Saúde e bem estar

Dor nas pernas o que pode ser?

Se você está sentindo dores nas pernas e não tem ideia do que pode estar causando isso, veja nesse artigo as complicações de saúde que podem causar dor nas penas:

Cãibra musculares

A cãibra acontece quando um músculo (geralmente em sua panturrilha) de repente se contrai, podendo causar uma dor aguda e fazer com que você sinta um pedaço de músculo duro debaixo da sua pele.

As contrações tendem a acontecer mais à medida que envelhecemos e também é provável que aconteçam no tempo quente e quando não bebemos água suficiente.

Contudo, cãibras musculares não são sinais de problemas de saúde, as contrações geralmente desaparecem por conta própria. Você deve consultar o seu médico se tiver cãibra com frequência.

Dores nas canelas

Essas dores são comuns em pessoas que correm muito e ocorrem quando há inflamação nos músculos e tecidos ao redor do osso. Pessoas com pés planos, arcos rígidos ou que usam sapatos errados também podem sofrer de dores nas canelas.

Tratamento

O melhor tratamento é descansar as pernas, colocar gelo sobre elas durante 20 minutos várias vezes ao dia e tomar analgésicos, se você precisar deles. Mas ainda assim é importante visitar seu médico para que ele possa ter certeza de que não é nada mais grave.

Doença das artérias periféricas ou insuficiência arterial

Este problema faz com que as pernas (ou outros membros do corpo) não recebam sangue suficiente.

Isso geralmente acontece porque as artérias se estreitam. O paciente com esse problema pode sentir fracasso nas pernas ou cãibras ao andar. Além disso, os pacientes também podem sentir frio (pela redução de sangue) e a região pode ficar de cor pálida.

Tratamento

Em certos casos, mudanças de hábitos (como parar de fumar) podem ser necessários para combater o problema. Seu médico pode orientar medicamentos para tratar o problema ou ajudar com a dor, mas algumas pessoas precisam passar por uma cirurgia.

Trombose venosa profunda na perna

Trombose venosa profunda (TVP) é um coágulo de sangue em uma veia, geralmente surge na coxa ou na perna. Esse problema nem sempre apresenta sintomas, mas a vítima pode ter dor, inchaço nas pernas ou ainda ver a área ficar com uma cor avermelhada e sentir calor no local.

Se você notar um desses sintomas ligue para o seu médico imediatamente, pois isso pode levar a uma condição grave chamada embolia pulmonar (quando o coágulo se rompe e vai para os pulmões).

Artrite

Artrite é a inflamação numa articulação. Ao afetar suas articulações ela pode causar dor, inchaço e rigidez. Quando acontece em seus quadris, joelhos ou tornozelos pode causar dificuldade de se deslocar ou fazer outras atividades diárias.

Não há cura para a artrite, entretanto, a prática de exercícios leves e manter-se com um peso saudável impedem a piora do quadro.

Entorse

As entorses do tornozelo são comuns. Esta lesão ocorre quando o tecido que liga um músculo a um osso, chamado ligamento, é esticado, estirado ou lesionado. Isso causa à área lesionada inchaço e dor.

Tratamento

A melhor maneira de tratá-lo é descansar, usar gelo (cerca de 20 minutos algumas vezes ao dia), compressão (envolva-o em uma bandagem) e elevação (apoie-o sobre algum local). Mas é importante consultar seu médico para fazer um raio-X e verificar se há ossos quebrados.

Conclusão

Dores nas pernas podem ser causadas por vários problemas, desde os mencionados acima a outros como: neuropatia periférica (ocorre quando há danos nos nervos do corpo que transmitem mensagens para o seu cérebro e de volta do cérebro para o corpo), estenose de coluna (ocorre quando os espaços dentro dos ossos da coluna vertebral ficam estreitos, apertados), hérnia de disco ou ciática (dor nas pernas que tem como causa um nervo comprimido na coluna), varizes e outros.

O melhor que você pode fazer em caso de dores nas pernas é visitar seu médico imediatamente.

Leia também:

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!