Saúde e bem estar

6 Maneiras corretas de limpar o umbigo

Maneira correta de limpar o umbigo.


O umbigo é sem dúvidas uma das partes mais esquecida durante a limpeza do corpo. Porém, quando o umbigo não é limpo, pode emitir um odor desagradável. Além disso, O umbigo é o lar de muitas bactérias.

Na maioria das vezes, as bactérias são inofensivas, mas podem se multiplicar e causar infeções. Portanto, você deve ser diligente na limpeza da área. Especialistas recomendam limpar o umbigo toda vez que você tomar banho.

Mais abaixo você verá mais razões pelas quais você deve limpar seu umbigo. Você verá também nesse artigo 6 maneiras corretas e seguras de limpar o umbigo.

Por que o umbigo deve ser limpo?

Por que o umbigo deve ser limpo?
Umbigo limpo

Se você não limpar seu umbigo vários problemas podem ocorrer. Aqui estão os riscos dos quais você deve estar ciente se raramente limpa a região do umbigo:

1. Cheiro ruim

O odor desagradável que surge na região do umbigo é geralmente causado por fatores de higiene, pois esse orifício costuma ser um local de retenção de suor, pele morta e sujeira.

A pele é o lar de trilhões de bactérias. O umbigo tem uma prega de pele que é um viveiro de bactérias. A maioria dessas bactérias permanece em níveis baixos e não causa odor.

Mas se as bactérias se tornarem muito densas, elas podem produzir um odor desagradável. A pele do umbigo deve ser limpa regularmente para mantê-la saudável e não fedorenta.

2. Infeção por fungo

Como a área do umbigo tende a ser escura e húmida, isso torna o umbigo um bom lugar para a proliferação de bactérias.

Como resultado, você pode ter uma infeção fúngica no umbigo. As infeções fúngicas podem ocorrer se as bactérias do umbigo se multiplicarem demais.

3. Onfalólito

O acúmulo de células mortas da pele e sebo na área do umbigo pode promover a formação de onfalólitos. Os onfalólitos também são conhecidos como “pedras no umbigo”.

Os onfalólitos são feitos do mesmo material que compõe os comedões. A superfície da pedra do umbigo ficará preta devido à oxidação. Para removê-lo, geralmente é necessária uma pinça.

Artigos Relacionados

6 Maneiras corretas de limpar o umbigo

6 Maneiras corretas de limpar o umbigo
Limpando o umbigo com cotonete.

Se você já conhece as razões pelas quais você deve manter seu umbigo limpo, veja agora a maneira correta de limpar o umbigo. Na verdade, são várias maneiras de você limpar seu umbigo e deixá-lo sempre limpo. Veja abaixo cada uma delas:

1. Use cotonete e líquido

A primeira maneira de limpar um umbigo sujo pode ser feita com um cotonete e líquido. Pegue um cotonete e mergulhe-o no agente de limpeza.

Se você usa álcool ou água oxigenada, deve diluir esses dois fluidos para que não prejudiquem a pele. O truque é mergulhar um cotonete no líquido por alguns segundos até que o líquido penetre nos poros. Em seguida, use-o para limpar lenta e suavemente para raspar a sujeira dentro do umbigo.

2. Limpar o umbigo no chuveiro

A maneira mais fácil e adequada de limpar o umbigo é durante o banho. Depois de terminar o banho, use um recipiente ou concha para misturar a água com sabonete suficiente.

Use um pano ou toalha limpa e macia. Em seguida, mergulhe o pano na água com sabão. Depois disso, limpe a área ao redor do umbigo com um pano macio. Enxague o umbigo com água limpa após terminar a limpeza.

3. Maneira correta de limpar o umbigo usando Scrub

A limpeza de um umbigo sujo pode ser feita com esfoliante natural de café moído e uma mistura de água. O método é semelhante ao uso de uma esfoliação corporal.

No entanto, ao esfregar o umbigo, você deve esfregá-lo lenta e suavemente. Isso ocorre porque a pele do umbigo é muito fina e sujeita a irritações.

4. Usando óleo de coco quente

Se a sujeira do umbigo parecer muito espessa e difícil de limpar, use óleo de coco aquecido para removê-la. O óleo de coco tem a capacidade de remover impurezas com eficácia.

O modo de utilização é bastante fácil, nomeadamente aplicando óleo de coco quente no umbigo e enxugando o umbigo com uma haste de algodão ou pano de algodão no sentido dos ponteiros do relógio e, a seguir, limpando no sentido contrário.

5. Usando Limão e água

Como limpar um umbigo sujo com outros ingredientes naturais usando água com limão. O modo de utilização é bastante fácil, basta molhar o algodão com sumo de limão.

Em seguida, esfregue suavemente a área do umbigo com um cotonete embebido. Além de limpar, a água com limão pode eliminar odores causados ​​por um monte de sujeira no umbigo.

6. Maneira correta de limpar o umbigo usando óleo de bebê

Outra maneira correta de limpar um umbigo grande é usando óleo de bebê. O truque é pingar óleo de bebê no orifício do umbigo e deixá-lo descansar por cerca de 10 minutos.

Depois que a sujeira do umbigo amolecer, esfregue suavemente o umbigo com um cotonete para que a sujeira seja removida. Seque o óleo de bebê usado com um lenço de papel ou pano macio e limpo.

Se você tem umbigo interno, pode usar um cotonete para facilitar a coleta da sujeira. Além de usar óleo de bebê, você também pode usar azeite de oliva ou loção corporal.

Como limpar a parte externa do umbigo

Além do interior do umbigo, o exterior também deve ser limpo. A parte boa é que, por ser mais fácil de alcançar, o processo de limpeza é muito mais fácil.

Você pode limpá-lo antes e depois do banho, aqui estão as etapas:

  • Limpe com um pano e esfregue suavemente;
  • Ao tomar banho, não se esqueça de limpá-lo com sabão;
  • Após o banho, seque bem o umbigo;
  • Você pode aplicar um pouco de loção na área fora do umbigo.

Como limpar um piercing no umbigo?

Limpar piercing no umbigo
Piercing no umbigo

Se você tem um piercing na região do umbigo você deve prestar mais atenção ao fator de higiene para evitar infeções, especialmente se você acabou de fazer isso.

Você deve seguir as instruções fornecidas pelo seu piercer sobre os métodos de limpeza adequados para evitar infeções.

Se a cicatriz do piercing no umbigo foi completamente curada, você pode limpá-la:

Delicadamente, lave a área perfurada com uma bola de algodão embebida em uma solução de 1/4 colher de chá de sal marinho em 8 onças de água fervida resfriada;

Se você tiver problemas para encontrar os ingredientes da mistura, pode comprar soro fisiológico isotónico em uma farmácia.

Conclusão

Limpar o umbigo é uma tarefa importante e muito fácil de fazer, mas você precisa ter cuidado ao realizar essa limpeza. Seguindo uma das maneiras corretas de limpar o umbigo que passamos para você com certeza não terá risco algum. Leia também: Como limpar o ouvido corretamente.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!