Saúde e bem estar

Veja a maneira correta de limpar o ouvido em 6 passos simples

Maior parte das pessoas tem o hábito de usar cotonetes para limpar o ouvido, porém, essa é uma prática que deve ser evitada, pois os cotonetes podem fazer com que a sujeira penetre mais profundamente no ouvido. Mas então, qual a maneira correta de  limpar o ouvido?

Continue lendo este artigo para saber mais sobre isso. Mas antes, conheça os vários problemas de saúde quando as orelhas estão sujas com a cera acumulada e sem tratamento adequado:

  • Coceira nas orelhas;
  • Distúrbios da audição;
  • Dor de ouvido que não passa;
  • Zumbido nas orelhas;
  • Infeção do canal auditivo externo ou otite externa;
  • Infeção do ouvido médio;
  • Ruptura do tímpano.

Coisas a evitar ao limpar o ouvido

É preciso ter muito cuidado ao limpar o ouvido. Evite inserir seus dedos, cotonetes ou qualquer objeto pontiagudo em seus ouvidos, pois eles podem causar:

  • Aumento de bactérias acumuladas dentro do ouvido;
  • Perfuração do tímpano;
  • Cortes e arranhões no canal auditivo;
  • Podem ainda empurrar a água para as profundezas do canal auditivo.

Como limpar o ouvido de maneira correta e segura

Maneira correta de limpar o ouvido

1. Não use velas de ouvido

Existe uma razão pela qual as velas devem ser evitadas na limpeza do ouvido: elas não são comprovadamente eficazes. As velas podem causar ferimentos, parecendo que está queimando e o canal auditivo está bloqueado.

2. Não use cotonetes ou outros objetos para limpar o ouvido

Uma boa parte das pessoas usa cotonetes para limpar os ouvidos. Porém, se você faz parte de grupo de pessoas que usa cotonetes para limpar o ouvido você deve saber que o uso de cotonetes ou outros objetos pode realmente empurrar a cera para dentro do ouvido e pode até causar ferimentos no ouvido.

3. Use gotas para os ouvidos ou óleo de bebê

Em comparação com as velas , as gotas para os ouvidos e o óleo de bebê são melhores para limpar o ouvido. Você pode comprar gotas para os ouvidos nas farmácias. Ambos os materiais servem para amolecer os caroços de cera de ouvido para que seja mais fácil de sair.

4. Remova a cera

Dois dias após instilar as gotas, incline a cabeça e coloque água morna em um ouvido. Em seguida, incline-o na direção oposta para remover a sujeira.

5. Seque as orelhas

Depois que a cera sair, drene a água do ouvido. Limpe suavemente com uma toalha.

6. Repita o processo várias vezes

Você precisa repetir o processo várias vezes até que toda a sujeira saia. Mas se o seu ouvido estiver com infeção, não use este método. Esse método também tem o risco de fazer a cera já mole penetrar no canal auditivo.

Problemas que podem surgir depois de limpar do ouvido

Limpar o ouvido pode ser bom para a sua saúde, mas também pode ocasionar problemas pelo facto da cera ser removida. Alguns dos possíveis efeitos colaterais da irrigação do ouvido quando a cera é removida incluem:

  • Tontura: ocorre quando se usa água fria em vez de água morna. A diferença de temperatura causa tontura e dor de cabeça;
  • Danos no ouvido médio como resultado de lavagem violenta ou uso de objetos pontiagudos;
  • Otite externa;
  • Tímpano rompido.

Obs.: Se você sentir sintomas como: dor repentina, náusea ou tontura após irrigar o ouvido, você deve parar imediatamente e procurar ajuda médica o mais rápido possível.

Artigos Relacionados

Quando devemos ir ao médico para lavar o ouvido?

A cera pode ser irritante e não responder aos tratamentos caseiros, por isso, é importante visitar um otorrinolaringologista para limpar as orelhas usando ferramentas para lavagem das orelhas.

Não só isso, mas pode haver algumas infeções fúngicas e bacterianas que podem causar alguns sintomas incômodos como: perda súbita de audição, zumbido, coceira…

O médico primeiro se certifica da integridade do canal auditivo, do ouvido médio e da membrana timpânica, e de que não há água atrás deles antes de iniciar o processo de lavagem, e ele deve tratar qualquer problema médico que apareça para não agravar o processo de lavagem do ouvido.

O médico pode usar uma solução salina morna ou uma solução de água e oxigênio para lavar o ouvido e retirar a cera pressionando uma seringa e um prato especial para o processo de lavagem.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!