Comportamento

Como lidar com pessoa depressiva

A depressão pode afectar qualquer pessoa. No entanto, é ainda uma condição que muitas pessoas não compreendem.

As pessoas falam de doenças mentais muito mais do que costumavam falar. Apesar disso, ainda existe um estigma ligado à saúde psicológica.

Um estigma que impede muitas pessoas de falar abertamente sobre depressão. Se tiver um amigo ou familiar que sofre de depressão, pode ser difícil saber o que pode fazer para o ajudar.

Aqui estão 10 maneiras de ajudar um amigo ou familiar com depressão:

1. Aprenda sobre a doença

A primeira coisa que precisa de fazer se quiser ajudar alguém com depressão é aprender sobre a doença.

Se nunca sofreu de depressão, pode ser bastante difícil empatizar com alguém que sofra. Há uma série de excelentes recursos em linha que pode consultar.

Desta forma, faça alguma investigação e estará muito melhor equipado para ajudar e apoiar o seu amigo.

2. Leve-o a sério

A depressão não é algo de que se consiga livrar num piscar de olhos. Não se pode resolver o problema passando uma boa tarde a dar o exemplo.

Depois de ter falado com alguém que está deprimido, não tente obrigá-la a fazer coisas que não queira.

A depressão é uma condição grave. Não poderá ajudar uma pessoa deprimida dizendo-lhe para se animar ou para se levantar e ultrapassar isso.

3. Torne-se um grande ouvinte

Uma vez que os indivíduos permanecem deprimidos, sentem-se muitas vezes bastante retraídos. Podem sentir que não têm ninguém com quem falar sobre os seus problemas.

Pode dizer a qualquer pessoa que tem uma constipação grave e terá alguma simpatia.

No entanto, é difícil para uma pessoa deprimida falar sobre como se sente.

Esteja presente para o seu amigo ou familiar e deixe-o falar. Incentive-os a falar sobre a sua condição, mas não tente oferecer soluções imediatas. O seu apoio é a coisa mais importante que pode dar.

4. Encorajá-los a pedir ajuda

Se alguém estiver gravemente deprimido, é essencial que procure ajuda profissional. Há equipas de apoio e conselheiros que podem ajudar.

Uma pessoa que sofra de depressão grave pode também precisar de tomar medicação para aliviar a condição. Encoraje o seu amigo ou familiar a falar com o seu médico.

Tente fazê-los compreender que a depressão é uma condição tratável. Não é algo que ele tenha de combater sozinho.

5. Fornecer ajuda prática

As pessoas com depressão por vezes negligenciam as tarefas quotidianas. Pode descobrir que não há comida suficiente em sua casa ou que não faz as tarefas domésticas.

Uma pessoa deprimida pode também ter dificuldade em abrir o correio e pagar as contas. Não se pode curar a depressão de um amigo ou familiar, mas pode-se oferecer ajuda prática.

Se estiver a fazer compras, pergunte ao seu amigo ou familiar se ele precisa de alguma coisa. Se souber que não estão a comer, ofereça-se para lhes cozinhar uma refeição.

Pequenas coisas como esta têm o potencial de ser um enorme conforto para alguém que sofre de depressão.

6. Não tente ser um perito

Uma das emoções predominantes das pessoas deprimidas é que ninguém as compreende.

Desta forma, não está a tentar dizer ao seu amigo ou familiar como curar a sua condição. Coisas como comer alimentos saudáveis e fazer exercício físico têm o potencial de ajudar muitas pessoas deprimidas.

Mesmo os medicamentos funcionam para uns e não para outros. Deixe o procedimento patológico para os peritos. A coisa mais importante que se pode fazer por um amigo deprimido é estar lá para ele.

7. Não minimizar a sua condição

Se o seu amigo lhe disser como se sente, leve-o a sério.

A depressão não é ter um dia mau ou estar triste. É uma condição debilitante que pode danificar todos os aspectos da vida de uma pessoa.

Mencionar coisas como eu sei como te sentes ou “todos nós já passámos por isso” não ajuda. O seu amigo sentirá que não está a levar a sério a sua condição.

Se nunca experimentou a pressão dos dados, provavelmente não sabe o que está a sentir. Desta forma, é melhor admitir que não compreende o que o seu amigo está a passar do que fingir.

 8. Ser paciente

Pode ser bastante frustrante tentar com um amigo que está a sofrer de depressão.

Pode haver alturas em que prefiram afastar-se e juntar a sua história. Mas não perca a sua paciência. Não desista de um amigo quando ele mais precisa da sua ajuda.

A depressão pode prejudicar qualquer pessoa. A próxima pessoa que precisa de ajuda para lidar com a depressão poderá ser você.

Conclusão

Lidar com a depressão é complicado. Tanto para o indivíduo que sofre com ela como para os seus amigos e a família.

A coisa mais importante que se pode fazer por um familiar ou amigo que sofre de depressão é estar lá para eles.

Encoraje o seu amigo ou familiar a procurar ajuda. Afinal de contas, não é para isso que os familiares e amigos servem?

Mais artigos:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!