Comportamento

Como lidar com pessoa falsa no trabalho

Quando falamos dos seus colegas, sabe que embora conheça alguns colegas excelentes ao longo da sua vida de trabalho, há também alguns colegas irritantes e falsos que só irão tornar o seu tempo no local de trabalho difícil.

É frustrante, não há dúvida. Além disso, perguntamo-nos muitas vezes como devemos reagir.

Deve sorrir, fingir que está tudo bem e ser hipócrita como ele? Deve lidar diretamente com isso? Deve falar com o seu chefe?

Bem, como sempre, isso pode depender da sua situação pessoal. Mas qualquer que seja a sua situação particular, estas 5 dicas devem apontar-lhe na direção certa:

1. Comprove as suas suspeitas

Antes de sair dos carris e confrontar a pessoa com fumo a sair dos seus ouvidos, é importante verificar primeiro as suas fontes.

Tem a certeza de que o seu colega é falso e tem duas caras, ou seja, testemunhou-o você mesmo? Ou já o ouviu através de um boato?

Já sabe que os mexericos de escritório podem ficar fora de controlo num instante.

Portanto, certifique-se de que conhece os factos em vez de reagir a suposições e saltar para conclusões. Este simples acto irá poupar-lhe muitas dores de cabeça e drama desnecessário.

2. Dar um espaço

Está bem, tem a certeza que o seu colega é falso. Apesar do seu sorriso e reação amigável, ele empurrar-te-á para fora do autocarro assim que deres meia-volta. E agora?

É importante criar alguma distância entre vocês os dois. Agora que confirmou que esta pessoa é desonesta, magoa-se a si próprio ao conversar nas máquinas de venda automática do escritório.

No entanto, faça o seu melhor para ter algum espaço.

Não é preciso ser manifestamente mal-educado ou frio. No entanto, ao evitar a conversa frequente e limitar o tempo de contacto, dá-lhe menos munições para usar contra si.

3. Registrar

É importante que documente com precisão qualquer coisa negativa, enganosa ou má.

Quer fale diretamente com a pessoa em questão ou com a sua pessoa eminente, esta documentação será útil uma vez que consiga legitimar as suas queixas.

Tente comunicar com esse colega por e-mail tanto quanto possível; é uma forma segura de confirmar que tem coisas relevantes por escrito.

E se algo acontecer durante uma apresentação oral? Registe a data, hora e uma descrição exacta do que aconteceu.

Sim, sabemos que isto pode parecer um exagero.

Contudo, uma vez que se tem a impressão de que se está a lidar com alguém que quer tornar a sua vida ainda mais complexa, não se pode ter menos cuidado.

4. Ter um diálogo difícil

Talvez você possa tratar do eventual comentário. Contudo, se o seu problema com este colega persistir, é altura de ter uma conversa honesta.

É melhor conversar diretamente com a pessoa que está a causar o problema.

Peça para marcar uma reunião com ele ou ela onde ambos tenham um lugar calmo e privado para conversar. Isto não tem de se tornar um cenário de luta durante o jogo.

Em vez disso, fale sobre o comportamento que o deixa desconfortável.

Ele pode ficar tão surpreendido com o seu confronto directo que rapidamente pede desculpa e você pode seguir em frente.

Mas se isso já não for possível?

Ela vai negar tudo.

É frustrante, mas terás a tranquilidade de saber que já deu o seu ponto de vista e mostrou que não o está a tomar de ânimo leve e que não está a ser abusado.

5. Prevenir a armadilha da vingança

Quer as coisas melhorem ou não, pode ser mais do que tentador procurar vingança. É que ele está a sentir o sabor do seu próprio remédio, não é?

Ele é uma farsa.

Por muito vistoso que seja o canto da sereia de vingança, é crucial que faça o seu melhor no escritório, em vez de carregar a faca nas suas costas para usar noutra pessoa.

Os seus colegas podem nem sempre ser morais e éticos, mas não têm de ser vingativo.

Nota final

Lidar com um colega falso nunca é divertido. Desde que consiga manter a distância, cobrir as suas próprias bases, ter um diálogo honesto e obviamente, manter-se calmo, é muito mais provável que trate deste assunto complicado de forma profissional e com cortesia.

Mais artigos:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!