Como amar a si mesmo – Veja 15 dicas que vão te ajudar a ter amor próprio

Comece depois da publicidade

O amor próprio é definido como a admiração, a consideração e o respeito que temos por nós mesmo. A falta disso pode trazer vários danos e fazer-nos achar que não valemos para nada, ou que valemos menos que outras pessoas – o que não é verdade. Todos nós temos o mesmo valor, e você precisa entender isso se acha que não tem amor próprio.

Nós entendemos que realmente não é fácil lidar com a falta de amor próprio e que, para muitos, isso tem levado a tomada de decisões que podem prejudicar suas vidas. Essa situação é realmente triste para quem ouve, mas aterrorizante para quem a enfrenta.

Você está se sentindo em baixo? sente que não tem valor? acha que não consegue amar a si mesmo? Se sim, então estamos aqui para ajudar você com nossas dicas de como amar a si mesmo. Continue acompanhando esse artigo para saber mais sobre o que preparamos para ajudar você.

Como amar a si mesmo? Veja essas 15 dicas

Listamos abaixo 15 dicas que com certeza ajudarão você a amar a si mesmo. É claro que algumas podem não funcionar para você e funcionar para outros, mas, certeza temos que, dentre essas 15, pelos menos uma servirá de ajuda para você, e você pode ter certeza disso também. Veja as nossas dicas de como amar a si mesmo:

1. Aceite-se como você é

Todos somos diferentes uns dos outros, todos temos nossas qualidades e nossos defeitos. Entretanto, devemos aceitar-nos como somos e não ficar se torturando por não sermos o que gostaríamos de ser. Se você entender isso, com certeza saberá por que está se sentindo sem amor próprio e como aceitar-se como você é pode resolver seu problema.

2. Livre-se dos maus pensamentos

Pensar em coisas ou acontecimentos negativos pode ser a causa de você estar se sentindo assim, talvez uma lembrança desagradável faz você achar que não é importante ou não tem tanto valor como os outros. Entretanto, eliminar esses pensamentos pode ajudar você a se sentir melhor a respeito disso.

3. Invista em sua beleza

Por que você está sentindo em baixo e sem amor próprio? não será por não ter a aparência que deseja ou por não parecer atraente? Experimentar um novo visual pode ajudar você a olhar para si mesmo de maneira diferente e perceber que possui uma beleza única e atraente. Talvez isso ajude você a se amar mais.

4. Converse com outras pessoas

Se a falta de amor próprio faz você sofrer, talvez é melhor conversar com outras pessoas, pois provavelmente você encontrará pessoas que já passaram por isso e conseguiram superar, elas estarão prontas para ajudar você com isso. Conversar com outras pessoas também evita que você fique sozinho pensando no que não lhe faz bem.

5. Reserve um tempo para você

Embora ficar sozinho possa lhe oferecer a oportunidade de pensar em tudo, incluindo o que é ruim para você, isso também pode ajudar você a se conhecer melhor e encontrar as razões de estar se sentindo desse jeito (sem amor próprio). Faça um esforço para pensar somente em coisas positivas depois de refletir sobre o que tem lhe deixado com sentimento de falta de amor próprio.

6. Mantenha a consciência limpa

A falta de amor próprio também pode ser causada por um peso na consciência. Talvez você tenha feito algo recentemente que tem deixado você sem consideração sobre o seu próprio “eu”, talvez isso tem feito você achar que não vale nada e isso faz com que você não se ame mais.

Para resolver isso, perdoe a si mesmo e peça perdão caso tenha ferido alguém com que você fez. Isso fará com que você se livre do peso de consciência e tenha a consciência limpa para voltar a amar-se novamente.

Publicidade

7. Ouça músicas suave

Ouvir uma música suave acalma o estresse e é também recomendado, por especialistas, para pessoas que sofrem com depressão ou que estão na mesma condição que você, enfrentado a falta de amor próprio, que também pode causar a depressão. Portanto, ouvir sempre uma música suave pode fazer você se sentir melhor.

8. Desista do que não lhe faz bem

Sabe aquilo que você tem feito ou tentando fazer, mas que só acaba destruindo você? Talvez seja melhor desistir disso e focar somente no que realmente faz bem para você. Considere você a prioridade de si mesmo e abandone tudo o que não acrescenta nada em você.

9. Não dê importância ao que os outros dizem sobre você

Todos sabemos que críticas são boas, pois ajudam-nos a saber o que devemos mudar para viver melhor, mas nem sempre todas as críticas vêm acompanhadas com esse poder de ajuda, algumas críticas vêm somente para nos destruir e você precisa estar atento a isso.

Eu vi recentemente o comentário de uma jovem que amava compartilhar textos de sua autoria com outros, mas, por uma crítica, acabou desistindo de fazer o que tanto amava e começou a se sentir envergonhada. Esse caso pode ser parecido com o seu, e pode ser esse o motivo de você estar com esse sentimento que aterroriza você.

É por isso que nem sempre é importante levar a peito tudo o que ouvimos de outras pessoas, quem realmente deseja ajudar você sabe como elaborar uma crítica, já outros se apoiam no conceito de que a crítica ajuda alguém a mudar para melhor e aproveitam prejudicar você causando desmotivação, desistência e falta de amor próprio.

10. Pare de tentar agradar a toda gente

Nunca ninguém conseguirá agradar a toda a gente, e a tentativa disso pode causar a você vários prejuízos. Você é uma pessoa única e por isso tem seus próprios interesses, suas necessidades, opiniões e decisões. É normal que uma decisão sua não agrade a um mas agrade a outro, mas você não precisa fazer de tudo para agradar aos dois, pois isso com certeza não vai acontecer e você só irá causar problemas a si mesmo.

11. Evite se comparar com outras pessoas

Lembre-se sempre do que eu disse para você mais acima, você é uma pessoa única. Comparar-se com outra pessoa pode fazer você perceber que não é tão boa quanto aquela pessoa, ou ainda, que não tem o que ela tem e isso pode levá-lo a querer fazer de tudo para ser como a outra pessoa, e caso isso pareça impossível, você começa logo a sentir-se inferior. Você pode evitar isso apenas evitando se comparar com os outros e aceitar-se como você é.

12. Peça ajuda

Você não precisa esconder o seu sofrimento, principalmente se ele te destrói a cada dia. Procure um especialista ou alguém que você tem certeza que poderá ajudar você com esse problema. Saiba que a falta de amor próprio não é um problema para você sentir vergonha de comunicar para quem possa ajudá-lo.

13. Vença seus medos

Outra razão para você se sentir sem amor próprio pode ser seus medos. Se for esse o seu caso, você precisa enfrentar os seus medos e vencê-los para se sentir melhor. Basta memorizar a frase “eu consigo” e seguir em frente, você consegue.

14. Confie mais em você

A falta de amor próprio também pode ser causada por desconfiança em nossas capacidades, sobretudo por não nos sentirmos confiantes ao fazer o que todos podem fazer. Para superar você precisa começar a confiar mais em você mesmo e saber que você pode. Confie em suas capacidades e habilidades, você com certeza vai começar a se sentir melhor.

15. Divirta-se

Reservar um tempo para se divertir e esquecer dos problemas da vida é sempre bom. Se você está sem amor próprio, considerando que isso pode ter sido causado por situações desagradáveis que atrapalham você, sair para se divertir um pouco pode ser bastante útil, você vai se esquecer de tudo o que lhe faz mal e começará a sorrir para a vida, daí pode surgir a felicidade que você havia deixado para trás, e pode ser que depois daquele momento você entenda que nada pode impedi-lo de sorrir e ser feliz.

Conclusão

Se você terminou de ler o artigo, quero lhe parabenizar e desejar que todas essas dicas que você acabou de conhecer hoje façam efeito em sua vida.

Você pode voltar para esse artigo sempre que se sentir sem amor próprio e tentar praticar uma de nossas dicas (não precisam ser todas ao mesmo tempo).

Esperamos que você se sinta melhor logo e perceba que você é importante. Ama-se mais.

error: Conteúdo protegido !!