Saúde e bem estar

Como tirar água do ouvido

Depois de um descuido durante o banho você ficou com água presa dentro do canal auditivo? Se sim, não enlouqueça, pois, geralmente a água presa sai por si, mas se já faz um tempo e isso já tem sido um incómodo para você, leia esse artigo e aprenda várias formas de como tirar água do ouvido.

4 dicas caseiras para tirar a água do ouvido

Abaixo listamos 4 métodos que você pode fazer em casa para tirar água do ouvido. Confira!

1. Inclinar a cabeça

É óbvio que inclinar a cabeça é a primeira coisa que vem à mente de várias pessoas – mas nem todas – em casos como esse.

No entanto, para fazer isso é simples, basta inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido e segurar o máximo de ar com a boca e depois fazer movimentos bruscos com a cabeça, desde a posição natural até perto do ombro.

Simples, não é mesmo? Mas se isso não resultou não entre em pânico antes de conferir os métodos a seguir.

2. Álcool isopropílico e vinagre de maçã

Esses dois ingredientes podem atuar juntos para ajudá-lo a se livrar do incómodo da água instalada no seu canal auditivo.

Portanto, se não conseguiu ainda tirar essa quantidade de água de dentro do seu ouvido pelo método anterior, coloque uma gotinha de uma mistura feita com partes iguais de álcool isopropílico e vinagre de maçã dentro do seu ouvido.

Isso pode causar algum prejuízo a saúdo do seu ouvido? É claro que não, pode ficar despreocupado.

O álcool evapora com calor e seca a água que se encontra no canal auditivo, enquanto isso, a acidez do vinagre tem uma ação protetora contra infecções.

Contudo, lembre-se de usar apenas uma gotinha!

E se nada disso funcionar?

Temos mais sugestões. Confira a seguir.

Artigos Relacionados

3. Toalha de papel ou guardanapo

Uma outra técnica simples, porém eficiente em determinados casos envolve o uso de uma toalha de papel ou guardanapo.

Para isso, basta colocar a pontinha de uma toalha de papel ou guardanapo dentro do ouvido, mas sem forçar. Isso ajudará a absorver a água do ouvido.

A técnica complementar é puxar levemente a orelha em várias direções enquanto se coloca o ouvido entupido virado para baixo.

Isso ajuda a quebrar a tensão superficial da gotinha de água que está dentro do seu ouvido, fazendo com que a água escorra para fora naturalmente.

4. Secador de cabelo

Uma outra técnica também muito usada consiste em usar o secador de cabelo. Porém, é importante não o usar na potência máxima nem muito próximo para não queimar a orelha.

Como prevenir que a água entre no seu ouvido

Para prevenir que a água entre no seu ouvido, uma boa técnica é usar um algodão com vaselina e colocar dentro do ouvido.

E no caso de água no ouvido dos bebês?

Essa é uma situação mais delicada. No entanto, o melhor a se fazer é pegar uma toalhinha macia e encostar no ouvido de forma muito suave.

Se o bebê continuar reclamando, não pense duas vezes e leve-o ao pediatra.

Essas técnicas para tirar água do ouvido servem para crianças e adultos.

Mas se a água insiste em não sair do ouvido, o melhor é procurar ajuda médica imediata.

Mas atenção!

Nem sempre uma dor de ouvido tem relação com a água que entrou no seu ouvido durante o banho na praia ou na piscina.

Em certos casos, pode ser uma infecção, por isso não perca tempo, vá para o médico!

O otorrino é o melhor médico para resolver questões relacionadas com o ouvido, mas qualquer médico olhando lá para dentro consegue ver se o ouvido está ou não com alguma infecção ou inflamação e te ajudar a resolver o problema.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!