ComportamentoNegócios

7 dicas de como se tornar um bom líder

Conheça a seguir 7 dicas de como se tornar um bom líder. Boa leitura!


Um líder é um ser de referência, aquele ou aquela pessoa que outras pessoas escolhem seguir.

A questão que se coloca é: Como ser um bom líder, quais são as características que tornam um líder referência para os seus liderados?

Para responder a estas perguntas vamos apresentar 7 dicas de liderança que inspirá-lo-ão a tornar-se num bom lider. Confira!

1. Ter um visão clara dos objectivos

A primeira característica de um bom líder é que ele tem uma visão clara dos objectivos, do que ele quer construir e as pessoas com quem se ligam esses objectivos acabam naturalmente por segui-lo.

Então um líder propõe uma ideia, um propósito que se liga a um grupo significativo de pessoas.

2. Ser tenaz frente aos desafios

Outra característica que precisa desenvolver para se tornar um bom líder é a tenacidade.

Um bom líder quando confrontado com grandes desafios permanece tenaz, permanece forte e ligado ao seu propósito e visão que ele quer realmente construir.

Ele não desiste quando esta prestes a perder a sua riqueza ou mesmo quando a sua vida está em jogo.

Quando várias situações na sua vida está em risco, continua defendendo seu propósito, sua ideia, ele continua com aquela tenacidade, atitude face ao desafio.

3. Ter empatia

Ser empático com a sua equipa não deve significar ser seu amigo. Significa partilhar as suas próprias experiências humanas, familiares, derrubando muros de protecção e mostrando que é uma pessoa real, também.

Faz com que pareça mais acessível e que o respeite.

Artigos Relacionados

Quando o líder demonstra empatia e respeito pelos seus colaboradores, estes certamente continuarão muito mais dispostos a dar e aceitar um feedback sincero.

4. Seja um bom ouvinte

Todos nós queremos ser ouvidos. Aliada a empatia, um bom lider precisa de ouvir e valorizar as opiniões dos seus colaboradores.

O bom líder busca entender os níveis de motivação da sua equipa, e ajuda-os a executar e alcançar as metas definidas. Estará sempre de acordo?

Obviamente que não, mas quando o líder é aberto ao diálogo, valoriza as ideas dos membros de sua equipa ao ouvi-los, sem dúvida ganhará a admiração, respeito e lealdade.

5. Comunique expectativas claras e realistas

Muitos colaboradores ficam chateados quando são repreendidos por alguma coisa que não foi comunicada de maneira clara.

O bom líder em vez de apenas esperar que os membros de sua equipe executem o seu trabalho, eles definem objectivos e metas claras a atingir, expectativas claras sobre o que acontecerá se forem ou não cumpridos, e um guia explicativo de como o trabalho deve ser feito.

6. Aprender a lidar com as derrotas

As derrotas fazem parte da vida. Como líder a maneira como reage as derrotas terá um grande impacto sobre os seus liderados.

Neste sentido, um bom líder, precisa sentar com a sua equipe para identificar onde falharam e o que deviam ter feito diferente para garantir o sucesso.

Nestas situações o bom líder não se envergonha em assumir a sua responsabilidade pelo papel que desempenhou no objectivo falhado.

Identificar o que inspira atenção e melhorias no futuro e responsabilizar de maneira justa os seus colaboradores assim que isso seja da maior importância.

7. Formação contínua

Os líderes são humanos. Isso significa que ele não é perfeito e dono do saber.

Em virtude das mudanças constantes que a nova era nos impõe, é fundamental que os líderes melhorem continuamente as suas habilidades e competências de formas a adequarem-se a este novo cenário da indústria.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!