Relacionamento

Como melhorar a comunicação no relacionamento: 8 dicas que funcionam

Todos sabemos que não existe relacionamento sem comunicação, mas, as vezes o problema não é a falta de comunicação, mas as dificuldades que surgem quando tentamos nos comunicar de forma eficiente com o nosso parceiro. Quando isso acontece nos perguntamos: como melhorar a comunicação no relacionamento?

Para uma comunicação eficaz, é preciso que haja uma certa mudança em nós. As vezes falamos muito e não somos percebidos, mas também acontece que as vezes ouvimos muito e não percebemos nada. Isso acontece regularmente em muitos relacionamos.

Antes de partirmos para as dicas de como melhorar a comunicação no relacionamento, começaremos por entender o que é uma comunicação eficaz.

O que é comunicação eficaz?

O que você entende sobre comunicação? Não se trata de apenas falar e ouvir seu parceiro falando. Uma comunicação eficaz exige que você preste atenção ao que está sendo dito para você e permite ainda que você transmita com claridade suas opiniões sem ser interrompido, e acima de tudo, sendo compreendido pelo outro lado.  

Como melhorar a comunicação no relacionamento? 8 dicas que sempre funcionam

Como melhorar a comunicação no relacionamento
Como melhorar a comunicação no relacionamento

As seguintes dicas vão ajudar você a melhorar sua comunicação no seu relacionamento:

1. Comunique-se

A primeira dica para você melhorar sua comunicação é comunicar-se. É por meio da comunicação que você vencerá seus desafios e eliminará as barreiras que impedem uma comunicação saudável com seu parceiro.

Ao longo da comunicação, você deve sempre tentar melhorar em todos os aspectos possíveis, principalmente se você tem dificuldades em entender os outros ou controlar seu tom de voz.

2. Aprenda a ouvir ativamente o seu parceiro

Uma comunicação saudável acontece quando as pessoas envolvidas sabem ouvir com atenção o que o outro tem a dizer.

Existem casais que enfrentam sérios problemas na comunicação porque um ou outro tem mais interesse em falar e ser ouvido do que ouvir o outro. Isso, em muitos casos, é o que torna a comunicação mais difícil no relacionamento entre os dois.

3. Cuidado com o comportamento não verbal

De acordo com estudos a comunicação não verbal é responsável por 55% de como você e seu parceiro entendem sua mensagem. Ao contrário do que muitos pensam, comunicação é mais do que o que você diz. Além das palavras, nos comunicamos por meio de:

  • Contato visual;
  • Gestos;
  • Postura;
  • Expressão facial;
  • Tom de voz;
  • Queixo cerrado…

A falta de atenção sobre como você está se comunicando de forma não verbal pode fazer você não se aperceber que está enviando uma mensagem de raiva, dor, nojo ou grosseria, e seu parceiro responderá de acordo.

O maior problema com a comunicação é que não ouvimos para entender. Ouvimos a resposta. – Roy T. Bennett.

Artigos Relacionados

4. Assuma quando estiver errado

Embora seja difícil para muitos, assumir seus erros é muito importante para uma comunicação saudável e o melhor de tudo é que não custa nada, você só precisa aceitar que está errado e se possível, se desculpar no momento.

Não adianta ficar girando em torno do mesmo assunto procurando o culpado quando na verdade você mesmo tem em mente que é o verdadeiro culpado de tudo.

Muitos problemas teriam um fim imediato se muitos aprendessem a assumir seus erros.

5. Concentre-se em um problema de cada vez

É muito comum que em conversa de casais muitos assuntos sejam misturados incluindo problemas que não precisam ser solucionados no momento.

A melhor opção é sempre tentar resolver um problema de cada vez.

A tentativa de mencionar outros problemas durante uma outra conversa pode frustrar seu parceiro.

6. Sempre fale tudo o que deseja na cara do seu parceiro

A comunicação no relacionamento é uma oportunidade para você dizer tudo o que julga ser importante para melhorar o relacionamento.

Então, não adianta dizer para outras pessoas o que você deve dizer ao seu parceiro, pois desse jeito ele jamais saberá o que você está pensando ou em que aspecto ele precisa mudar para melhor.

7. Fique no presente

Uma das principais razões pela qual a comunicação é difícil é a volta aos assuntos e acontecimentos do passado. Por mais que você tenha registado muitos acontecimentos ruins do seu parceiro no passado, não adianta trazê-los durante a conversa ou no meio de outro problema que vocês estão tentando resolver.

8. Peçam ajuda

Não é uma má ideia pedir ajuda quando a boa comunicação é difícil no relacionamento. Se vocês estão tendo muitos problemas e não conseguem resolvê-los por meio da comunicação, talvez consultar um terapeuta os possa ajudar com isso.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!