Comportamento

5 formas de ajudar uma pessoa com depressão a distância

Como ajudar uma pessoa com depressão a distância? Conhece alguém que está com depressão e quer ajudá-la mesmo estando ela distante de você?

Preparamos algumas dicas para ajudar você com isso, já que, sendo um transtorno psicológico que tem causado vários suicídios nos dias de hoje, é importante que nos preocupemos em ajudar aqueles que o enfrentam para que não acabem fazendo o pior.

É normal que você pense que é sempre melhor ajudar quando a pessoa está por perto, mas, se você tem algum afeto por aquela pessoa provavelmente terá interesse em ajudá-la de qualquer forma possível e, felizmente, mesmo que a pessoa esteja distante de você, é possível que você o ajude a se livrar de tudo isso, desde que haja comunicação entre os dois.

Se você está com dúvida ou não sabe se o que ela está enfrentando é realmente uma depressão, sugerimos que preste atenção em alguns sintomas comuns desse transtorno, como:

  • Ansiedade;
  • Baixa autoestima;
  • Cansaço extremo
  • Tristeza e fraqueza (perda de energia);
  • Isolamento social;
  • Dificuldade para se concentrar
  • Falta de interesse por atividades que antes davam prazer;
  • Pensamentos recorrente sobre morte etc.

Se você tem certeza que ele está realmente com depressão, veja abaixo algumas sugestões de como você pode ajudá-lo.

Como ajudar uma pessoa com depressão a distância

Se ela está distante de você o melhor jeito de ajudá-lo com a depressão é conversando com ela.

É por meio da conversa que você mostrará para ele que há realmente quem o possa apoiar. Só isso já terá um grande significado para ela, mas você pode ir mais além, incentivando-a a se abster de tudo o que possa piorar o seu estado ou iniciar a prática de atividades prazerosas.

Mas não para por aí, abaixo listamos algumas formas de como ajudar uma pessoa com depressão, quer esteja ela próxima de você ou a distância, confira:

1. Sugira a leitura de alguns livros ou artigos de sites/blogs

Você conhece algum livro que apresenta tratamentos disponíveis para a depressão, ou simplesmente achou um artigo interessante na internet que poderá ajudar alguém com depressão?

Sugira o livro para ele, ou compartilhe o link do artigo com ele. Todos nós conhecemos o poder da leitura de um bom livro, imagine quando o livro descreve as soluções que tanto procuramos?

2. Sugira a prática de atividade física

A atividade física é muito recomendada para pessoas que estão passando por depressão e vários estudos são unânimes sobre a afirmação de que essa prática ajuda a combater a depressão.

Os exercícios físicos podem alterar os níveis de substâncias químicas no cérebro, como serotonina, endorfinas e hormônios do estresse; podem bloquear os pensamentos negativos e o aumento do condicionamento físico pode melhorar seu humor e ajudar a melhorar seus padrões de sono, enfim, existem vários pontos de vista a respeito de como os exercícios físicos podem ajudar a combater a depressão.

Mas, você não precisa sugerir a alguém com depressão que faça exercícios físicos muito forçados inicialmente. Caminhadas simples também podem ajudar muito nesse sentido.

3. Aconselhe a abandonar o consumo de álcool e drogas

Várias pessoas depressivas podem achar que a saída para o seu problema é o consumo de álcool ou uso de drogas, mas, na verdade, isso apenas apresenta mais perigo e pode piorar o quadro pelo seu efeito depressor.

Por isso, é importante que a pessoa com depressão se livre do álcool e da droga, mas isso não será fácil se apenas depender dele, já que ele achará que isso o fará bem.

No entanto, você deve aconselhá-lo a abandonar o álcool e o uso de droga mostrando para ele o quanto isso pode ser prejudicial e piorar ainda mais a situação em que ele se encontra.

4. Converse e dê apoio

Pessoas depressivas geralmente ficam tristes e sem ânimo para qualquer coisa, até mesmo para conversas, mas você deve estar disposto a ouvi-lo se de repente ele decidir dizer alguma coisa ou começar a desabafar sobre suas angústias e tudo o que o incomoda.

Faça isso usando empatia e sem desmerecer a condição em que a pessoa se encontra.

Apenas o ouça e no final diga para ela que depressão é uma doença que tem tratamento, e que muitos passaram pelo mesmo e hoje estão sorrindo de novo, e que isso provavelmente acontecerá com ele também.

5. Incentive-o a procurar ajuda profissional

Embora você esteja disposto a ajudar a pessoa com depressão, a ajuda profissional é, ainda assim, de grande importância.

É pouco provável que a pessoa depressiva decida por si mesmo procurar ajuda a um psicólogo ou psiquiatra. Na maioria das vezes, elas só o fazem quando são incentivados e acompanhados por um amigo ou parente.

Entretanto, se você está lidando com alguém que está com depressão, mas essa pessoa está distante de você, o que você pode fazer é incentivá-lo a procurar ajuda profissional ou recomendar um psicólogo ou psiquiatra para ele e dizer o quanto pode ser bom para ele visitar um, já que esses profissionais ajudam várias pessoas a se sentirem melhor e terem uma vida mais feliz apesar dos seus problemas.

Conclusão

A depressão é considerada uma doença, entretanto, não é fácil lidar com ela. É preciso que ajudemos aqueles que se encontram com esse problema, e com o artigo acima podemos ter mais ideia do que fazer para ajudá-las a viver melhor.

Se você gostou desse artigo compartilhe e nossos outros artigos:

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!