Negócios

Empreender em Angola ou ser empregado? Qual a melhor opção?

Fazer uma escolha entre empreender e ser empregado não é nada fácil, tudo porque algumas questões importantes devem ser analisadas antes de tudo. Porém, o grande problema está exatamente em analisar estas questões e tomar uma decisão mais precisa.

Em Angola, qualquer decisão com relação a conquista de uma vida financeira melhor é arriscada, mas, é sempre melhor estar consciente na hora da decisão para saber enfrentar as consequências das suas decisões.

No entanto, se você precisa fazer uma escolha entre empreender ou ser empregado em Angola, leia este artigo com muita atenção e só depois tome uma decisão.

Como escolher entre empreender ou ser empregado em Angola?

Como já disse mais acima, é preciso uma análise profunda para saber o que escolher entre estas duas opções (empreender e ser empregado).

A maneira mais fácil para você saber o que realmente escolher, é fazendo uma comparação entre as duas opções em questão e relacioná-las ao que se vive hoje em Angola e ao que você é, tendo em conta os seus desejos e objectivos.

Porém, você deve, também, ter em conta os possíveis riscos que podem surgir futuramente, por isso, é importante escolher bem para depois não se arrepender pela escolha.

Vejamos abaixo uma pequena comparação para fazer você entender melhor sobre estas duas opções.

Entendendo o perfil do empreendedor

O empreendedor é alguém disposto a enfrenter qualquer desafio, correr riscos, encontrar soluções criativas e inovadoras para manter um negócio. Porém, o empreendedor é mais autônomo e possui maior segurança.

Além disso, o empreendedor recebe e administra os lucros do seu próprio negócio, podendo ainda criar estratégias para aumentar significativamente os seus ganhos.

Uma grande vantagem de ser empreendedor está no facto de não possuir um limite de ganhos, ou seja, quanto mais o empreendedor trabalhar dedicadamente, maior serão os seus ganhos. É isto que tem motivado várias pessoas a se tornarem empreendedores em Angola.

Entendendo o perfil do empregado

O empregado aprecia um cenário diferente e caracterizado por várias limitações. O empregado possui menos segurança, pois a qualquer momento pode perder seu emprego sem qualquer chance de voltar a tê-lo.

Por outro lado, o empregado tem como ganho um valor estabelecido por uma entidade – o que é completamente diferente do cenário anterior, onde não existe um valor estabelecido, e sim ganhos que podem crescer conforme a dedicação no trabalho por parte de quem o faz.

Mas, ainda assim, há quem prefere ser empregado e receber um salário limitado, enquanto outros, preferem fazer seu próprio salário conforme seus esforços – estou me referindo aos empreendedores.

Contudo, é importante realçar a importância da realidade Angolana nos últimos tempos, pois você irá fazer uma escolha que poderá mudar completamente a sua vida, e essa decisão deve ser de acordo ao que se vive hoje.

Em Angola algumas ou até mesmo várias empresas estão despedindo seus funcionários, o que tem causado tristeza para quem era empregado.

Diante disso, para muitos, empreender tem sido a única opção para se manter enquanto desempregado, enquanto isso outros preferem empreender antes mesmo de uma tragédia desse tipo acontecer.

Qual perfil escolher em Angola?

Importante relembrar que tudo possui um risco, como bem disse logo no início do artigo. O empreendedor pode ver seu negócio fracassar e o empregado pode ser demitido a qualquer momento.

Contudo, o empreendedor possui um pouco mais de vantagem, dependendo do seu potencial e disposição, é claro.

Pois, um negócio quando bem elaborado e administrado, possui menos riscos de fracassar, enquanto que um empregado por mais capacitado que seja, pode a qualquer momento perder o seu emprego por várias razões óbvias, como a falência da empresa onde trabalha, por exemplo.

Outro lado bom do empreendedor é a possibilidade de aprender na prática a enfrentar problemas e procurar formas de resolvê-los, saber aplicar o seu dinheiro em busca de lucros maiores etc.

Todavia, o empregado trabalha e dedica seu tempo em algo que não é seu, e se algum momento perder o seu emprego, a chance de dar certo em um negócio próprio logo na primeira tentativa é obviamente menor, e encontrar outro emprego pode ser ainda mais difícil, sendo que estamos em Angola.

Empreender em Angola ou ser empregado? A decisão é sua!

Se você foi atento ao conteúdo certamente notou a minha intenção ao elaborar este artigo… eu quis fazê-lo entender a diferença entre empreender e ser empregado e, com base nisso, ajudá-lo a tomar uma decisão mais correta quando for trabalhar.

Mas, a decisão final parte de você, apesar de ler este artigo. Afinal, você não é obrigado a concordar com ninguém, nem mesmo comigo, apenas entenda devidamente o artigo e faça uma escolha correta entre empreender e ser empregado, tendo em conta a realidade do país em que estamos.

Conclusão

Para muitos, decidir entre empreender e ser empregado não é uma tarefa fácil, principalmente em Angola. Por esta razão, achei conveniente abordar este assunto para esclarecer algumas dúvidas e ajudar na tomada da decisão final.

Tenha em mente que este artigo deve ser aplicado apenas se tiver que fazer uma escolha, caso apareça uma boa oportunidade de emprego a sua frente, não negue, aproveite, porém, se for o contrário, empreenda por conta própria.

Então, este artigo ficou interessante para você? Diga-nos nos comentários a sua opinião e compartilhe o artigo em suas redes sociais caso ache interessante.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!