Saúde e bem estar

Como acabar com a tosse?

Há poucas coisas na vida mais desagradáveis do que uma tosse desconfortável que simplesmente não desaparece.

Pode ser tão simples como uma dor de garganta ou uma tosse persistente depois de uma constipação.

Não importa há quanto tempo se esteja a debater com ela, pode estar a pensar como se livrar de uma tosse em 5 minutos e procurá-la na Internet. Mais rápido é melhor, certo?

Mas verdade seja dita, a tosse nem sempre é má. A tosse é um reflexo que protege as nossas vias respiratórias e pulmões de irritantes como o pó, germes e muco. E a tosse ocasional é perfeitamente normal, de acordo com a alguns especialistas.

No entanto, a tosse não é algo a ser tomado de ânimo leve. A tosse pode ter muitas causas, desde uma doença viral comum à asma ou alergias sazonais a problemas de saúde mais graves, como doenças pulmonares crónicas, insuficiência cardíaca congestiva ou mesmo cancro.

Se a tosse ainda agora começou, pode tentar remédios como estes para acalmar a garganta:

9 Remédios para acabar com a tosse

Como acabar com a tosse?

1. Gargarejo com água salgada

Uma forma simples de aliviar a tosse é utilizar água salgada.

De acordo com uma revisão de 2019, pode ajudar a encurtar a duração de uma tosse. Embora possa ser um pouco dolorosa no início, mas esta solução mata positivamente as bactérias, solta o muco e alivia a dor.

Para fazer uma solução destas em casa, misture meia colher de chá de sal de mesa com 8 onças de água quente.

2. Chá de gengibre

Artigos Relacionados

O gengibre é conhecido pela sua capacidade de aliviar as dores de estômago. Também se descobriu que faz maravilhas para a tosse.

Foi demonstrado que o gengibre alivia a tosse e a dor de garganta, e as pastilhas de gengibre são normalmente utilizadas para este fim.

3. Tomar medicamentos para a azia

Pepcid, Prilosec ou outros antiácidos têm o potencial de aliviar a azia e eliminar a tosse associada.

Se verificar que se trata de um problema crónico, certas alterações dietéticas podem ajudar, tais como: evitar citrinos, chocolate, alimentos ricos em gordura, cebolas e tomates, e comer alimentos ricos em fibra, tais como: arroz castanho, aipo e alface, melão, aveia e vegetais de raiz (tais como batatas).

Se a sua tosse é devido ao refluxo, também deve beber muita água e comer pequenas quantidades.

4. Bebidas com mel

Tem tosse, mas também quer algo doce? Estás com sorte! “O mel demonstrou ser eficaz no alívio da tosse, seja sozinho ou como parte de uma chávena de chá.

Segundo especialistas, também pode aliviar a dor e ajudar a combater as infecções virais. Basta adicionar 2 colheres de sopa de mel a uma chávena de água quente ou chá quente para colher estes benefícios.

5. Desfrute de um banho ou duche quente

Um banho quente não só o ajudará a relaxar após um longo dia, mas também pode aliviar sinais de um frio como congestão, tosse, e pressão sinusal.

A propósito, um banho de chuveiro funciona igualmente bem, isto porque a humidade no vapor abre os seios nasais e o muco delgado.

6. Hidratação

A hidratação é importante todos os dias, mas é especialmente importante quando se tem tosse. Manter-se bem hidratado pode ajudar a diluir o muco da garganta, o que pode levar a uma ligeira melhoria da tosse.

7. Chupar um pedaço de doce

Outro remédio caseiro rápido e fácil para uma tosse? Um pedaço de rebuçado ou pastilha.

Chupar um doce estimula a produção de muco, o que aumenta as secreções na boca, o que pode ajudar a limpar uma tosse em paralelo.

8. Parar de fumar

Deixar de fumar pode conter a inflamação, reduzindo a exposição a produtos químicos e irritantes que são prejudiciais para os pulmões.

Uma tosse causada pelo fumo pode progredir dependendo de quanto alguém fuma e de quanto tempo fumou.

9. Probióticos

Os probióticos têm o potencial de promover a saúde intestinal, mas segundo especialistas, também têm grande impacto na prevenção de constipações e no alívio da tosse. Boas fontes de probióticos incluem iogurte e alimentos fermentados.

Mais artigos:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!