ComportamentoNegócios

5 Dicas para entrevista de emprego

A primeira entrevista é uma oportunidade para os recrutadores ou gestores de recursos humanos comprovarem o que você está espelhado no seu currículo.

Eles vão querer saber como as suas capacidades se traduzem no mundo real e como a sua personalidade se encaixa no resto do pacote.

Esta é uma oportunidade para mostrar que você é uma mais-valia para a organização e se enquadra bem na cultura da empresa, bem como fornecer exemplos importantes de trabalho passado que realçam as capacidades que procuram num empregado.

Para o ajudar a preparar-se, compilámos uma lista de 5 dicas para o ajudar a preparar-se para a sua importante primeira entrevista.

1. Saiba exactamente no que se está a meter

Nada é mais indicativo de uma falta de preparação do que ir a uma entrevista sem fazer a sua investigação.

Se está seriamente empenhado em encontrar um emprego, este tipo de pesquisa requer mais do que uma pesquisa imediata na Internet para decidir onde está a organização e o que faz.

Antes da primeira entrevista, aprofunde-se nos valores e objectivos da empresa. Isto irá ajudá-lo a descobrir pontos de conversa que o ajudarão a mostrar que é o melhor candidato para o trabalho.

2. Preste atenção aos seus modos

É preciso dizer que a cortesia, a educação e o decoro podem fazer toda a diferença numa primeira entrevista.

Nunca se quer ser o candidato recordado por ser suficientemente vistoso, usar roupa reveladora ou ser mal-educado para a recepcionista.

Fale com confiança, mas com uma voz calma, não mastigue pastilhas elásticas ou fidget, e trate todos no edifício com respeito.

Não traga comida ou bebida para a entrevista e certifique-se de que a sua roupa está limpa e engomada na noite anterior. Chegue pelo menos 10 minutos antes da entrevista.

3. Use os seus contactos

 No mundo de hoje, as pessoas que encontra têm o potencial de o ajudar a ganhar virtude através do processo de entrevista.

Artigos Relacionados

Se tiver um conhecimento mútuo com o entrevistador ou se conhecer alguém na organização, não hesite em mencioná-lo durante a primeira entrevista.

Pode ser uma boa ideia informar esses contactos que está a entrevistar alguém que eles conhecem para que eles possam escolher uma palavra para si antes do tempo.

Além disso, pergunte ao seu entrevistador se eles têm alguns passatempos ou interesses em comum.

Eles têm o potencial de ser um grande quebra-gelo para iniciar uma entrevista e continuar a conversa.

4. Faça as perguntas certas

Os entrevistadores esperam que lhes faça perguntas. Se não tiver preparado as suas perguntas, pode parecer que não está interessado na posição.

Esta é a sua oportunidade de descobrir se a posição é adequada para si, por isso não tem de ter medo de pedir mais informações.

Algumas das suas perguntas podem ter respostas naturais durante a sua apresentação, mas prepare algumas para que finalmente tenha algo a perguntar sobre a entrevista.

Embora esteja a tentar vender as suas competências, o entrevistador quer ver que é dedicado e que fez o seu trabalho.

Evite perguntas sobre o salário até à segunda entrevista ou até lhe ser oferecido o cargo.

A primeira entrevista é uma oportunidade de conhecer a posição, a empresa e a cultura. Mantenha a disputa sobre o salário e os benefícios até que tenha conseguido o cargo.

5. Saudação e acompanhamento

Oferecer uma boa primeira impressão é crítico, mas fazer uma boa saída é igualmente crítico.

Como terminar a entrevista é tão crítico como as respostas que se dá. Uma vez terminada a entrevista, agradeça ao seu entrevistador pelo seu tempo, dê-lhes um aperto de mão firme quando encontrar os seus olhos e peça a sua opinião sobre os próximos passos. Isto dar-lhe-á pistas sobre quando deve acompanhar o trabalho.

Além disso, envie continuamente uma carta ou e-mail de reconhecimento aos seus entrevistados para que saibam que aprecia o seu tempo.

Nota final:

Ao longo da sua entrevista, faça a sua pesquisa, faça perguntas e não tenha medo de ser você mesmo. Com um pouco de prática, poderá mostrar porque é o candidato certo para o trabalho.

Mais artigos:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!