CuriosidadesSaúde e bem estar

O que acontece quando não tem cera no ouvido?

O que acontece quando não tem cera no ouvido?

Você sente uma coceira em seu ouvido ou uma sensação que está alguma coisinha andando parecendo um bichinho ou também sente algumas casquinhas farelinha no seu ouvido?

Então você precisa ler este post porque isso pode ser consequência da falta de cera no ouvido e nós vamos explicar do que se trata e dar algumas dicas importantes para você evitar esses sintomas.

Consequências da falta de cera no ouvido

O que acontece quando não tem cera no ouvido?

1. Perda de protecção

A primeira coisa que precisamos entender é que a cera é proteção e não sujeira.

Por isso devemos deixar a cera no ouvido nos protegendo. Quando nós removemos a cera dos ouvidos estamos deixando-os mais vulneráveis a infecções.

Como consequência ele já não bloqueia, ou seja, deixa de evitar que a poeira, sujeira e bichos da parte externa do ouvido entre para dentro do ouvido.

Concordamos que algumas pessoas podem ter algum constrangimento de estar às vezes com cera no ouvido, mas isso não deve ser feito em casa e sim pelo médico especialista.

2. Coceira

Para a maioria das pessoas que têm coceira no ouvido essa sensação é decorrente da falta de cera no ouvido.

3. Aparecimento da otite bacteriana e fúngica

Outra consequência da falta de cera no ouvido e que também pode fazer coceira é realmente a otite fúngica de fungos no ouvido.

A cera tem produtos bactericidas e fungicidas, ou seja, evita as temíveis otites bacterianas e fúngicas.

Geralmente, a otite fúngica é muito comum nas pessoas que frequentam regularmente as praias, piscinas e que têm o habito de remover a cera no ouvido.

Artigos Relacionados

Essa infecção é um pouquinho mais difícil de controlar e de tratar, pois envolve um tratamento de longo prazo, mas é claro: o médico otorrino depois de fazer os exames e detectar os fungos no ouvido orientará o tratamento adequado.

4. Perda da lubrificação do ouvido

A parte adiposa dos ouvidos contém células que produzem o lubrificante responsável pela hidratação do canal do ouvido e evitar que o mesmo fique seco.

Assim, quando não tiver cera no ouvido, deixa de existir essa possibilidade e além disso, consequentemente a audição pode piorar.

Nota final:

Como vimos, a cera tem a função de lubrificar e proteger os nossos ouvidos da sujeira e fungos.

Portanto, devemos deixar a cera nos nossos ouvidos e só quando sentimos algum desconforto devido ao acúmulo excessivo da cera devemos procurar o médico para fazer essa remoção.

Geralmente, uma vez por ano o ouvido tem produção em excesso e se o ouvido está coçando muito procure seu médico para avaliar a sua situação e caso não se tratar apenas da falta da cera ele vai te orientar o que fazer para parar de cutucar o seu ouvido.

Mais artigos:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!