Qual é a importância do empreendedorismo em Angola?

Comece depois da publicidade

O empreendedorismo e sua importância em Angola representam um tema bastante interessante de se debater, sobretudo agora em que uma crise económica tremenda assola o nosso país.

Em Angola é visível o grande impacto social e económico do empreendedorismo, pelo que pode-se afirmar que, de certa forma, o empreendedorismo sustenta o país. Isso é mais do que óbvio, pois  nos momentos em que hoje vivemos, as empresas passaram a gerar mais receitas ao estado e algumas a gerar mais emprego para as populações.

Mas, será que em Angola o empreendedorismo tem sua importância centrada apenas na geração de novos empregos e no fortalecimento da economia nacional?

Isso é o que descobriremos neste artigo. Sendo assim, convido o caro leitor a permanecer aqui comigo e acompanhar a leitura até ao final e deixar a sua opinião no campo de comentários mais abaixo da página.

Vamos a isso!

Principais importância do empreendedorismo em Angola

O empreendedorismo em Angola tem inúmeras vantagens que reflectem a sua importância, para resumir, podemos dizer que o empreendedorismo em Angola é importante por três razões:

1 – Fortalecimento da economia

A economia Angolana precisa de mais força para estar cada vez próxima de vencer a crise.

Sendo assim, o governo está cada vez mais recebendo apoio das empresas e procurando formas de fazer com que a luta contra a crise económica que se vive hoje no país seja uma luta de todos quanto podem.

Hoje em dia as grandes empresas ajudam o governo a se manter estável através dos impostos que são pagos. Isso não acontece só em Angola,  mas pelo mundo todo. O contributo de empreendedores e empresários é fundamental para a assegurar a economia do país.

2 – Geração de mais empregos

Mais empregos é o que mais se deseja pela maior parte da juventude em Angola, literalmente. Porém, a realidade é que conseguir emprego em Angola não representa uma tarefa fácil, pelo contrário, está cada vez mais difícil.

Contudo, o empreendedorismo torna tudo mais fácil, apesar de que não seja fácil iniciar um negócio.

Mas, normalmente, quem pode abrir um negócio gera oportunidades de renda para quem não pode. É isso que mais se vê em Angola.

As oportunidades de emprego estão sendo mais oferecidas pelas empresas, e estas empresas, obviamente, surgiram de uma mente criativa e inovadora de um empreendedor.

3 – Educação aos jovens

Em Angola a maior parte dos jovens cresceu com uma educação similar, baseada na necessidade de terminar os estudos e posterior conseguir um emprego que o ajude a se manter.

Se você vive em Angola, obviamente sabe do que estou dizendo, aliás, é provável que também seja educado da mesma maneira… mas isso não importa agora.

Todavia, a realidade hoje é outra. Nem todos conseguem, de facto, terminar os seus estudos e logo encontrar um emprego.

Grande parte dos jovens cresceram, formaram-se e até há um tempo atrás, esperavam por emprego, porém, muitos não foram bem-sucedidos.

Assim sendo, para muitos, não restou outra alternativa senão empreender.

Contudo, o empreendedorismo ensinou e continua ensinando várias lições aos jovens angolanos, e uma das lições mais importantes é que nem sempre temos o que esperamos.

Conclusão

O empreendedorismo em Angola apresenta-se como um bem para a sociedade em geral, sobretudo na vida dos jovens.

Por esta razão, nada assegura, mas as evidências são claras de que num futuro próximo, teremos uma Angola com mais empreendedores, apesar das grandes dificuldades que possam existir.

Compartilhe o artigo

3 thoughts on “Qual é a importância do empreendedorismo em Angola?”

Leave a Comment

error: Conteúdo protegido !!