ComportamentoNegócios

6 Dicas para quem trabalha a noite

O nosso corpo tem um ritmo e forma de funcionamento específico para o dia e para a noite.

A mudança dessa condição natural por motivos laborais, por exemplo, contraria essa regra natural e consequentemente, o corpo reage a essa alteração como resposta de adaptação. E, inclusive, é possível que o trabalhador se adapte, porém, alguns cuidados são necessários para evitar problemas de saúde graves a longo prazo.

Por isso, neste artigo vamos partilhar algumas dicas únicas e extremamente eficazes para se manter saudável trabalhando no turno da noite. Confira!

1. Praticar yoga para superar a sonolência

A sensação de letargia e sonolência é muito comum com as pessoas que trabalham no turno da noite.

A alteração do padrão natural de sono em geral, leva à preguiça e a maioria das pessoas adopta hábitos pouco saudáveis como o uso da cafeína para se sentir desperto.

Uma técnica saudável que pode definitivamente melhorar os seus índices de concentração no trabalho, é a prática de yoga.

A yoga pode ajudar a superar esta preguiça, letargia, falta de foco, e assim por diante.

2. Evitar uma sequência de turnos noturnos

É importante evitar uma sequência de turnos noturnos.

Por exemplo se o seu plantão é duas vezes por semana e está fazendo na segunda feira o seu primeiro plantão noturno, apenas deverá fazer o seu segundo turno depois de alguns dias para que você durma nesse intervalo.

3. Compreender como manter o ritmo biológico natural

Podem surgir problemas tremendos, se a pessoa vai contra o ritmo biológico natural e o ritmo é que – o dia é destinado ao trabalho e a noite é destinada ao descanso.

Para superar esse problema, o trabalhador noturno deve adoptar uma prática deligente e estabelecer uma rotina fixa que lhe permitirá regular o seu ritmo cardíaco ou ritmo biológico.

Portanto, o seu tempo de alimentação, o seu tempo de sono, deve ser o mesmo todos os dias.

4. Evitar longas distâncias para chegar a casa

O trabalhador noturno também deve procurar morar perto do trabalho e caso não seja possível, ele deve fazer outras coisas para evitar problemas.

Por exemplo, se morar muito longe e tiver de conduzir, isso vai obrigar ao trabalhador um alto grau de atenção durante a sua direcção e esse alto grau de atenção libera bastante cortisol, o que pode prejudicar bastante o seu sono quando chegar em casa.

5. Comer alimentos nutritivos

É importante comer um alimento nutritivo completo, três horas antes do seu turno, porque refeições pesadas podem fazer com que se sinta sonolento à noite.

Assim, incorporando mais gordura e proteínas saudáveis para a dieta, pode fazer com que o trabalhador noturno se sinta mais satisfeito durante muito tempo, o que reduziria também os desejos.

Alimentos como abacate, queijo, alface e nozes são muito bons.

6. Tenha um ambiente agradável de sono

Certifique-se de que o seu quarto esteja bastante escuro e quente e use cortinas para manter a luz fora do quarto para conseguir deste modo produzir a sua melatonina.

Conclusão

O trabalho noturno é verdadeiramente desafiante e pode causar problemas de saúde sérios a longo prazo.

Por isso, siga estas dicas simples e eficazes para ajudá-lo a trabalhar no horário noturno, mas mantendo-se saudável.

Leia também:

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!