo para quem se sentia obrigado a frequentar o banco para realizar operações que agora podem ser feitas sem precisar sair de casa, e o melhor, em apenas alguns cliques.

Com este aplicativo, tornou-se mais fácil pagar os principais serviços, fazer transferência sem ter que se dirigir a um ATM, fazer pedidos de levantamento de dinheiro sem a necessidade de um cartão físico, e tal como mencionei acima, o melhor é que você pode fazer tudo isso em apenas alguns cliques.

Mas é como tudo.

O multicaixa Express, por outro lado, pode significar uma grande desvantagem, isso para quem não toma alguns cuidados que citei mais abaixo, no que se refere ao uso desta tecnologia.

No entanto, é preciso saber que apesar de ser uma criação incrível, ele precisa ser usado com responsabilidade para garantir a segurança do próprio utilizador.

Se você vai usar este aplicativo, é importante ter em mente que após a instalação e activação do mesmo, a bola estará do seu lado, entretanto, você vai precisar usá-lo com maior cuidado, tal como assegurar um copo de vidro, pois, se cair há grande chance de quebrar e não poder ser reparado.

Com o multicaixa Express acontece exactamente o mesmo, ou seja, se você for enganado e convencido a passar informações importantes e, sobretudo, confidenciais, poderá ser roubado e não conseguir recuperar o seu dinheiro.

Mas, em tudo isso, o grande problema não está no aplicativo.

Mas então, onde está o problema?

Calme! Abaixo eu explico tudo com mais calma.

Continuando e respondendo a questão acima colocada:

Algumas pessoas de má fé, simplesmente tornaram esta criação tecnológica de grande importância social numa máquina para efectuarem seus roubos de uma forma mais simplificada e estratégica, enganando os utilizadores do aplicativo e roubando suas informações.

É um cenário que já tem acontecido e não se sabe quando pode ser feito com você.

Por esta razão, eu resolvi dar a você, caro utilizador do multicaixa Express, alguns conselhos para evitar que o seu dinheiro seja roubado ou que qualquer outra situação desagradável aconteça mediante o uso do multicaixa Express.

Confira abaixo:

5 Cuidados a ter com o multicaixa Express

Eu poderia citar mais, mas decidi resumir os principais cuidados e passar para você. E mesmo que leia, saiba que contactar o EMIS (empresa interbancária de serviços) caso surja uma situação estranha relacionada ao multicaixa Express, é o melhor a se fazer.

Enfim, leia os os cuidados e conselhos que você deve considerar ao usar o multicaixa Express:

1. Conheça as linhas de apoio “oficiais”

A EMIS (empresa interbancária de serviços) deixou claro a todos os utilizadores do multicaixa Express, através de um comunicado de imprensa (disponível para download no seu site oficial) que a empresa não possui nenhuma linha online de apoio ao cliente.

A empresa realçou também que, para apoio ou suporte a qualquer usuário do MCX Express os contactos oficiais são:

  • 923 168 840
  • 222 641 840

Sendo assim, você jamais deve confiar em qualquer informação passada por qualquer contacto telefónico ou plataforma digital, sobretudo em publicações feitas em redes sociais.

2. Use apenas um número que seja seu ao aderir ao multicaixa Express

Se pretende aderir ao multicaixa Express, é recomendado que use apenas um número de telefone que seja realmente seu.

No entanto, não use número alheio ou desconhecido e nem permita que sua conta ou cartão bancário seja vinculado a um número telefónico que não seja o seu.

3. O seu PIN é “apenas seu”

O PIN é um código secreto. Por tanto, é importante saber que ao compartilhar o seu PIN com uma outra pessoa estará dando a possibilidade de esta mesma pessoa realizar operações em sua conta bancária.

Para além do PIN, os códigos de activação enviados por SMS, devem, igualmente ser considerados secretos. Isto significa que você jamais deve compartilhá-los com qualquer outra pessoa.

4. Em caso de dúvidas, não peça ajuda a desconhecidos

Ao fazer o uso de uma tecnologia pela primeira vez (ou não) é relativamente normal que surjam algumas dúvidas e, pedir ajuda a alguém mais próximo de si pode ser a primeira ideia que surgirá em sua mente.

Mas, tenha em mente que aqui estamos se tratando de uma tecnologia que envolve a sua conta bancária, e consequentemente, o seu dinheiro. Então, não é totalmente seguro recorrer a qualquer pessoa para pedir ajuda, nem tampouco aceitar a ajuda de algum desconhecido que se ofereça para ajudar.

Mas, não é que todos são maus, é que você nunca saberá quando é alguém de má fé que está se oferecendo para lhe ajudar. Considere a frase que “quem vê cara, não vê coração”.

Contudo, para casos de dúvidas, o melhor a ser feito é contactar a linha de atendimento do multicaixa Express através dos contactos citados acima, ou ainda, contactar o seu banco e pedir esclarecimentos.

5. Mantenha-te “sempre” atento

Todo o cuidado é pouco.

Neste sentido, é importante que você esteja atento a qualquer acontecimento estranho relacionado ao seu multicaixa Express. Se você receber um email, um telefonema ou SMS de alguém pedindo os seus dados bancários ou qualquer outra informação que julgues ser confidencial, é melhor que não o respondas.

De igual modo, se você vir uma publicação nas redes sociais ou alguém convidar você a fazer qualquer acção que envolva os seus dados bancários, simplesmente não dê atenção, pois como já disse e vou repetir, é o seu dinheiro que está em jogo, no entanto, qualquer ação aqui é suspeita.

Em todos estes casos, contacte a EMIS e peça um esclarecimento sobre o que lhe é pedido a fazer. Esta é a melhor acção que você pode tomar.

Conclusão

A popularidade do multicaixa Express vai permitir que mais pessoas usem tal tecnologia, afinal, todos nós buscamos por soluções inovadoras para parar de sofrer por algo que pode ser feito de uma forma mais fácil e prática.

Porém, é importante considerar o lado negativo das coisas quando usadas de forma não edequada e evitar que isso aconteça.

Foi exactamente por isso que escrevi este artigo, para ajudá-lo a garantir a sua segurança ao usar o multicaixa Express.

E o que você deve fazer agora?

Acatar os conselhos deixados acima e, se você conhece alguém próximo que usa a mesma tecnologia, convide-o a ler este artigo a fim de estarem todos seguros no âmbito do uso do multicaixa Express.

Espero que este artigo tenha sido útil para você.

Aquele abraço e até ao próximo conteúdo.

Aproveite para ler também:

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!